Buscar

av1 tutela executiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: 
Direito
 
 
PROFESSOR
A
(
)
:
 Maria Alida van den Berg
 
 
DISCIPLINA
:
 
Tutela Executiva 
–
 
Ara1264
 
 
ALUNO(A):
 
Ramon Miqueias Melo dos R
eis
_______________________________________________________
 
TURMA:
 
2002
 
 
TURNO
 
vespertino
 
 
DATA: 
07/10/2021
 
AV1
 
 
Nota dos trabalhos: _______________
 
 
Nota da Prova: 
 
 
_______________
 
 
Nota 
Final
 
:
 
 
_______________
 
 
Assinatura Prof
(
ª
)
 
.:
________________________ 
 
 
 	INSTRUÇÕES 
 Esta avaliação deve ser respondida pelo(a) aluno(a) e devolvida em formato PDF; 
 A postagem da avaliação deve ser feita no TEAMS, na aba “Trabalhos da Disciplina”;  O prazo limite para a postagem é até 08/10/2021, às 15h40;  A avaliação é constituída de 05 (cinco) questões. 
 Não serão aceitos os envios feitos em desacordo com estas orientações. 
 	BOA PROVA! 
 
 	COMPOSIÇÃO DA AV1 
 
 	TRABALHO DE PESQUISA (VALOR 3,0 PONTOS) + PROVA (VALOR 7,0 PONTOS) 
 
 	 	 	 	 	 
QUESTÕES OBJETIVAS 
 
QUESTÃO 1 (1,0 PONTOS) 
Vera Lúcia contratou a empresa Mãos à Obra para fazer a reforma de seu escritório, a fim de otimizar o aproveitamento de espaço, com adaptações de iluminação e climatização. O prazo para a realização da obra, contratualmente firmado, foi de dois meses. Ocorre que transcorreu tal prazo e a empresa não cumpriu o contrato, abandonando a obra pela metade. Diante do inadimplemento contratual, Vera Lúcia propôs ação de obrigação de fazer, a fim de que fosse satisfeita a prestação do fato. Quanto à situação narrada, observe as afirmativas abaixo: 
I-Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz, por meio de um juízo de discricionariedade, poderá de ofício converter a obrigação em perdas e danos. 
II-Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz poderá impor multa diária ao réu, para forçar o cumprimento da obrigação, desde que pleiteada pelo autor, fixando prazo razoável para seu cumprimento. 
Após a análise das assertivas, assinale a afirmativa correta: 
a)As duas afirmativas são verdadeiras 
· b)Ambas as afirmativas são falsas 
c) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda falsa 
d) A primeira afirmativa é falsa e a segunda verdadeira 
e)Ambas são verdadeiras e a primeira exclui a segunda 
· Resposta : letra B 
 
 
 
QUESTÃO 2 (1,0 PONTOS) 
Nos autos da ação indenizatória movida por Péricles em face de Hércules, transitou em julgado sentença de procedência do pedido do autor, condenando o réu ao pagamento de indenização, no montante equivalente a 200 salários mínimos, na data em que a sentença foi proferida, acrescidos de juros legais e correção monetária. 
Assinale a alternativa que apresenta a providência a ser imediatamente adotada pelo advogado de Péricles. 
a)Instauração da fase de liquidação de sentença por arbitramento, a fim de apurar o valor da condenação em moeda corrente. 
· b)Instauração da fase de cumprimento de sentença, com a apresentação da memória de cálculo contemplando o valor da condenação em moeda corrente. 
c)Instauração da fase de liquidação de sentença por cálculos do contador, a fim de que o magistrado remeta os autos ao contador judicial, para que seja apurado o valor da condenação em moeda corrente. 
d)Ajuizamento de ação rescisória, a fim de que o tribunal apure o valor da condenação em moeda corrente. 
e)Instauração da fase de cumprimento de sentença com a obrigação de fazer, a fim de que o devedor satisfaça a obrigação 
· Resposta : letra B 
QUESTÕES DISCURSIVAS 
 
QUESTÃO 3 (1,5 PONTOS) 
Ricardo Silva foi condenado a pagar pensão alimentícia ao seu filho Ricardo Silva Júnior. Ao tomar conhecimento da sentença, o réu apelou, alegando que seu filho é maior de dezoito anos e pode perfeitamente trabalhar e se sustentar. Poderá Ricardo Júnior executar provisoriamente a sentença? Caso positivo, que atitude deverá o mesmo tomar. Justifique e fundamente sua resposta. 
Resposta : Sim , ele deverá entrar com o cumprimento de execução de sentença . Conforme o art. 520 e 528 do CPC 
 
QUESTÃO 4 (1,5 PONTOS) 
O Supermercado “Super Preço” firmou contrato com a pessoa jurídica “Boa Fama Ltda.”,sociedade empresária, para que esta lhe prestasse assessoria estratégica e planejamento empresarial no processo de expansão de suas unidades por todo o país. Diante da discussão quanto ao cumprimento da prestação acordada, uma vez que o supermercado entendeu que o serviço fora prestado de forma deficiente, as partes se socorreram da arbitragem, em razão de expressa previsão do meio de solução de conflitos trazida em cláusula contratual. Na arbitragem, ficou decidido que assistia razão ao supermercado, sendo a sociedade empresária “Boa Fama Ltda” condenada ao pagamento de indenização, além de multa de 10%. Considerando o exposto, explique qual o tipo de título executivo e em caso de descumprimento, que medida poderia ser tomada para obrigar o cumprimento. Fundamente sua resposta. 
Resposta : A sentença arbitral é um título executivo judicial que traduz uma obrigação, conforme art. 515, VII, do Novo CPC. Sendo possível em caso de descumprimento, a parte interessada ingressar com o processo de cumprimento de sentença perante a autoridade judicial competente para obter o bem jurídico pretendido. 
 
QUESTÃO 5 (2,0 PONTOS) 
Alberto, na posição de locador, firmou em 01.06.2018, um contrato de locação de imóvel com Ana Clara (locatária) figurando ainda no contrato Luís Cláudio, como fiador e principal pagador. Estando em atraso o pagamento dos aluguéis, Alberto move ação de despejo cumulada com cobrança de aluguéis face Ana Clara e seu fiador, que foram citados em 27.04.2019. Os pedidos constantes da inicial foram julgados procedentes, tendo a sentença decretado o despejo da locatária e condenado os réus ao pagamento dos aluguéis atualizados e aos ônus de sucumbência. A decisão transitou em julgado em 10.10.2020. Não cumprindo os devedores com o pagamento ao qual foram condenados, requereu Alberto, em 03.11.2020, o cumprimento de sentença, a fim de receber a quantia relativa aos aluguéis. Por ocasião da penhora, constatou-se que Ana Clara nenhum bem possuía, já Luís possuía como único bem um terreno localizado em Salinas, que alienou a Reinaldo em 08.05.2018. Ante o exposto, pode-se afirmar: que a atitude de Luís configura fraude de execução? Justifique a resposta. 
 
Resposta : Fraude a execução ocorre quando o devedor aliena seus bens durante o trâmite de um processo judicial que pode leva-lo a insolvência , ou seja , em casos que o inadimplente vende e se desfaz de suas propriedades com a finalidade de burlar uma ação cujo o valor cobrado pode deixá-lo sem recursos financeiros . Conforme o significado de fraude a execução , a atitude de Luís não configura fraude , no caso não existiu a fraude pois ele alienou o imóvel mês antes de fazer o contrato com o Alberto . Ou seja, se o contrário veio pós e não anteriormente significa que não é fraude. Fraude significa ( má- fé) e ali não teve .

Continue navegando