Buscar

Redação importância do sus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ana Júlia
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no ano de 1988 pela Constituição Federal Brasileira, a qual determina que é dever do Estado garantir saúde a todos os brasileiros. Nesse sentido, nota-se a enorme importância desse sistema para o acesso universal a atendimentos médicos e para a prevenção de diversas doenças. 
Em primeiro plano, é notório que o Brasil é um país com extrema desigualdade social. Sendo assim, deve-se levar em consideração que há muitos brasileiros que não possuem condições financeiras para adquirir um plano de saúde particular, visto que, normalmente, são de custo elevado. Em vista disso, o SUS possui grande importância para garantir a essa parcela menos favorecida da sociedade o acesso a serviços médicos, como consultas e tratamentos de doenças, dado que tem como princípio a universalização da saúde. Logo, é necessário valorizar o Sistema Único de Saúde que atende de forma gratuita a população.
Além disso, é válido salientar o pensamento do teólogo Jacques Bossuet, o qual diz que a saúde depende mais das precauções que dos médicos. Sob essa perspectiva, evidencia-se a importância que os serviços prestados pelo SUS de prevenção de doenças possuem para a saúde dos brasileiros. Esse fato pode ser observado, por exemplo, em diversas situações em que mulheres fizeram exames preventivos, como a mamografia, e detectaram alterações que puderam ser tratadas a tempo. Ademais, esse sistema de saúde oferece de diversas vacinas de forma gratuita e de fácil acesso. 
Diante do exposto, portanto, é evidente a importância do Sistema Único de Saúde para os brasileiros. Nesse sentido, é necessário que a sociedade defenda o SUS, por meio de campanhas e protestos que valorizem os atendimentos oferecidos pelo sistema, a fim de que o Sistema Único de Saúde se torne cada vez mais organizado e não seja desmantelado. Afinal, conforme afirmou Rousseau: “a vontade deve emanar de todos para ser aplicada a todos”.

Continue navegando

Outros materiais