Buscar

Sistemas de Gestão Integrados - Prova 02 - Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Sistema traz embutido noções de totalidade, interação e organização. Foram apresentados vários conceitos para sistema. Qual das opções abaixo não relaciona corretamente o seu autor?
Um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um dado resultado (Frosini e Carvalho, 1995).
Conceitua sistema como sendo um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada (Soler, 2002).
Define sistema como um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos (NBR ISO 9000:2005).
Define sistema como um conjunto de elementos com finalidades comuns que se relacionam entre si formando um todo dinâmico (Fundação Nacional da Qualidade).
2 - Ao procedimento através do qual uma organização independente acreditada, também conhecida como Certificadora, executa uma Avaliação da Conformidade e reconhece a competência técnica a uma organização para executar atividades específicas de avaliação da conformidade e passar o respectivo certificado dá-se o nome de?
Normatização.
Normalização.
Acreditação.
Certificação.
3 - Em relação a auditora de sistemas de gestão é incorreto afirmar que:
Segundo Branco Filho (2008) na maioria das vezes, implantar um sistema de gestão implica mudanças de práticas internas, com maior ou menor impacto na gestão e operação.
A integração de sistemas de gestão tem que incentivar a realização de auditorias que não sejam combinadas, dessa forma a gestão deve ser diferenciada, com agenda diversas e auditores com múltiplas competências.
O maior desafio nem tanto está na implantação, mas sim na capacidade de perenizar o sistema de gestão, ou seja, o que e como fazer para manter as mudanças realizadas e a auditoria interna é uma das formas de realizar esses ciclos de perenização.
A norma ISO 9001, em sua primeira versão no ano de 1987 já incluía a realização de auditorias internas em seus requisitos, demonstrando sua importância na promoção e manutenção dos sistemas de gestão.
4 - Analise as afirmativa abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, em seguida marque a sequência correta:  
( ) Um Sistema Integrado de Gestão (SIG) ou Enterprise Resource Planning (ERP) pode ser definido como uma ferramenta de tecnologia da informação concebida para integrar os processos empresariais.
( ) Apesar dos avanços tecnológicos, o ERP não permitem antecipar as vantagens competitivas oferecidas pelas novas estruturas que emergem no ambiente econômico atual.
( ) A pressão competitiva forçou as empresas a uma incessante busca da aumento de custos e aumento da eficiência.
V-F-F
F-F-F
F-V-F
V-F-V
5 - Qual o nome da atividade cuja função é garantir a organização das informações fazendo com que, todos os procedimentos criados por esta, estejam sendo postos em pratica de maneira correta?
Auditoria de sistemas.
Segurança Física e Lógica.
Constatação da Eficácia.
Verificação da Eficiência.

Continue navegando