Buscar

Direito Processual Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil
Dos Auxiliares da Justiça
Art. 149- São auxiliares da Justiça, além de outros cujas atribuições sejam determinadas pelas normas de organização judiciaria, o escrivão, o chefe de secretaria, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o tradutor, o mediador, o conciliador judicial, o partidor, o distribuidor, o contabilista e o regulador de avarias. 
Dos atos Processuais
Da forma, do tempo e do lugar dos atos processuais
Da forma dos atos processuais
Dos atos em geral
Art. 188- Os atos e termos processuais independem de forma determinada, salvo quando a lei expressamente a exigir, considerando-se válidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial.
Da prática eletrônica de atos processuais
Art. 193- Os atos processuais podem ser total ou parcialmente digitais, de forma, a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico, na forma da lei. 
Da citação
Art. 246- a citação será feita:
I- Pelo Correio;
II- por oficial de justiça;
III- pelo escrivão ou chefe de secretaria, se o citando comparecer em cartório;
IV- por edital;
V- por meio eletrônico, conforme regulado em lei.
Das intimações
Art. 269- A intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.
Tipos e formas de tutela jurisdicional
- Tutelas de conhecimento: nos processos de conhecimento é possível detectar 5 espécies de tutela jurisdicional. A) Meramente declaratórias: aquela pela qual o juiz atesta ou certifica a existência ou não de uma relação. B) Constitutivas ou desconstitutivas: aquela pela qual o juiz cria, modifica ou extingue uma relação ou situação jurídica. Natureza ex nunc. C) condenatórias: é aquela em que se reconhece um dever de prestar cujo inadimplemento autoriza o início da fase de cumprimento e de execução. Resulta na formação de um título judicial. D) executivas lato sensu: aquela que contém mecanismos que permitem a imediata satisfação do vencedor sem a necessidade de início da nova fase no processo. Tem natureza condenatória e dispensam a fase de execução para que o comando da sentença seja cumprido, isto é, a satisfação não é obtida em fases, mas em uma só. E) Mandamentais ou injuncionais: São aquelas que contêm uma ordem que deve ser cumprida pelo próprio destinatário, sob pena de crime ou multa e pena do artigo 14. Enfim o juiz profere uma declaração reconhecendo o direito, condena o réu, aplicando uma sanção, que não é simplesmente uma condenação, é também a imposição de uma medida, um comando, que permite a tomada de medidas concretas e de processo autônomo de execução.
- Tutelas de urgência: existem tutelas jurisdicionais que serão prestadas em caráter de urgência, podendo ser cautelar ou antecipada. A) cautelar: é aquela que serve para proteger pessoas, provas e bens em situação de risco: as medidas para assegurar bens compreendem as que visam garantir uma futura execução forçada e as que somente procuram manter um estado de coisa. B) antecipada: é aquela que antecipa o resultado útil do processo e confere ao postulante aquilo que somente teria quando da decisão final transitada em julgado.
- Tutela inibitória: tem por objetivo proteger o direito, a pretensão antes que efetivamente venha ser lesado ou mesmo ameaçado, sendo, portanto, forma preventiva de tutela. 
Da audiência de conciliação ou de mediação
Art 334- Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 dias de antecedência.
Dos recursos
Disposições Gerais
Art. 994- São cabíveis os seguintes recursos: I: Apelação;
II: Agravo de instrumento;
III: agravo interno;
IV: embargos de declaração;
V: recurso ordinatório;
VI: recurso especial;
VII: recurso extraordinário;
VIII: agravo em recurso especial ou extraordinário;
IX: embargos de divergência.
Parte objetiva com relação às questões
- Em um tribunal, o relator de determinado recurso concedeu o prazo de cinco dias ao recorrente para que fosse sanado vício e complementada a documentação exigida pela legislação para interposição de recurso. Nessa situação, o magistrado tomou tal providencia com base no princípio denominado primazia do julgamento do mérito.
- Entende-se que é cabível a fixação de honorários de sucumbência na reconvenção, no cumprimento de sentença, na execução e em grau recursal; e a concessão do benefício da propriedade de tramitação de processo a parte idosa que figura como beneficiado deve ser estendido em favor de seu cônjuge supérstite no caso de óbito da parte.
- Tendo examinado uma petição inicial com dois pedidos, em demandada que tramitava pelo procedimento comum, o juiz indeferiu parcialmente a petição quanto a um dos peidos apresentados pelo autor e determinou a citação do réu para eu o processo prosseguisse apenas em relação ao outro pedido. Sendo assim, o pronunciamento do juiz será recorrível por agravo de instrumento.
- De acordo com o Código de Processo Civil, o amicus curiae pode opor embargos de declaração e ainda recorrer da decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.
- De acordo com a jurisprudência dos tribunais superiores, o prazo decadencial para a impetração de mandado de segurança em razão de redução ilegal do valor de vantagem integrante de remuneração de servidor público se renova a cada mês. E também, são protelatórios os embargos de declaração cuja finalidade seja rediscutir matéria julgada em conformidade com precedente firmado pelo rito dos recursos repetitivos.
- É sabido que o advogado é indispensável à administração da justiça e que a capacidade postulatória é pressuposto processual de validade dos atos decorrente da representação por advogado. Contudo, conforme o código de processo civil (cpc), mesmo sem procuração o advogado pode postular em juízo para praticar ato considerado urgente.
- De acordo com o CPC, no que se refere aos atos processuais, cabe ao servidor praticar os atos ordinatórios de juntadas e vista obrigatória, com revisão do juiz, se necessário.
- Acerca do sistema recursal previsto no CPC, os embargos de declaração interrompem o prazo para a interposição de recurso. E também, não comprovado o recolhimento do preparo do seu advogado, para realizar o pagamento em dobro, sob pena de deserção.
- De acordo com o CPC, é atribuição expressa do chefe de secretaria redigir, na forma legal, mandados. 
- A cerca do procedimento ordinário não se presumem verdadeiros os fatos não impugnados que estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
- João ajuizou ação contra Maria e Joana, as quais, citadas, se fizeram representar por diferentes procuradores, de escritórios diferentes. As procurações foram juntadas aos autos eletrônicos. Nessa situação hipotética, o prazo para Maria e Joana apresentarem suas contestações no processo é de 15 dias.

Outros materiais