Buscar

EXERCÍCIOS CAP 3 - FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA (MARCO ANTÔNIO VASCONCELOS)
CAPÍTULO 3 – INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
EXERCÍCIOS
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: O papel dos preços relativos, ou seja, os preços de um bem em relação aos demais, é proporcionar uma chance de escolha ao consumidor e/ou ao produtor, levando-o a decidir qual produto apresenta melhor custo-benefício para ele.
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e
a jurídica. Explique cada uma delas.
R: Sob a ótica econômica, estabelecimento comercial é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo. Já sob a ótica jurídica, estabelecimento comercial é um conjunto de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é o sujeito da atividade econômica, e o objeto é composto pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo.
3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
R: A hipótese coeteris paribus é importante porque permite o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (consumidores e produtores) nesse particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los. Com a hipótese coeteris paribus, temos o efeito "puro" ou "líquido" de cada uma dessas variáveis.
4. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
R: A teoria microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos. Também estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, ou seja, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
5. Como se divide o estudo microeconômico?
R: O estudo microeconômico se divide em: análise da demanda, análise da oferta, análise das estruturas de mercado, teoria do equilíbrio geral e bem-estar, imperfeições de mercado.

Continue navegando