Buscar

Legislação Marítima, Aduaneira e Portuária Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Com o objetivo de identificar a natureza das mercadorias, bem como promover o desenvolvimento e facilitar as estatísticas do comércio exterior, o governo brasileiro adotou a NCM. Quando a mercadoria não é comercializada com países membros do mercado Comum do Sul (Mercosul), ela recebe um código de seis dígitos, conhecido como Sistema Harmonizado (SH). Quando você comercializa uma mercadoria com o Mercosul, além dos seis dígitos do SH, essa mercadoria terá mais dois dígitos suplementares, os quais chamamos de NCM. Qualquer mercadoria importada ou exportada do Brasil deverá ter o código de oito dígitos da NCM em toda a documentação, para que seja classificada conforme o regulamento do Mercosul. Diante das informações, disserte sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
FONTE: TRIPOLI, Angela C. K. Comércio Internacional, teoria e prática. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Resposta esperada
*Denominado como Classificação de Mercadorias, a partir de seus elementos é possível determinar o código correspondente na Nomenclatura, obtendo, assim, uma linguagem única entre a descrição do produto e o código numérico. *A NCM pertence ao sistema harmonizado. *Sua finalidade é de obter melhor detalhamento das mercadorias e respectivas classificações. *Checar e identificar as informações a respeito da mercadoria e/ou produto como material, composição entre outros. *Dentro da classificação normal do produto, ele detalha medidas estatísticas, como unidade e peso. *As NCMs são formadas por capítulos que inicialmente descrevem a categoria em que estão agrupados. *A Nomenclatura Comum do Mercosul é composta por oito dígitos, subdivididos da seguinte maneira: os seis primeiros dígitos estão ligados ao Sistema Harmonizado, o sétimo e oitavo descrevem o desdobramento direcionado ao âmbito do Mercosul. *Como o sistema é seguido de forma numérica, no qual é identificando cada produto, facilitando a determinação das alíquotas tributária incidente na importação. Na formação do código, podemos identificar: capítulo, posição, subposição, item e subitem.
Minha resposta
NCM/SH 7113.20.00 71 - São os dois primeiros dígitos do SH, denominado como Capítulo. 13 - Indica a Posição do Capítulo 71 = 7113 20 - Denomina a Subposição = 7113.20 00 - Correspondem ao Item e Subitem (NCM) = 7113.20.00 Denominado como Classificação de Mercadorias, a partir de seus elementos é possível determinar o código correspondente na Nomenclatura, obtendo, assim, uma linguagem única entre a descrição do produto e o código numérico. 7113.20.00 - De metais comuns folheados ou chapeados de metais preciosos (plaquê),
2Operador portuário é a pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área de um porto organizado. De acordo com o artigo 26 da Lei 12.815/2013, os operadores portuários respondem por diversas atividades e essas atividades do operador portuário estão sujeitas às normas estabelecidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAQ), e cada porto organizado constitui um órgão gestor de mão de obra (OGMO). A atividade portuária é dividida em algumas categorias. Diante do exposto, disserte sobre a categoria de Conferência/Conferente de carga.
FONTE: https://portogente.com.br/portopedia/79112-o-que-e-um-operador-portuario. Acesso em: 14 jul. 2020.
Resposta esperada
*Há diversas categorias portuárias com suas respectivas funções determinadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários e pelo Órgão Gestor de Mão de Obra, *dessa forma, a categoria de conferência/conferente de carga é uma atividade obrigatória nos portos e compreende a contagem de volumes com suas devidas anotações, como espécie, peso, marcas e contramarcas, números, procedência e destino, ou seja, verificação da carga. *Além dessas atividades, a conferência deve se dar nos serviços de outras operações, como na carga e descarga das principais embarcações. *É definido como Conferente a pessoa responsável ou designada pela execução dessas atividades.
Minha resposta
Profissional responsável pela contagem e identificação de mercadorias a bordo de um navio, procedência ou destino, verifica o estado das mercadorias, assistência à pesagem, conferência do manifesto, emite termo de avaria, relata ocorrências.

Continue navegando