Buscar

TUTORIA 1 - HOMEOSTASIA I (IMUNOLOGIA)

Prévia do material em texto

TUTORIA 1 – HOMEOSTASIA I (IMUNOLOGIA)
PERGUNTAS:
1. Como ocorre a ação das vacinas? 
A vacina é um mecanismo que estimula a produção de anticorpos para defender o nosso organismo contra algum corpo estranho. Esse mecanismo consiste na injeção de um microrganismo enfraquecido ou morto no corpo do indivíduo. Assim, células de defesa logo vão reagir, de maneira a produzir anticorpos específicos para combater tal corpo estranho e produzem também as células de memória. Essas células de memória são capazes de reconhecer o corpo estranho na próxima vez que o mesmo entrar em contato com o organismo em questão. Então o corpo do indivíduo que foi vacinado estará mais preparado para produzir os anticorpos necessários ao combate de determinado antígeno.
2. O que é o sistema imunológico?
É um agrupamento de células e órgãos que atuam na defesa do corpo contra doenças.
3. O que compõe o sistema imunológico?  
O sistema imunológico é composto por células especiais e órgãos.
4. O que são os órgãos do sistema imunológico?
Baço, medula óssea, timo, tonsilas e adenoides, apêndice, linfonodos, placas de peyer.
5. Como se divide o sistema imunológico?
O sistema imunológico pode ser primário ou secundário.
6. O que são os órgãos primários do sistema imunológico? 
7. Qual a função dos órgãos primários do sistema imunológico?
Os órgãos primários têm como função a produção das células de defesa. São nesses órgãos que essas células são expressas pela primeira vez e lá que atingem a maturidade fenotípica e funcional.
8. Quais são os órgãos primários do sistema imunológico?
Medula Óssea, onde as células B atingem a maturação, e o Timo, onde as células T atingem a maturação.
9. O que é o timo?
Timo é órgão imunológico primário (que produz as células defensoras e participa do processo de maturação das mesmas) e é bilobado ( possui dois lobos ). O timo é dividido por uma estrutura chamada septo fibroso, que origina múltiplos lóbulos, esses lóbulos consistem em uma medula interna e um córtex externo. Ele é localizado entre os pulmões.
 
0. Qual a função do timo?
O timo tem como função a produção e maturação dos linfócitos T, que estão presentes em grande quantidade na região do córtex. Ele também possui células epiteliais corticais tímicas, que produzem uma substância chamada IL-7 ( interleucina 7, que é uma citosina que estimula o crescimento e a maturação dos linfócitos B e a ativação dos linfócitos T ), que é essencial na fase inicial do desenvolvimento das células T.
· Síndrome de DiGeorge: deficiência na célula T por razões cromossômicas, que eliminam os genes responsáveis pela formação do timo.
Os linfócitos no timo são chamados de timócitos e são os linfócitos T em vários estágios de maturação. A maturação dessas células se inicia no córtex do timo e à medida que amadurecem, migram para a medula, que possui células T primordialmente maduras.
0. O que é o baço?
Baço é um órgão altamente vascularizado que faz parte do do sistema imunológico, e é classificado como secundário, pois não produz as células defensoras.
0. Qual a função do baço?
A principal função do baço é retirar células sanguíneas velhas e danificadas e partículas da circulação e realizar a resposta imune adaptativa aos antígenos originados no sangue. Isso acontece através da filtração do sangue que é realizada no baço, essa filtração serve para procurar partículas desconhecidas ( corpos estranhos ou antígenos ) aos linfócitos que armazena ( pois os órgãos imunitários secundários possuem essa função, armazenar as células defensoras ). Assim, estimula a maturação e a ativação dessas células específicas
0. O que é a medula óssea?
A medula óssea é um órgão que faz parte do sistema imunológico e é classificada como primária. 
0. Qual a função da medula óssea?
Ela gera a maioria das células sanguíneas maduras circulantes no nosso corpo, como as hemácias, granulócitos, monócitos e é onde a célula B passa pelo processo de maturação.
A geração de todas as células sanguíneas é chamada de hematopoese. 
ABBAS, 8 ed, pág 76. 
0. O que são os órgãos secundários do sistema imunológico? 
São órgãos que armazenam as células produzidas pelos órgãos primários ( timo e medula óssea ). 
0. Qual a função dos órgãos secundários do sistema imunológico?
Eles têm como função armazenar as células defensoras, como também são neles que acontecem as respostas imunológicas. Alguns filtram o sangue em busca de antígenos a serem combatidos.
0. Quais são os órgãos secundários do sistema imunológico?
Baço, apêndice, linfonodos, tonsilas, e agregados de linfócitos que estão presentes nos pulmões e também na mucosa do trato digestório ( placas de peyer ).
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/sistema-linfoide/
0. O que é o apêndice? 
Um órgão secundário do sistema imunológico.
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/sistema-linfoide/
0. Qual a função do apêndice?
O apêndice tem como função abrigar uma grande concentração de linfócitos no seu interior, como também abriga algumas bactérias intestinais que evitam infecções e auxiliam na digestão.
https://www.todamateria.com.br/apendice/
0. O que é imunidade?
Imunidade pode ser definida como os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta imune aos corpos estranhos encontrados no corpo. Essa resposta é desencadeada pelo sistema imunológico através de células de defesa especiais e produção de anticorpos ( proteínas produzidas na presença de determinados antígenos ).
https://www.biologianet.com/genetica/imunidade.htm
0. Quais são os tipos de imunidade?
Imunidade inata, imunidade adaptativa ( ou adquirida ou específica, que podem ser divididas em humoral e mediada por célula ), imunidade ativa e imunidade passiva.
ABBAS, 8 edição, pg 26 - 30
0. O que é imunidade ativa?
É a forma de imunidade que é induzida pela injeção de um antígeno no corpo. É chamada de ativa porque o indivíduo que está sendo imunizado tem papel ativo na resposta ao antígeno. Os indivíduos que têm uma resposta imune ao antígeno injetado no organismo possuirão uma resposta mais rápida quando expostos ao mesmo antígeno ou a um antígeno similar em situações posteriores. Um exemplo de imunidade ativa é a vacina.
ABBAS, 8 edição, pg 29
0. O que é imunidade passiva?
A imunidade passiva tem como característica a injeção de anticorpos e linfócitos já prontos para combater determinado antígeno, sem que o recebedor precise ter tido contato com o antígeno em questão em situações anteriores. É muito útil para conferir resistência de uma maneira mais rápida, tendo visto que o corpo não necessariamente precisará produzir anticorpos e nem procurar células específicas para realizar a resposta imune, pois os mesmos já estão prontos.
ABBAS, 8 edição, pg 30.
0. O que é imunidade inata?
São os organismos que estão preparados para reagir rapidamente a infecções e estão sempre em vigor. 
ABBAS, 8 edição, pg 24
0. O que é imunidade adquirida?
É estimulada pelo contato com o antígeno e é aprimorada a cada contato subsequente com o este. Se desenvolve como uma resposta à infecção e se adapta a ela.
ABBAS, 8 edição, pg 25
0. Quais as principais características da imunidade inata?
Ela pode ser representada por barreiras físicas e químicas ( epitélio e agentes antimicrobianos produzidos nas superfícies epiteliais ), células fagocíticas ( neutrófilos e macrófagos ), células dendríticas, natural killers e outras células linfoides, como também algumas proteínas sanguíneas. A inata não possui memória e é bem limitada. 
ABBAS, 8 edição, pg 24
0. Quais as principais características da imunidade adquirida?
Reage a um grande número de substâncias microbianas e não microbianas e possuem uma grande habilidade de distinguir entre diferentes substâncias, o que chamamos de especificidade. Também tem a habilidade de responder mais vigorosamente, ou seja, melhor, a exposições repetidas ao mesmo microrganismo, o que chamamos de memória. Os componentes exclusivos da imunidade adaptativa são os linfócitos e os seus produtos excretados, como os anticorpos. 
ABBAS, 8 edição, pg 25
0. Quaisos componentes da imunidade inata? 
0. Quais são as células da imunidade inata?
        Fagócitos ( macrófagos, neutrófilos ), células NK, células linfoides inatas
        ABBAS, 8 edição
0. O que é um macrófago?
Macrófago é a célula de defesa do sistema imunológico que é derivada do monócito. Quando presente no sangue = monócito. Quando presente nos tecidos = macrófago. 
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5175/1/PPG_23493.pdf
0. Qual a função do macrófago?
O macrófago tem como papel fagocitar células e partículas estranhas a fim de eliminá-las de nosso organismo, como também células velhas e danificadas. Também fagocitam neutrófilos que se acumulam nos locais de infecção. Os macrófagos também reconhecem e engolfam as células apoptóticas (que sofrerão apoptose = morte celular programada) antes que liberem seus conteúdos que possivelmente induzirão respostas inflamatórias. O macrófago também é uma célula apresentadora de antígeno, que são células capazes de realizar fagocitose de um corpo estranho, depois digeri-lo em peptídeos ( monômero dos polipeptídios que foram os aminoácidos que formam as proteínas ) e apresenta-los em sua membrana por meio de um complexo proteico. O antígeno apresentado por esse complexo proteico é reconhecido pelos receptores dos linfócitos T, que serão ativados e liberarão interleucina ( proteína ou citocina que induz a divisão de células defensoras e estimula o sistema imunológico, e possui memória ).  Para fagocitar, o macrófago usa os pseudópodes. Possui papel central na imunidade inata e adaptativa. O macrófago também tem como função reparar tecidos danificados pela estimulação do crescimento de novos vasos sanguíneos.
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5175/1/PPG_23493.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_apresentadora_de_ant%C3%ADgeno
https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_principal_de_histocompatibilidade
0. Qual a localização do macrófago?
Os macrófagos são encontrados majoritariamente no tecido conjuntivo e se concentram nos órgãos. São originados na medula óssea.
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5175/1/PPG_23493.pdf
0. O que é um basófilo? 
Um basófilo é um tipo de granulócito sanguíneo. Um granulócito é um tipo de célula de defesa do corpo humano e pode ser dividida em quatro grupos, sendo eles: basófilos, neutrófilos, mastócitos e eosinófilos. Os basófilos são derivados da medula óssea, diferentemente dos mastócitos. 
0. Qual a função do basófilo?
Normalmente não estão presentes nos tecidos, mas podem ser recrutados para alguns locais inflamatórios se necessário. Os basófilos contêm grânulos que se ligam a corantes básicos e são capazes de sintetizar muitos dos mesmos mediadores dos mastócitos. Os basófilos também expressam receptores para IgE, ligam IgE e pode ser ativado por antígeno ligado ao IgE. Como o número de basófilos nos tecidos é pequeno, não temos tanta certeza da importância dele em ações imunes contra parasitas e nas reações alérgicas. O número de basófilos circulantes tende a ser maior em indivíduos alérgicos.
IgE = É a Imunoglobulina E, que é um anticorpo presente na superfície dos mastócitos e basófilos de todos os indivíduos. Trabalha na imunidade ativa contra parasitas helmintos por meio da convocação dos eosinófilos. As imunoglobulinas são sintetizadas pelos linfócitos B e neutralizam os antígenos.
ABBAS, 8 edição, pg 56.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imunoglobulina_E
0. Qual a localização do basófilo?
Mais comumente na pele e em mucosas.
https://www.infoescola.com/citologia/basofilos/#:~:text=No%20homem%20os%20bas%C3%B3filos%20s%C3%A3o,encontrados%20em%20infiltrados%20inflamat%C3%B3rios%2C%20nefrites
0. O que é um neutrófilo? 
Também são chamados de leucócitos polimorfonucleares, são as células brancas, ou seja, de defesa, mais abundantes no nosso organismo. Também são um dos primeiros a agirem em situações inflamatórias. São produzidos na medula óssea. Eles são capazes de migrar rapidamente para os locais de infecção após a entrada de microrganismos. Costumam funcionar por apenas 1 a 2 dias, depois morrem. Por isso a nossa medula óssea está sempre produzindo neutrófilos. 
ABBAS, 8 edição
0. Qual a função do neutrófilo?
Sua função básica também é ingerir e eliminar microrganismos estranhos do nosso corpo e reparar danos em tecidos. Tudo isso por meio de fagocitose. Possuem vida curta e morrem no lugar da infecção geralmente, formando pus.
ABBAS, 8 edição
0. Qual a localização do neutrófilo?
São encontrados no tecido conjuntivo.
https://www.infoescola.com/citologia/neutrofilos/
0. O que é um linfócito?
São as únicas células da imunidade adaptativa e são exclusivas no corpo que expressam receptores de antígenos clonalmente expressos, cada um específico para um determinante antigênico diferente. Os receptores de antígenos nos linfócitos T e B são clonalmente distribuídos. Existem milhões de clones de linfócitos no corpo, permitindo que o organismo reconheça e responda aos milhões de antígenos estranhos. Humanos que possuem deficiência imune congênita ou adquirida apresentam um baixo número de linfócitos na circulação periférica e nos tecidos linfoides. Também são mediadores da imunidade humoral e celular.
ABBAS, 8 edição
0. Qual a função do linfócito?
É mediar a imunidade adaptativa. Receptores clonalmente distribuídos, altamente diversos e específicos para antígenos são produzidos pelos linfócitos. Como dito antes, na imunidade adaptativa, os receptores são todos do mesmo tipo molecular (linfócitos) mas são altamente patógeno-específicos. O que isso significa? Produzimos linfócitos específicos para combater determinadas doenças. Os linfócitos são chamados de receptores clonalmente distribuídos porque durante a infecção, só os linfócitos que possuem receptores que reconhecem o patógeno infectante que vão participar da resposta adaptativa. E esses que foram selecionados vão se proliferar e produzir uma grande quantidade de células específicas para aquele patógeno. Então existe uma separação de uma subpopulação de linfócitos para que se multipliquem e virem linfócitos efetores. Linfócitos efetores = que engolem bactérias, matam parasitas.
ABBAS, 8 edição
0. Qual a localização do linfócito?
Timo e medula óssea, onde são produzidos, e depois partem para os locais específicos.
0. O que é um eosinófilo? 
É um granulócito sanguíneo que expressa grânulos citoplasmáticos que contém enzimas que causam danos à parede celular de parasitas, podendo também danificar os tecidos do próprio hospedeiro. Também são derivados da medula óssea.
0. Qual a função do eosinófilo?
Responde a reações alérgicas como asma e infecções por parasitas.
0. Qual a localização do eosinófilo?
Normalmente estão presentes nos tecidos periféricos, especialmente nas coberturas mucosas dos tratos respiratório, gastrintestinal e geniturinário.
0. O que é um natural killer? 
É um tipo de linfócito da imunidade inata. São células citotóxicas, ou seja, são capazes de destruir outras células através da liberação de toxinas. São produzidas na medula óssea.
0. Qual a função do natural killer?
O natural killer tem a capacidade de controlar vários tipos de tumores como também infecções por micróbios, impedindo que se espalhem e que causem danos aos tecidos. Algumas pesquisas recentes destacam que os NK também são células reguladoras e trabalham em conjunto com células dendríticas, macrófagos, linfócitos T e células endoteliais. As células NK também podem tanto limitar quanto estimular as respostas imunes. A manipulação de células NK é muito promissora no que tange ao melhoramento de transplantes de órgãos hematopoiéticos ( baço, medula óssea, fígado, linfonodos ), como também controlam doenças autoimunes e possuem efeito antitumoral. Um maior destaque para sua função antitumoral e anti infecções virais.
0. Qual a localização do natural killer?
0. O que são células dendríticas?
        São as APCs mais importantes para a ativação das células T imaturas e têm papel principal nas respostas inatas às infecções e na ligação das respostas imunes inata e adaptativa. 
0.Qual a função das células dendríticas?
As células dendríticas clássicas respondem aos microrganismos migrando para os linfonodos onde existem antígenos proteicos microbianos aos linfócitos T. Uma subpopulação de células dendríticas, denominadas células dendríticas plasmocitoides, consiste em respondedores celulares precoces à infecção viral. 
0. Qual a localização das células dendríticas?
Pele, mucosa e parênquima de órgãos (parênquima = célula específica de um órgão que se encontra no tecido conjuntivo), essas células dendríticas são chamadas de clássicas ou convencionais.
0. Quais são os componentes humorais da imunidade inata?
A imunidade humoral é mediada por moléculas no sangue e secreções mucosas, denominadas anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B.
0. O que são as barreiras do sistema imunológico?
São os “obstáculos” enfrentados pelos microrganismos para que eles possam adentrar o organismo em questão.
0. Quais são os tipos de barreiras do sistema imunológico?
Barreiras físicas e químicas.
0. Quais são as barreiras físicas?
Epitélio, tosse, espirro, membranas.
0. Quais são as barreiras químicas?
Suco gástrico, agentes antimicrobianos produzidos na superfície epitelial, enzimas da saliva, lágrimas.
0. Como que as células do sistema imunológico comunicam entre si?
As células do sistema imunológico se comunicam através de citocinas, mais especificamente, interleucinas ou pelo contato direto.
PERGUNTAS EXTRAS
1. O que é um mastócito?
O mastócito é outro grânulo sanguíneo. São intimamente ligados na ativação da resposta imune pelos linfócitos T. São extremamente importantes na ação contra helmintos e bactérias. Possuem grânulos ricos em heparina ( que tem ação anticoagulante ), histamina (substância envolvida nos processos de reações alérgicas), entre outros. Reagem diretamente em processos como a asma, alergia e infecção. A diferença entre o mastócito e o basófilo é que o basófilo sai da medula óssea já maduro e o mastócito sai imaturo e amadurece apenas no tecido atuante.
0. Qual é a função do mastócito?
1. Onde o mastócito é localizado?
Tecido conjuntivo e em grande abundância nos pulmões, pele e trato gastrointestinal. 
0. O que são os linfócitos B?
Um tipo de linfócito que constitui o sistema imunológico e faz parte da imunidade adaptativa. São derivados da medula óssea. 
0. Quais são as funções dos linfócitos B?
Produção de anticorpos contra antígenos. Depois da sua ativação, podem sofrer diferenciação em células B de memória ou em plasmócitos. Plasmócitos = células que produzem anticorpos contra microrganismos estranhos que invadem o tecido conjuntivo.
0. Onde são encontrados os linfócitos B?
Tecido conjuntivo do apêndice, amigdalas ou tonsilas, paredes do intestino, baço.
0. O que são os linfócitos T?
São células do sistema imunitário, que são responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos. Amadurecem no Timo e nascem na medula. Se diferenciam de acordo com sua função em: citotóxicas (CD8), auxiliares (CD4), natural killer (NKT), memória (CD45), reguladoras (FOXP3) ou gama-delta (γδ).
0. Quais são as funções dos linfócitos T?
São células que fazem parte da imunidade celular ou imunidade específica, pois induzem a apoptose em células que foram invadidas por vírus, bactérias ou por qualquer outro corpo estranho. Também liberam citocinas para estimular a ativação do sistema imunitário.
0. Onde são encontrados os linfócitos T?

Continue navegando