Buscar

idoc pub_discurso-formatura-8-serie-ee-evilazio-de-goes-videira-2011 (1)-convertido

Prévia do material em texto

Discurso de Formatura — 8" Séries do Evilázio de Góes Videira do ano de 2011
" 0 valor da coisas nao está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso aistem momentos inesquecú eis, coise inexplicáveis e pessoas incomparáv eis "
Essa frase de Fernando Pessoa retrata bem o importante momento pelo qud estamos passando.
Intenso. InexplicáveL Incomparável Assim foi esse topo em que estivemos unidoc Um período no qud descobrimos o mundo: estudamos, brincam o s, aprendemos, sorrisos.. Juntos, alunos funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos de greg produtivos, positivos e inesquecíveis Momentos esses que, sabe os, permanecem em nossas vidas, como uma marca muito zigradivel em nossos coraçoec Caóvamos e fomos cativados
Responsabilidade aprendemos a ter tambérrt Responsabilidzxle com nossas pal a'ras, com nossa atitudes.. com toda a nossa vidzt enfim. Responsabilidade, ao contrário do que muitos dizem, é liberdade. Liberdz¥le de escolher nosso próprio caminho e de defender de maneira r acional interesses em prol da coletividade, pois tivemos verdadeir as liçoes de uma arte cham ada politica Liberdzzle de trilhar veredas possíveis e impossiveis Escolher o de só na 0 futuro. Nossa escola nos preparou para isso. 0 que somos hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante todos e o es anos em nosso adorado Evilázio. N ao temos medo do que virá
É importame no nos esquecermo s de onde viemos e que mudanças sofremos ao longo desses desafiador es e. mui o> vezes, dolorosas anos Dolorosas sim, pois assistimos a algumas tentativ as de bóxar o padrao de ensino desta instituiçao. Talvez nao tenha sido pior graças a grandes professor es que tiv em og que nao só se preocupar am em cumprir suas obrigaçoes profioionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos - cada um com sua abordagem e ela filosofia de vida Somos sinceramente gratos
Tivemos a oportunidade de conviver com todo tipo de pessoas. Oentre el as, muitos alunos destacaram-se . Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de apresse e liderança; outros primar am pela organizar ao e pontudidade Há também aqueles que foram verdzxleiros exemplos de dedicar ao e per sistênõa	nao poderia fdtar, aqueles r esponsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigoc
Ah, as amizades.. Essas, nao precisamos nem comentar, pois sem dúvida sao sinceras repIetas de carinho e dedicaçao. E ato dos esses queridos amigos com quem nao comiveremos mais diariamente nessa novafase davi da, só temos a dizer muito obrigado.
até mesmo nos momentos de zclversdade, aprendemos Aprendemos a ser mds humildes e a trabalhar em equipe
Discurso de Formatura – 8as Séries do Evilázio de Góes Videira do ano de 2011
” O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. “
Essa frase de Fernando Pessoa retrata bem o importante momento pelo qual estamos passando.
Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos unidos. Um período no qual descobrimos o mundo: estudamos, brincamos, aprendemos, sorrimos... Juntos, alunos, funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão em nossas vidas, como uma marca muito agradável em nossos corações. Cativamos e fomos cativados.
Responsabilidade aprendemos a ter também. Responsabilidade com nossas palavras, com nossas atitudes... com toda a nossa vida, enfim. Responsabilidade, ao contrário do que muitos dizem, é liberdade. Liberdade de escolher nosso próprio caminho e de defender de maneira racional interesses em prol da coletividade, pois tivemos verdadeiras lições de uma arte chamada política. Liberdade de trilhar veredas possíveis e impossíveis. Escolher o destino. O futuro. Nossa escola nos preparou para isso. O que somos hoje é, em grande parte, fruto do caminho percorrido durante todos esses anos em nosso adorado Evilázio. Não temos medo do que virá.
É importante não nos esquecermos de onde viemos e que mudanças sofremos ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos. Dolorosos sim, pois assistimos a algumas tentativas de baixar o padrão de ensino desta instituição. Talvez não tenha sido pior graças a grandes professores que tivemos, que não só se preocuparam em cumprir suas obrigações profissionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos - cada um com sua abordagem e sua filosofia de vida. Somos sinceramente gratos.
Tivemos a oportunidade de conviver com todo tipo de pessoas. Dentre elas, muitos alunos destacaram-se . Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de expressão e liderança; outros primaram pela organização e pontualidade. Há também aqueles que foram verdadeiros exemplos de dedicação e persistência. E como não poderia faltar, aqueles responsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigos.
Ah, as amizades... Essas, não precisamos nem comentar, pois sem dúvida são sinceras repletas de carinho e dedicação. E a todos esses queridos amigos com quem não conviveremos mais diariamente nessa nova fase da vida, só temos a dizer muito obrigado.
Até mesmo nos momentos de adversidade, aprendemos. Aprendemos a ser mais humildes e a trabalhar em equipe.
E nesse momento tão importante, gostaríamos de homenagear, e também de recordar certas manias e momentos inesquecíveis de nossos queridos mestres: Quem não se lembra dos famosos momentos de tortura durante as explicações na aula de Geografia? O professor Paulo e sua personalidade revoltada contra os Estados Unidos? Não podemos esquecer da ilustre professora Nilcéia de Português e seu “colega” Sr. Microfone. E de todos os nossos instrutores de Matemática neste ano, que nos deixaram de cabelo em pé por causa das complicadas equações e aquelas letras e números que deixava grande parte de nós com aquele imenso ponto de interrogação pregado na testa; não deixando de citar a Valquíria e seu jeito “flash” de dar explicações referente à matéria. E de todas essas manias, uma, em especial, ficou nitidamente registrada em todos nós: a mania de ensinar, de se dedicar, de transmitir aos seus alunos conceitos úteis e duradouros, de se empenhar ao máximo. É nosso desejo que fique aqui registrado um muito obrigado por essas aulas tão gostosas, divertidas e bem trabalhadas de que pudemos usufruir. Estamos convictos de que todas essas experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos e servem de modelo para o que devemos e o que não devemos repetir. Muito obrigado, mestres, por dividirem conosco os ensinamentos, e desculpem a conversa e a agitação “eles” fazem parte da idade.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que esse momento não é um momento de tristeza porque nos despedimos. Não; esse é um momento de reflexão, de aceitação. De olhar para frente. Um momento de admitir que a vida de cada um de nós é feita de fases. Tudo muda. O mundo muda; mudamos nós. Amadurecemos, e não envelhecemos, só envelhece quem quer. Nossas prioridades mudam e mudarão; nossa leitura de mundo, também. Devemos não nos entristecer porque as coisas acabaram, e sim agradecermos porque elas existiram. Aliás, nada aqui acabou; muito pelo contrário. Esse é tão somente o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própria sina, mudar a realidade que nos cerca. Chegou a vez dessa geração, da nossa geração, mostrar para o mundo lá fora que tipo de ensinamento que recebemos. Chegou a hora e a vez de mostrar nossa cara, nossa cara de orgulho por ter sido aluno do Evilázio. Ou melhor, uma vez Evilázio, eternamente Evilázio.
Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas, um acontecimento feliz e inesquecível, abrilhantado por momentos de profundo contentamento, alegrias e grandes esperanças para o futuro.
Dedicado à todos os alunos da 8a Série A! Leonardo Moraes de Oliveira

Continue navegando