Buscar

ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Decidir fazer uma análise do trabalho no momento em que ele estava sendo feito (a chamada análise do trabalho “real”) exigia a elaboração e utilização de um conjunto especial de técnicas que pudessem ser usadas sem atrapalhar (muito) a atividade de quem estava trabalhando, nem alterar (muito) a situação que se queria compreender. Escolheu-se a observação do ergonomista como técnica principal. Entretanto, o que deveria ser observado? Logicamente, apenas o que era observável, por exemplo, as posturas corporais ou de segmentos corporais que os trabalhadores adotam em uma determinada situação; as comunicações que trocam entre si; os produtos ou instrumentos que manipulam ou utilizam; o modo como o fazem; os caminhos que percorrem; os percursos que realizam; os documentos que usam; os controles que fazem ou aos quais estão submetidos etc.”. FONTE: FERREIRA, L. L. Sobre a análise ergonômica do trabalho ou AET. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 40, n. 131, p. 8-11, 2015. Sobre o que a NR-17 orienta a ser observado em uma análise ergonômica, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A) Levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; equipamentos dos postos de trabalho; condições ambientais de trabalho; organização do trabalho.
 
	
	B) Transporte coletivo de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; acessórios do trabalhador; condições ambientais de trabalho; organização do trabalho.
 
	
	C) Levantamento, transporte e descarga individual de materiais; acessórios do trabalhador; equipamentos dos postos de trabalho; condições climáticas trabalho; trabalho estático e trabalho dinâmico.
 
	
	D) Formas de descarga materiais; móveis da empresa; equipamentos dos postos de trabalho; condições climáticas do trabalho; trabalho estático e trabalho dinâmico.
Para os modelos atuais de gestão organizacional, importa compatibilizar os desejos e anseios do trabalhador ao seu trabalho e vice-versa. Hoje, há um movimento de flexibilização da produção proporcionada pelas inovações tecnológicas, com o desenvolvimento de novas competências solicitadas aos trabalhadores. Assim, as mudanças organizacionais não são centradas somente nos conceitos de eficiência e de eficácia do trabalhador para aquilo que lhe foi imputado, mas, sobretudo integrando a complexidade das novas situações de trabalho às características dos usuários. 
Sobre o conceito de ergonomia, assinale a alternativa CORRETA: 
	
	A)  A ergonomia é a ciência que estuda a melhor adaptação do homem ao seu trabalho, para que o desempenho do trabalhador seja cada vez melhor, trazendo lucro e produtividade para a empresa.
	
	B)  A ergonomia é uma área de conhecimento que mistura conceitos de ciências exatas e humanas para o desenvolvimento das melhores práticas de trabalho em busca de lucratividade.
	
	C)  A ergonomia é uma ciência que se dedica ao estudo da relação entre homem-ambiente em busca das melhores práticas de adaptação mútua, visando à proteção e promoção da saúde humana com maximização de resultados para as atividades cotidianas da vida. 
	
	D)  A ergonomia é uma área de atuação das ciências da saúde e relações humanas que visa melhorar o ambiente de trabalho, satisfazendo todos os anseios do trabalhador quanto ao conforto.
A avaliação psicomotora investiga a integração entre a porção motora e psicocognitiva do indivíduo para que seja possível o levantamento de distúrbios que possam interferir no seu desempenho cotidiano. Avaliar os trabalhadores e seus locais de trabalho é a principal etapa do planejamento da prática ergomotora. Sobre a maneira de que o psicomotricista pode planejar seu atendimento em ergomotricidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A)  Consultando os clientes da empresa, que conhecem o comportamento dos trabalhadores sem opiniões tendenciosas.
	
	B)  O planejamento deve ser simples, para que não ocupe muito tempo antes de intervenção. Afinal, o gestor da empresa precisa ver resultados.
 
	
	C)  Ouvir os trabalhadores e buscar dados sobre absenteísmo, asfaltamento por motivo de saúde, as causas dos afastamentos são forma de ter base para um bom planejamento.
	
	D)  Fazer a aplicação de todos os formulários científicos disponíveis, para que se conheça o trabalhador por completo.
O envolvimento da psicomotricidade com a ergonomia indica uma nova concepção do modo como a psicomotricidade é desenvolvida. Até então, o olhar da ergomotricidade pode parecer tendencioso por haver dois universos de interesse aparentemente distintos. De um lado a ergonomia, do outro a psicomotricidade. No entanto, estas áreas são complementares a partir do momento em que a psicomotricidade é entendida como a área de estudo, pesquisa e intervenção do movimento corporal como mediador entre o mundo interno e o mundo externo. Sobre as características da ergomotricidade enquanto vertente da psicomotricidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	A) A ergomotricidade, apesar de ser carente de métodos e comprovações científicas, apresenta-se como uma vertente promissora da psicomotricidade como alternativa para análise e intervenção, direcionada à integração corporal e psicocognitiva do adulto no trabalho.
 
	
	B) A ergomotricidade utiliza métodos, ferramentas e técnicas semelhantes aos utilizados em intervenções com crianças com atraso de desenvolvimento.
	
	C) A ergomotricidade, por ter como base a psicomotricidade, utiliza os conhecimentos da psicomotricidade adaptada para o adulto, mesmo que esse não esteja executando alguma atividade laboral.
 
	
	D) A ergomotricidade, apesar de estar alicerçada nos moldes de intervenção da psicomotricidade, considera que a modificação do ambiente deve ser o foco da ergomotricidade, já que a ergonomia atua modificando os fatores ambientais para proporcionar conforto e desempenho eficiente.
A ergonomia envolve uma ampla gama de conhecimentos, liga várias áreas de interesse, como a psicologia, a fisioterapia, a medicina, a engenharia, a segurança do trabalho, o design, dentre outros. No entanto, os ergonomistas já detêm métodos e técnicas próprios, o que dá identidade a esse campo científico. Para que se tenha uma compreensão adequada sobre o campo de atuação da ergonomia, os profissionais que atuam na área observam claramente que a ergonomia pode ser dividida através de três pilares (elementos) fundamentais: elemento físico; elemento psicossensório-cognitivo e elemento ambiental.
 
Sobre os elementos citados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I- Elemento físico.
II- Elemento psicossensório-cognitivo.
III- Elemento ambiental.
 
( ) Representa o comando das ações corporais através do recebimento de estímulos, processamento e resposta adequada. Este elemento envolve a capacidade de raciocínio, memória, orientação espacial, percepção de qualidade de vida, avaliação subjetiva da dor, entre outros.
 
( ) Corresponde à estrutura corporal, ou seja, a porção palpável; tangível do corpo humano e que envolve os mais diversos sistemas corporais. Este elemento considera o indivíduo e suas características estruturais, biomecânicas, a antropometria, a integração entre os sistemas, bem como os distúrbios corporais.
 
( ) A névoa, a radiação, a iluminância, o ruído, a temperatura e a umidade do ar são alguns dos objetos de estudo desse elemento constituinte da ergonomia. Sua análise envolve a forma como o corpo e a mente podem ser estimulados pelos elementos ao seu redor, com a finalidade de observar as influências positivas e negativas do meio junto ao trabalhador.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A)  II – III – I.
	
	B)  I – II – III.
	
	C)  III – II – I.
	
	D)  II – I – III.

Continue navegando