Buscar

2003-01-22 1 Via gustativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula do dia 22/01/03 
Neuroanatomia
Transcrita por Benedita 
VIA GUSTATIVA
	Os receptores da via gustativa estão amplamente distribuídos na língua, principalmente, e na região da epiglote, em menor escala. A língua possui dois tipos distintos de sensibilidade: sensibilidade geral ( dor, temperatura, pressão, tato) e sensibilidade especial, que é a gustativa. 
A função básica da gustação é exatamente a seleção do alimento que será ingerido. Depois é que se virou um pré-requisito gastronômico, mas o paladar serve para você identificar que tipo de alimento você vai ingerir e o que você não vai. Nós dividimos a língua funcionalmente em três territórios principais: dois terços anteriores, um terço posterior e a região da epiglote 
	Existe variações a respeito dessa sensibilidade. A sensibilidade da epiglote, tanto a geral quanto a gustativa, é feita pelo nervo vago. No terço posterior da língua tanto a sensibilidade geral quanto a gustativa é feita pelo nervo glossofaríngeo. Já nos dois terços anteriores existe uma pequena variação, a gustativa é feita pelo nervo facial e a geral pelo nervo trigêmio. O nervo intermédio é a porção do facial que está ligada à sensibilidade especial e à função autonômica parassimpática. Então, a única diferença entre sensibilidade geral e gustativa em termos de inervação é que nos dois terços anteriores da língua, esta vem pelo nervo intermédio, que vai dar fibras no canal do facial para o corda do tímpano, que “pega carona” com o nervo lingual e chega a este território, já a sensibilidade geral é dada pelo trigêmio.,
	Os dois terminais destes nervos são diferenciados. Às vezes o indivíduo tem uma lesão central em que se perde a gustação nos dois terços anteriores das língua mas a sensibilidade geral é preservada, o que faz pensar em uma lesão no ponto em que o facial emerge. Se você lesa o trigêmio ele vai perder a sensibilidade geral e vai permanecer com a gustação. Este é um macete que suspeita tanto do NC V quanto do NC VII em, lesões no tronco encefálico ou na emergência do nervo.
	O território de maior sensibilidade gustativa se refere ao terço posterior da língua, de responsabilidade NC IX , neste local vamos observar grandes cálices ou papilas gustativas. Essas papilas são amplamente distribuídas nesta região conferindo a ela uma sensibilidade muito aguçada ao paladar. Os dois terços anteriores detectam mais os sabores ácidos, salgados.
	Estas fibras vão imediatamente para a região do tronco encefálico, passando pela vista posterior do tronco, atingindo os colículos, tálamo, e por último a córtex cerebral, cada nervo vai penetrar no seu ponto especifico.
	O corpo do neurônio 1 do NC X se encontra em um gânglio chamado, gânglio inferior do nervo vago (gi NC X) o mesmo ocorrendo com o nervo glossofaríngeo (gi NC IX ). Nesses dois gânglios nós vamos ter o neurônio 1 levando, no caso do gi NC X, a sensibilidade da epiglote e, no caso do gi NC IX ,a sensibilidade do terço posterior da língua. O corpo do neurônio sensitivo facial esta localizado no gânglio geniculado, que fica dentro da porção petrosa do osso temporal. Então no que se refere a via gustativa, nós temos três posições distintas do neurônio 1: 
dois terços ant. da língua = gânglio geniculado;
terço post. da língua = gi NC IX;
epiglote = gi NC X;
	Então esses neurônios responsáveis pelas sensibilidades da língua, penetram no TE, descem formando um tracto, o tracto solitário, e vão terminando progressivamente em um núcleo. Esse núcleo, que recebe as informações desse tracto solitário, é chamado de núcleo do tracto solitário e contem o neurônio 2 da via gustativa.
ATENÇÃO QUE O MACHADO NÃO ESTÁ ATUALIZADO NISSO: essas fibras , possivelmente cruzadas ( alguns autores colocam este contigente de fibras como laterais) fazem sinapse em um núcleo da ponte, chamado núcleo parabraquial, que é um núcleo ligado principalmente a formação reticular. Nele vamos encontrar o neurônio 3 da via, que se projeta para o tálamo, terminando no núcleo ventral póstero medial do tálamo. O Machado fala que esses neurônios vão direto ao tálamo, sem fazer esta sinapse com a ponte.
	O neurônio do núcleo ventral póstero medial do Tálamo passa a ser o neurônio 4 da via gustativa e ele se projeta para a área gustativa localizada no giro pós-central, próximo a área gustativa da língua ( na região inferior do giro). 
	 A Carol fez uma pergunta mas não deu para entender...no entanto a resposta do professor foi essa:
	O Machado não coloca este núcleo mas ele é consagrado na formação reticular ( acredito que se refere ao núcleo parabraquial).Ele também é chamado de núcleo pontino da gustação.
	Geralmente as lesões gustativas são muito raras, porque dentro do SNC é difícil de ocorrer. Quando acontece, é mais comum em um dos nervos perféricos( nervos vago, facial e glossofaríngeo).Quando o indivíduo apresenta lesões em um desses nervos, ele tem perda da sensibilidade localizada( diagnóstico importante!) .Se vc lesa por exemplo o nervo glossofaríngeo, há perda da sensibilidade geral e gustativa do terço posterior da língua. Se vc lesa o nervo facial (o que é mais comum), vc perde a gustação dos dois terços anteriores da língua do lado lesado. Uma lesão comum também é chamada de nevralgia do glossofaríngeo e ocorre quando tem um determinado tipo de comprometimento que leva a disparos elétricos ...........Está nevralgia é caracterizada por uma dor intensa e alucinante, principalmente no terço posterior da língua ( como se a língua estivesse sendo esmagada).Não é tão comum quanto as lesões dos nervos facial e as do trigêmio mas pode acontecer. 
 
VIA OLFATÓRIA
É uma via interessante porque apresenta um padrão diferente das demais. É uma via muito antiga e uma das primeiras a serem formadas. É também uma das primeiras a ter papel discriminativo evidente nas espécies vertebradas.
	Normalmente o olfato dos animais macrosmático (usam a olfação para praticamente tudo) é um mecanismo importantíssimo para a localização do alimento, defesa, reprodução, memória...Ela surge no animal no momento em que o córtex cerebral não esta muito desenvolvido ainda( só tem arqui e paleocórtex).Ela se liga principalmente ao paleocórtex dos mamíferos. No primata ela vai perdendo essas funções. Quando o primata vai para a “árvore”, a discriminação olfatória vai sendo deixada em segundo plano. Nesse caso, apesar de tudo, ela mantem papéis importantes, principalmente em relação a ativação de determinados mecanismos comportamentais, por exemplo, através do cheiro ela desperta em nós a sensação de fome, alerta, prazer( muito próxima ao sistema límbico).
	O primeiro receptor dessa via está localizado na região posterior da cavidade nasal, que é chamada de mucosa olfatória ou mucosa pituitária. Na região mais alta da cavidade, vamos ter um tipo especial de epitélio, um neuroepitélio com células do tipo bipolar. Essas células são denominadas olfatórias. 
	Os prolongamentos periféricos das células olfatórias, se projetam em tufos, em cílios e o prolongamento central penetra em feixes a lâmina crivosa do osso etmóide e indo em direção a estrutura do bulbo olfatório. O neurônio que ultrapassa a lâmina é chamado de neurônio 1. Ele tem uma característica especial pois é ativado quimicamente através do contato com substâncias presentes no ar. Estas substâncias quando inspiradas entram em contato direto com os receptores olfatórios e despolarizam-nos, o que gera impulso nervoso.
 O neurônio 1 da via, a célula olfatória, quando penetra no bulbo olfatório faz sinapse extensa com outro tipo celular bem caracteristico, a célula mitral ( seu corpo celular parece um chapéu de bispo). Esta sinapse entre o neurônio 1 e a
célula mitral, que é o neurônio 2 da via, é chamada de glomérulo olfatório.
	O neurõnio 2 vai em direção a base do crânio formando o tracto olfatório que se divide em três estrias :medial, lateral e intermédia.
	ATENÇÃO MACHADO ESTÁ ERRADO NISSO: a estria olfatória medialvai fazer conexão com regiões do lobo frontal, mas principalmente para a área septal e uma parte dela vai penetrar na comissura anterior e daí vai fazer sinapse com o bulbo olfatório contralateral. O neurônio que vai para essa via (até a área septal) está ligado principalmente à conexões que se tornam conscientes como mecanismos reflexos ligados à algumas formas de alteração comportamental consciente.
Não está muito claro ainda qual o papel desta conexão de um bulbo olfatório com o outro.
O neurônio que vai pela estria olfatória lateral vai para a porção anterior do úncus e do giro parahipocampal, ou seja, para a região do alocórtex . Esta região, o Machado diz que é a área cortical primária da olfação onde os impulsos são interpretados. PRESTEM ATENÇÃO QUE NÃO É ISSO. Estes impulsos que vão para a porção anterior do úncus, que é a área olfatória primária no Machado, na realidade estes neurônios têm papel importante nos reflexos ligados à olfação, por exemplo: ativação do centro da fome pelo cheiro do alimento, rejeição ao alimento pelo mau cheiro, provoca reação de vômito, sensação de prazer ou desprazer com relação a um cheiro. Então basicamente os aspectos emocionais que se tornam conscientes a partir do bulbo olfatório são quase reflexos destes ?????? com a área septal.
A interpretação consciente do ????? crítico do impulso olfatório NÃO TEM NO MACHADO: esses impulsos vão pela estria olfatória intermédia. Estes impulsos vão para o tálamo principalmente para o núcleo dorso medial e aqui faz sinapse com o neurônio 3 que leva estes impulsos até a área primária da olfação que é exatamente a região do lobo frontal que compreende os giros e sulcos orbitários. Então nós chamamos atenção para a estria olfatória intermédia e núcleo dorso medial do tálamo e daí para o córtex do lobo frontal...
ACABOU A FITA
Exemplo de alteração comportamental límbica pela estria olfatória medial (?), inconsciente: aumento da libido dos animais, o casal de cães não tem relação sexual nenhuma até a fêmea entrar no cio, quando libera ferormônios que vão modificar absurdamente o comportamento sexual do macho.
Localização da área olfatória primária segundo os autores mais recentes está no lobo frontal.
Machado fala: a via olfatória possui três características principais: 
possui dois neurônios. ERRADO porque a via olfatória nova já chega ao lobo frontal com mais de dois.
É a única área em que as informações se projetam para o paleocórtex. ERRADO: segundo estudos recentes se projeta para o neocórtex do lobo frontal.
Não tem relé talâmico. ERRADO: tem sim, passa pelo núcleo dorso medial e chega à área área gustativa.
 
Pessoal, há alguns pontos dúbios no final do texto nem tanto pela gravação mas pela divergência sobre o assunto o que acarretou confusões na fala do prof. Tentei transcrever da forma como consegui ouvir.
Desculpem-me pela demora...
Bons estudos a todos e um ótimo carnaval!!

Outros materiais