Buscar

IED Plano de aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ALUNO: Talvane Gomes Moraes – 1º Período Direito – Campus R9
Plano de Aula 8: Introdução ao Estudo do Direito
Aplicação Prática Teórica
Caso concreto 1
 
Hierarquia e constitucionalidade das leis Prof.ª Edna Raquel Hogemann O candidato a vereador, José Afonsino, entra na Justiça com uma ação requerendo indenização por danos morais pelo fato de um jornal local haver divulgado que ele possui um imóvel avaliado em R$2 milhões, não declarado no Imposto de Renda. Como fundamento constitucional, refere-se à violação de sua dignidade. O advogado do jornal, em contrapartida, defende seu cliente com base no princípio constitucional da liberdade de expressão. 
Você, como juiz que estudou sua graduação na Estácio de Sá, como resolveria esta questão envolvendo normas constitucionais?
RESPOSTA: Qualquer que seja a decisão, o magistrado deve tomar como fundamento o princípio da ponderação de valores, na medida em que, de acordo com o princípio da unidade hierárquico-normativa da Constituição, não há hierarquia entre normas da Constituição, cabendo ao intérprete, em cada caso concreto, buscar a harmonização possível entre comandos que tutelem interesses contrapostos, utilizando-se da técnica da ponderação de valores. Muito acertadamente, em casos como este, a jurisprudência tem considerado a posição pública do representante popular. Diz-se que, nos casos em que o requerente do dano moral exerce cargo eletivo, atividade que o coloca mais sujeito à crítica pública, do que aqueles outros que se dedicam ao exercício de funções dirigidas aos interesses meramente particulares ou privados, ganha-se maior notoriedade, mais exposição e, por consequência, uma diminuição de sua vida íntima, que muitas vezes acaba vasculhada, tornando o homem público mais sujeito a ser alcançado por opiniões e comentários, que muitas vezes não escondem o inconformismo com os atos políticos praticados; todavia, nada disso justifica o pedido de José Afonsino, pois trata-se de uma consequência inerente ao cargo exercido.
O que vem a ser o princípio da ponderação de valores? 
RESPOSTA: Princípio segundo o qual não há hierarquia entre normas da Constituição, cabendo ao intérprete, em cada caso concreto, buscar a harmonização possível entre comandos que tutelem interesses contrapostos, utilizando-se da técnica da ponderação de valores.
Questão Objetiva QUESTÃO 35 – ENADE 2006 
Nas democracias contemporâneas, a soberania interna da ordem jurídica está intimamente associada: 
(A) à norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupõe universalidade de direitos. 
(B) às normas do direito internacional, donde derivam as formas pelas quais os regimes democráticos extraem a fundamentação de sua existência. 
(C) às normas derivadas da ética do homem médio, fundamento de todo valor e de todo direito. 
(D) às normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurídico. 
(E) às normas da burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominação legal-burocrático do Estado moderno pressupõe atribuição de toda estabilidade do poder à burocracia.

Outros materiais