Buscar

Prova de Processo penal 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE PROCESSO PENAL 1
1-) Sobre Sistemas Processuais, pode-se afirmar que o: 
Resposta: a) Acusatório prega o respeito incondicional ao contraditório, à publicidade, à imparcialidade, à ampla defesa, bem como distribui a órgãos distintos as funções de acusar, defender e julgar
2-) “Oriunda do Direito Americano (inherent powers), mais precisamente do leading case Mcculloch Vs. Maryland, julgado pela Suprema Corte dos EUA, esta teoria defende a idéia que em decorrência da Constituição atribuir uma competência expressa a um determinado órgão, estaria atribuindo também, ao mesmo órgão, os meios necessários à integral realização de tais fins que lhe foram outorgados, ficando apenas sujeitas às proibições e limites estruturais da Constituição Federal” 
O trecho acima transcrito trata da:
Resposta: a) Teoria dos Poderes Implícitos;
3-) Com relação ao inquérito policial, considerando a legislação pertinente, a doutrina e a jurisprudência do STJ, assinale a opção correta:
Resposta: b) O inquérito policial tem natureza de peça informativa, de cunho inquisitivo, e contém o resultado das investigações, para a formação da opinio delicti.
4-) Um Delegado de Polícia, ao tomar conhecimento de um suposto crime de ação penal pública incondicionada, determina, de ofício, a instauração de inquérito policial. Após adotar diligência, verifica que, na realidade, a conduta investigada era atípica. O indiciado, então, pretende o arquivamento do inquérito e procura seu advogado para esclarecimentos, informando que deseja que o inquérito seja imediatamente arquivado. Considerando as informações narradas, o advogado deverá esclarecer que a autoridade policial
Resposta: c) poderá elaborar relatório conclusivo, mas a promoção de arquivamento caberá ao Ministério Público, havendo coisa julgada em caso de homologação do arquivamento por atipicidade
5-) Quanto à eficácia temporal, a lei genuinamente processual penal
Resposta: b) tem aplicação imediata, sem prejuízo da validade dos atos já realizados
6-) Glória foi vítima de um crime de estupro praticado no interior de sua residência. Sendo a natureza da ação pública condicionada à representação, compareceu, então, à Delegacia, narrou o fato ocorrido e manifestou interesse na apuração do fato, razão pela qual foi instaurado o inquérito. Considerando a hipótese narrada e as características do inquérito policial, é correto afirmar que:
Resposta: a) caso houvesse indícios da autoria e prova da materialidade delitiva, a instauração de inquérito policial seria prescindível para propositura da ação penal;
7-) Segundo a teoria dos frutos da árvore envenenada ou venenosa, no Direito Processual Penal
Resposta: d) A obtenção de prova por meio ilícito contamina a prova que lhe é derivada, ainda que esta seja produzida de forma regular;
8-) Após receber denúncia anônima, por meio de disquedenúncia, de grave crime de estupro com resultado morte que teria sido praticado por Lauro, 19 anos, na semana pretérita, a autoridade policial, de imediato, instaura inquérito policial para apurar a suposta prática delitiva. Lauro é chamado à Delegacia e apresenta sua identidade recém-obtida; em seguida, é realizada sua identificação criminal, com colheita de digitais e fotografias.
Em que pese não ter sido encontrado o cadáver até aquele momento das investigações, a autoridade policial, para resguardar a prova, pretende colher material sanguíneo do indiciado Lauro para fins de futuro confronto, além de desejar realizar, com base nas declarações de uma testemunha presencial localizada, uma reprodução simulada dos fatos; no entanto, Lauro se recusa tanto a participar da reprodução simulada quanto a permitir a colheita de seu material sanguíneo. É, ainda, realizado o reconhecimento de Lauro por uma testemunha após ser-lhe mostrada a fotografia dele, sem que fossem colocadas imagens de outros indivíduos com características semelhantes.
Resposta: b) o inquérito policial não poderia ser instaurado, de imediato, com base em denúncia anônima isoladamente, sendo exigida a realização de diligências preliminares para confirmar as informações iniciais
9-) Em um determinado procedimento investigatório, cujo investigado estava solto, a autoridade policial entendeu com base nos indícios apontados, em encerrar a investigação apresentando, como termo final, o relatório conclusivo do feito, com indiciamento do sujeito, bem como encaminhou as respectivas peças à autoridade judiciária, na forma do artigo 10, parágrafo primeiro do CPP. Tendo como parâmetro o nosso sistema processual penal , analise a questão à luz da adequada hermenêutica constitucional.
Resposta: R: O código de process o penal de termina que concluí do o inquérito o delegado faça o relatório e encaminhe os autos do i nquérito para o juiz devendo este abrir vista para o ministério público . Entretanto o sistema adotado na constituição é um sistema acusatório e a função de fazer a acusação nas ações penais públicas é do ministério público , em razão disso o delegado deveria encaminhar o inquérito para o MP e não para o juiz.
10-) Durante a realização de concurso público para o cargo de Delegado da Polícia Civil, o candidato Tício foi reprovado na fase de investigação social pois foi apurado que o mesmo estaria respondendo a inquérito policial, sem conclusão até a presente data, em decorrência de acidente de trânsito que teria causado. Uma vez sendo primário, Tício, através de seu advogado, oferece Mandado de Segurança no intuito de garantir o seu direito líquido e certo de permanecer no concurso; mandado este indeferido pelo juízo de primeira instância sob a alegação de que “o princípio constitucional da moralidade administrativa exige do indivíduo, em sua vida privada, uma moralidade semelhante à que dele será exigida, na esfera pública, se vier a ser empossado no cargo público para o qual está a concorrer; logo se o impetrante apresenta histórico de envolvimento policial, o mesmo estaria com a moral maculada, impedindo de concorrer ao cargo em questão”.
Diante do exposto, e considerando os princípios constitucionais pertinentes, qual (ou quais) argumento mais adequado para recorrer desta decisão? Fundamente a sua resposta.
Resposta: De acordo com a 6ª Turma do TRF1 entendeu que é direito do candidato continuar a formação tendo em vista que não há sentença condenatória transitada em julgado nem inquérito policial referentes às condutas por ele praticadas. Com base na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o relator, desembargador federal João Batista Moreira, ressaltou que, sem previsão constitucionalmente adequada e instituída por lei, é ilegítima a restrição da participação de candidato em concurso público pelo simples fato de responder a inquérito ou a ação penal. Nesses termos, o Colegiado, nos termos do voto do relator, assegurou a inclusão do candidato no curso de formação e, ainda, a nomeação e posse dele no cargo em caso de aprovação.

Outros materiais