Buscar

Prévia do material em texto

PCC 02
O professor de Química deve inovar e trazer ferramentas diferentes para a sala de aula, incentivando e estimulando os alunos ao aprendizado, tornando a aula mais dinâmica e interessante. 
Assim foi proposta uma aula de Ligações Químicas, para alunos da primeira série do ensino médio, usando o método do jogo pedagógico (atividade lúdica). Senso este de fácil confecção e com utilização de materiais comuns e de preço acessível.
Para a montagem do jogo de Ligações Químicas utilizou-se os seguintes materiais:
- Folhas de papel A4
- Impressora colorida
- 1 folha de papel cartão
- Cola branca
- Tesoura
- Fita Durex larga 
O primeiro passo foi montar as estruturas de Lews para cada átomo. Neste caso foi utilizado o programa Paint (imagem em anexo).
Foram confeccionadas as estruturas de Lews para todos os átomos participantes da ligação química, a fórmula do composto formado e o tipo de ligação química (covalente ou iônica) que ocorre. em seguida, deve-se imprimir as fichas em impressora colorida, pois cada composto terá uma cor. Foram utilizadas 5 cores diferentes (azul claro, azul escuro, laranja, vermelho e verde). Depois de impressas, as fichas foram colocadas no papel cartão, recortadas e plastificadas com fita durex larga. 
Para aplicação do jogo em sala de aula serão explicados o funcionamento e as regras do jogo aso alunos. 
Jogo: Ligações químicas
O objetivo do jogo é formar as moléculas através das ligações entre os elementos químicos, levando em consideração a regra do octeto e do dueto (no caso do Hidrogênio).
As moléculas a serem formadas serão aquelas que ficarão visíveis na mesa. 
Regras do jogo
· Para formar as ligações, devem-se usar fichas da mesma cor. Devem ser colocados os átomos que participam da ligação, a molécula formada e o tipo de ligação: iônica ou covalente. 
· Pode-se jogar de 2 a 4 alunos
· Fichas que indicam a molécula ficam visíveis na mesa.
· Cada jogar pega 8 fichas.
· As fichas que sobraram ficam na mesa como banco de fichas.
· Os jogadores agrupam suas fichas por cor com a finalidade de montar suas moléculas. 
· São colocadas as fichas contendo as fórmulas moleculares ou iônicas a serem formadas dos compostos presentes no jogo na mesa visível a todos os jogadores. 
· O jogador que completar toda a sequência para formar uma molécula com seus respectivos átomos, tipo de ligação e fórmula molecular que estará visível será o primeiro a colocar as fichas na mesa (imagem da formação da molécula de O2 em anexo) 
· A partir daí, segue no sentido à direita do jogador que colocou as fichas na mesa. Os próximos jogadores poderão colocar na mesa trios de fichas (mostrado na imagem em anexo em anexo)
· Assim, o próximo jogador pode colocar na mesa um trio ou completar alguma sequência da mesa que esteja faltando. 
· Se o jogador não tiver fichas para colocar na mesa, tanto irá comprar fichas até ter alguma para colocar na mesa ou completar.
· Ganha o jogo o jogador que ficar sem nenhuma ficha. 
· Caso um jogador faça uma jogada errada (por exemplo, colocou o tipo de ligação errada) ele deverá recolher as fichas que colocou na mesa naquela rodada e ficar sem jogar na próxima rodada. 
· OBS: Caso acabem as fichas da mesa e todos os jogadores ficarem com fichas, ganha aquele com menor pontuação, de acordo com os seguintes termos:
· Cada elétron vale 1 ponto. Ex.: fichas com 7 elétrons valerá 7 pontos
· Ficha com o tipo de ligação vale 10 pontos.
· Ficha com a fórmula do composto vale 8 pontos.

Mais conteúdos dessa disciplina