Buscar

Avaliação I - Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação I Objetiva - Economia
1. David Ricardo teve uma obra famosa chamada “Princípios de economia política e de tributação”, publicada em 1817. Após Adam Smith, tornou-se a principal figura das ideias desenvolvidas pela Escola Clássica. Em sua obra, podemos destacar algumas Teorias, como: Teoria do valor-trabalho, Teoria das vantagens comparativas e Teoria da renda da terra. Sobre essas Teorias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Teoria das vantagens comparativas partiu das ideias de Adam Smith, Ricardo aprimorou a tese de que todos os custos se reduziriam aos custos de trabalho. Sendo assim, o valor de uma mercadoria era determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada.
( ) Teoria da renda da terra foi elaborada a partir dos estudos de Ricardo sobre o comércio internacional. Ela consistia na demonstração de que os países deveriam se especializar na produção de bens que eram mais capazes de produzir.
( ) Teoria do valor-trabalho é baseada em custos referentes aos custos de trabalho, esse trabalho incluía o tempo de trabalho na elaboração do bem, acrescido do trabalho incluído nas matérias-primas, acrescido do trabalho incluído nos bens de capital. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V.
B) F - F - V.
C) F - V - F.
D) V - V - F.
2. As necessidades humanas, em todas as sociedades, são ilimitadas, e os recursos produtivos são limitados. Sobre os três problemas econômicos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
A) O que e quanto produzir?
B) Como produzir?
C) Onde produzir?
D) Para quem produzir? 
3. Alguns elementos que caracterizam o sistema econômico são: a presença de capital, de propriedade privada dos meios de produção, a divisão do trabalho, a moeda e o lucro. Sobre o elemento capital, assinale a alternativa CORRETA:
A) Juntamente ao capital e à especialização, esse elemento vem a ser mais uma característica das economias capitalistas.
B) Nas economias capitalistas, é marca da especialização do trabalho, ou seja, a produção massiva de bens é possível graças à divisão do trabalho máximo de vantagem, suas aptidões em determinadas tarefas.
C) Para o senso comum, é entendido como um grande montante de dinheiro.
D) É por meio desse elemento que o capitalismo se apropria de parte da renda gerada nas atividades econômicas, a partir disso surge a concorrência.
4. Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
A) As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
B) Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
C) A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
D) O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
5. Quando se diz que um bem é escasso, significa dizer que ele é raro no mercado, mas precisamos entender o que são os bens e serviços em uma economia. Por “bem” pode-se entender que é tudo aquilo que permite satisfazer determinada necessidade humana. Só faz sentido um “bem” ser procurado se ele satisfazer as necessidades, ou seja, porque ele é útil. Em economia, como são classificados os bens?
A) Bens livres e bens econômicos. 
B) Bens livres e bens escassos.
C) Bens lentos e bens econômicos. 
D) Bens livres e bens eficientes.
6. Quando se diz que um bem é escasso, significa dizer que ele é raro no mercado. Por “bem” pode-se entender que é tudo aquilo que permite satisfazer determinada necessidade humana.Sobre os bens, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Bens econômicos.
B) Bens de consumo.
C) Bens restritos.
D) Bens de capital.
7. Celso Furtado foi um dos mais importantes e influentes intelectuais da história econômica do Brasil. Autor de dezenas de livros, ensaios e teses, contribuiu de forma decisiva para a interpretação das barreiras ao desenvolvimento no Brasil e na América Latina. Adepto do intervencionismo keynesiano, uma de suas obras, Formação Econômica do Brasil, é considerada até os dias de hoje peça-chave para a análise socioeconômica brasileira. Com base no pensamento furtadiano e nas teorias econômicas, analise as sentenças a seguir:
I- O economista Celso Furtado teve importante contribuição para entender o Brasil a partir do Brasil, uma vez que se dedicou a compreender a formação econômica em seu conjunto.
II- O "intervencionismo keynesiano" mencionado no enunciado diz respeito às teorias de John M. Keynes que destacaram-se durante a década de 1930.
III- Em síntese, a obra de Celso Furtado defendeu o chamado liberalismo econômico num momento em que a economia industrial passava para a agroexportadora.
IV- Um dos trabalhos de Celso Furtado serviu, inclusive, para a elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, que impulsionaria o país na direção do desenvolvimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRETO, Pedro. Crescimento com distribuição de renda e justiça social. Desafios do Desenvolvimento, ano 6, edição 53, 2009. Disponível em:. Acesso em: 17 ago. 2016.
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.
8. É a diferença entre a receita e o custo da produção.A que o exposto se refere?
A) Preço.
B) Moeda.
C) Capital.
D) Lucro.
9. O senso comum geralmente tem a tendência de reduzir a ciência econômica ao seu viés puramente matemático, bancário e a gráficos, ou mesmo a relação mencionada anteriormente, em que a economia consiste apenas em economizar dinheiro.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta como a ciência econômica pode ser considerada:
A) A ciência econômica pode ser considerada uma ciência natural.
B) A ciência econômica pode ser considerada uma ciência social.
C) A ciência econômica pode ser considerada uma ciência humana.
D) A ciência econômica pode ser considerada uma ciência financeira.
10. A evolução do pensamento econômico passa pela Pré-História, Antiguidade Clássica e Idade Média, apresentando ideias mercantilistas e fisiocratas, a Escola Clássica, os neoclássicos (ou marginalistas), o marxismo, o keynesianismo e os economistas pós-keynesianos. Sobre o mercantilistas, assinale a alternativa CORRETA:
A) O mercantilismo surgiu entre 1500 e 1770 e tinha como preocupação entender como tornar uma nação mais rica. Os mercantilistas consideravam que a riqueza de uma nação provinha da acumulação de metais preciosos: ouro e prata.
B) Os mercantilistas queriam entender como uma nação poderia tornar-se rica e, para eles, a fonte das riquezas de um país estava na terra. Sem a provisão de matérias-primas da natureza não se geraria qualquer valor.
C) Com o mercantilismo, as trocas se generalizaram, surgiram as corporações de ofício, a divisão entre campo e cidade se acentuou e o pensamento econômico tinha um caráter prático e dependia da moral cristã.
D) O mercantilismo foi uma doutrina econômica liberal que teve seu auge no século XVIII.

Continue navegando