Buscar

CASO CONCRETO 3

Prévia do material em texto

WEB AULA 3
 	
CASO 1
A-  Visite o site http://fejiano.com/2009/04/20/feriado-de-tiradentes-mas-quem-foi-tiradentes/ e informe o que entendeu pela expressão “castigo exemplar”.
CASTIGO EXPEMPLAR( É aquele castigo, que servirá de exemplo do que pode acontecer, ou acontece com todos aqueles que tomarem a mesma decisão, seguirem a mesma ideologia, fizerem o mesmo ato, ou seja, é uma forma de se controlar tais atos no meio de uma sociedade, uma das penas mais cruéis que se pode ocorrer.
B-   Pelo que se entendeu, com base  na referência feita à Constituição de 1988, uma sentença com este teor seria possível de ser editada no Brasil, nos dias de hoje? Fundamente a resposta.
		Com base no ordenamento jurídico brasileiro, não seria possível a aplicação da pena de morte conforme foi a forca para Tiradentes. Pois, com base na CF/88 no é admitido a pena de morte no Brasil, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX.
 
Questão Objetiva 1
A decadência do sistema colonial no Brasil deu-se em virtude de alguns fatores externos à própria dinâmica da colônia. Neste sentido, é possível afirmar que são fatores que NÃO influenciaram na referida decadência:
a)   Independência das Colônias Inglesas da América do Norte e Revolução Francesa;
b)   Revolução Industrial e difusão dos ideais Iluministas na Europa;
c)   Independência das Colônias Inglesas e surgimento da ideia de livre comércio;
d)   Expansão marítima portuguesa e ascensão dos ideais. 
 
Questão Objetiva 2
Neste sentido, no que se refere à elevação do Brasil ao status de “Reino Unido a Portugal e Algarves”, é correto afirmar:
a)   Que foi uma concessão de D. João, dado os laços de profundo afeto que ele mantinha com as terras brasileiras;
b)   Que foi o reconhecimento de direito de uma situação que já havia se cristalizado no campo dos fatos;
c)   Que foi o reconhecimento, por parte do governo de D. João,  de que o Brasil deveria manter completa independência em relação à Portugal;
d)   Que tinha por propósito atender aos ideais liberais defendidos por grande parte da população portuguesa, e que iriam se expressar mais largamente na chamada Revolução Liberal do Porto.

Continue navegando