Buscar

Trabalho aparelho reprodutor feminino - 3ª unidade - Rogério

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO 
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE 
CURSO DE MEDICINA 
TURMA 112 
 ALUN	O: ARTHUR TRISOTTO FREIRE
 
 
 
 
 
 
ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DO SER HUMANO:
ATIVIDADE APARELHO REPRODUTOR FEMININO
 
 
 
 
 
 
 
 	
 
São Luís 
2021 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DO SER HUMANO:
ATIVIDADE APARELHO REPRODUTOR FEMININO
 
Atividade de anatomia apresentado ao segundo período do Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, como parte do processo avaliativo do módulo III. 
 Professor: Rogério Ramos Figueiredo 
 
 
 
 
 
São Luís – MA 
2021 
Atividade 1
Equipe: Arthur Trisotto Freire, Ana Laryssa Ferre Cavalcante, Rafaela Tanus Rocha
1- 1 ovário, 2 mesovario, 3 fundo do útero, 4 escavação vesicouterina, 5 colo do útero, 6 colo do útero (porção vaginal), 7 vagina, 8 ramos do clitóris, 9 lábio menor do pudendo, 10 fimbrias da tuba uterina, 11 infundíbulo da tuba uterina, 12 ligamento útero-ovárico, 13 mesossalpinge, 14 tuba uterina, 15 ligamento suspensor do ovário, 16 ligamento largo do útero, 17 ligamento redondo do útero, 18 corpo cavernoso do clitóris, 19 glande do clitóris, 20 hímen e óstio da vagina.
2- 2 ureter, 6 ovario, 9 reto, 16 ligamento redondo do útero, 17 bexiga urinaria, 15 útero, 29 escavação vesicouterina, 30 ligamento suspensor do ovário, 23 ligamento umbilical medial, 24 artéria epigástrica inferior, 25 artéria, veia e nervo obturatórios, 26 artéria ilíaca externa, 27 escavação retouterina, 28 prega retouterina.
3- 1 prepúcio do clitóris, 2 lábio menor do pudendo, 3 óstio da vagina, 4 musculo transverso profundo do períneo, 5 nervo dorsal do clitóris, 6 nervos labiais posteriores, 7 musculo adutor magno, 8 ramos perineais do nervo pudendo, 9 anus e musculo esfíncter externo do anus, 10 nervos clunios inferiores, 11 monte do púbis, 12 ramo do clitóris e musculo isquiocavernoso, 13 bulbo do vestíbulo, 14 musculo transverso superficial do períneo, 15 nervo pudendo e artéria pudenda interna, 16 nervos retais inferiores, 17 musculo levantador do anus, 18 musculo cluteo máximo, 19 ligamento anococcigeo.
Atividade 2
Aluno: Arthur Trisotto Freire
1- Os métodos anestésicos empregados atualmente na analgesia se resumem em métodos farmacológicos (bloqueio, opioides, etc.) e também o uso de métodos naturais, entre eles o uso da acupuntura e o banho em agua morna para o relaxamento muscular e consequente redução da dor, além disso, é importante citar o uso das intervenções farmacológicas como a anestesia epidural, que bloqueia os nervos responsáveis pela dor na região da pelve (sensibilidade dos músculos do assoalho pélvico).
2- O exame Papanicolau é realizado para detectar mudanças nas células do colo uterino, em que é introduzido um instrumento (espéculo) na vagina da paciente, o que permite a visualização do interior da vagina e do colo do útero, posteriormente é feita uma raspagem das superfícies externas e internas do colo uterino e o material retirado é levado para análise. Em casos de metástase, o tumor se espalha inicialmente para as regiões mais próximas do órgão afetado, entre eles a vagina, bexiga, colo e reto, contudo, com o avanço do tumor, outras regiões podem ser afetadas, como o tórax, cérebro, etc.
Referências:
ROHEN, J. W. ; YOKOCHI, C. Anatomia humana: atlas fotográfico de anatomia sistêmica e regional. 3.ed. São Paulo: Manole, 1993.
MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7ª.edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014. NETTER, F. H. Atlas de anatomia humana.
https://bvsms.saude.gov.br/papanicolau-exame-preventivo-de-colo-de-utero/#:~:text=%C3%89%20um%20teste%20realizado%20para,m%C3%A9todo%20no%20in%C3%ADcio%20do%20s%C3%A9culo.

Continue navegando