Buscar

ATIVIDADE 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"
Os problemas da Educação de Jovens e Adultos (infantilização, o mundo do trabalho e o trabalhador estudante), evidenciam que as esperanças dos professores em relação à aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, bem como a compreensão do processo de aprendizagem e avaliação “são fatores que se encontram, em muitos casos, distanciados de uma concepção que objetiva que estes sujeitos sejam participativos no processo de aprender” (REUS, 2017, p. 121). Assim, educadores de jovens e adultos carecem de um olhar individualizado, por atuarem com um público que demanda uma postura intensa e sensível, de escuta apurada e olhar perspicaz.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, reflita sobre as memórias da sua escolarização, e até mesmo sobre as histórias que já ouviu sobre a escolaridade de seus pais, bisavós ou avós, aquelas histórias que os mais velhos sempre contam e recontam sobre suas infâncias e as suas escolaridades. Com base nas suas histórias de vida, lembranças familiares ou pessoais, disserte sobre os problemas da Educação de Jovens e Adultos.
REUS, M. B. “Caprichem nas folhinhas”: a infantilização das práticas pedagógicas e docência na EJA. In: RODRIGUES, M. B. C.; ROCHA, F. M.; MASSENA, J. H., (org.). Pesquisas e proposições pedagógico-curriculares na escolarização inicial da educação básica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017, p. 118-139. Disponível em: http://books.scielo.org/id/3vrq5/pdf/rodrigues-9788538604723-06.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.
"
Resposta:
No cotidiano escolar muitos são os desafios enfrentados, e quando pensamos na Educação de Jovens e Adultos esses desafios são ainda maiores, as pessoas mais velhas que busca uma escolarização enfrentam dificuldades em diversos fatores, como, diversidades cultural, diferença de idade entre os outros alunos, o cansaço físico, pois muitos trabalham fora o dia todo, além das tecnologias digitais.
As pessoas mais velhas relatam que na sua época elas não tinham a opção de estudar, pois, precisavam ajudar seus pais com o trabalho manual, nas lavouras, colheita e etc, e quando chegava no final do dia estavam cansados demais para estudar, e quando se casaram e tiveram seus filhos, os mesmo foram estudar e depois trabalhar, pois o mercado de trabalho já exigia uma qualificação maior, porém mesmo assim o estudo nem sempre é uma realidade de todos, e ainda nos dias de hoje nos deparamos com pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no tempo normal e que com muita força de vontade ingressam na EJA.
O professor da EJA tem a super tarefa de estimular os jovens e adultos, lhes proporcionando acesso à sala de aula, e redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento, criando metodologias efetivas para atingir o público alvo e levando conhecimentos úteis para eles, ou seja, conhecimentos que sirva para a vida cotidiana dos alunos ali presentes. O professor deve ter um olhar voltado para o aluno e o que ele está buscando de conhecimento, e isso é um dos grandes desafios encontrados na Educação de Jovens e Adultos, fazer com que o professor fale a língua do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina