Buscar

A difícil arte de ensinar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós-Graduação em Práticas Interdisciplinares
Didática e Metodologia do Ensino Superior – Professor Reginaldo
Maria Helena Milanez Mastella
Tema: A difícil arte de ensinar 
	Quando pensamos no tema proposto, podemos concluir que a grande dificuldade em ensinar nossos alunos se deve a indisciplina e desinteresse dos mesmos. Nós professores usamos dessa conclusão para nos eximirmos de parte da culpa em não obtermos sucesso no processo de ensino- aprendizagem.
	Claro que, como todos nós sabemos, os alunos estão cada vez menos interessados nas aulas e em aprender. Pouco estudam para as provas e isso, sim, interfere no resultado final. Mas será que já paramos para pensar, em como nós professores estamos desenvolvendo esse processo? Qual a nossa parcela de culpa?
	O ensinar não envolve apenas as práticas que o professor possui, mas também as maneiras pelas quais ele irá dispor desses conhecimentos em sala de aula. Dessa forma, o grande vilão da arte de ensinar é a didática utilizada pelo professor. Isto é comum e mostra que para ser um bom professor não basta apenas saber, tem que saber ensinar. O professor pode até ter o domínio da matéria, mas se não consegue fazer uma ponte entre o que sabe e o aluno, todo esse conhecimento é em vão. A forma como o conhecimento é construído, determinará o resultado do processo. O professor não deve simplesmente ensinar o que está nos livros e esperar que o aluno absorva todas as informações, sem ter uma preocupação real se de fato a aprendizagem está sendo construída.
	O ideal é que as experiências e opiniões dos alunos sejam ouvidas e consideradas. Ensinar não é uma relação de autoridade do professor e a ignorância do aluno. Ensinar compreende não apenas a socialização do conhecimento, mas principalmente o processo de tornar o aluno participante da produção desse conhecimento, tornando-o um pesquisador. Assim, o conhecimento não será apenas transmitido pelo professor.
	Sabemos que o educador nunca estará definitivamente pronto, formado. O uso de uma didática adequada para a construção do conhecimento do aluno, também beneficiará o professor, pois a troca de experiência sempre é válida e enriquecedora para ambas as partes. Ensinar é difícil, mas cabe a nós professores facilitarmos esse processo. Vamos iniciar repensando a didática que utilizamos?

Outros materiais