Buscar

O Papel da Educação Integral em Tempos

Prévia do material em texto

2
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIP EaD PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
MARIA ROBERTA ORTEGA MANIERI RA: 1501141
AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ON-LINE SOBRE EDUCAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE CRISE.
RIBEIRÃO BONITO 2021
	
RELATÓRIO 
Relatório da palestra Educação Integral em Tempos  de Crise, com Natacha Costa. Mediada pelo Instituto Votorantim. A palestrante  é  psicóloga,  e faz parte da Associação Cidade Escola Aprendiz e faz parte do Centro de Referências em Educação Integral – CREI, ela compôs o Grupo de Trabalho nacional que formulou o Programa Mais Educação do governo federal  e o Grupo de Trabalho Nacional da Iniciativa pela Inovação e Criatividade na Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente é membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar do UNICEF e do Movimento de Inovação na Educação. Além disso, faz parte do Programa Líderes Transformadores da Educação da Fundação SM, compõe a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras e o conselho consultivo do programa Escolas 2030 no Brasil. A palestrante tem um curriculo extenso e todo engajado nas questoes educacionais e que buscam a promoção de uma educação maior alcançe e que as desigualdades educacionais sejam menores, tudo isso em busca de uma educação plena para todos.
Qualidade na educação Integral remete ao desenvolvimento integral de todos e todas, ela diferencia educação de tempo integral e escola de educação integral, sendo que essa pode acontecer em uma escola regular. 
A educação  não deve se preocupar apenas nos resultados linear, deve pensar no processo de educação conectado com a vida do aluno.  O estudante não é um receptor  que só recebe informação e reproduz em avaliações internas e externas, o professor conhece seus estudantes quanto sujeito social, com bagagem  histórica e dotado de competências. 
Educação integral é uma política para toda rede, com foco na implementação da educação integral para toda rede, para tal é necessário que haja diálogo entre a secretaria e as escolas, pautado em um trabalho coletivo e de confiança entre os envolvidos.
Depois dessa explanação sobre a diferença entre a educação integral e o ensino integral e os desafios para implementação de uma educação integral ela parte para análise da situação que o mundo enfrenta com o isolamento social, para conter o contágio do Covid-19. 
Com a pandemia a rotina escolar teve que ser alterada, a parceria  família  e escola se fez mais necessária. É evidente que a rotina escolar, a sala de aula não pode ser substituída. Por mais que pareça que as plataformas digitais possam diminuir a distância entre o aluno e a escola e a distância do professor aluno. 
Ela aponta dois fatores que evidenciam essa falha no ensino remoto, primeiro é que os responsáveis não possuem formação pedagógica, capacitação para agir como mediador de conhecimento. 
O Brasil é um país muito grande e possui muita desigualdade social, ainda temos em nossa realidade um número significativo de alfabetos funcionais, que vem a ser os responsáveis pelas crianças em idade escolares,  esse é o segundo ponto.
A escola é o ambiente de socialização, onde os alunos aprendem com seus pares, trocam experiências, e com o ensino remoto esse vínculo é quebrado, impactando na qualidade do ensino dos jovens. 
A fim de manter os estudantes em contexto e aprendizagem, os educadores não podem se afastar da rotina escolar, os mecanismos tecnológicos não substituem a rotina escolar, mas para o momento de pandemia é o que aproxima os principais interessados, os estudantes. 
Para validar seus dizeres a palestrante traz alguns dados estatísticos que colaboram com suas afirmativas, como a desigualdade social que acarreta na questão da alimentação, muitos faziam na escola sua principal refeição. Exclusão digital é outro ponto, onde 58% da população não possui computador e 33% não dispõem de internet, o que inviabiliza a realização de atividades por meio das plataformas digitais. 
Um dos questionamentos é como garantir que as políticas definidas neste período de pandemia cheguem a todos os de idade escolar?  O ano de 2020 foi um ano de muita incerteza, como vem sendo o ano de 2021, contudo o ano passado essas dificuldades foram mais intensas, alunos foram excluídos das principais práticas educacionais. 
Os órgãos públicos tiveram que articular, avaliar os apontamentos dos professores e das famílias para que essas barreiras fossem vencidas. No estado de São Paulo, para o ano de 2021 houve a entrega de chips com acesso à internet para alunos com vulnerabilidade, essa ação conseguiu resolver parte do problema da exclusão digital, mas ainda assim uma parcela que não possui nem aparelho celular não foi atendida. 
O foco não é transferir a escola para dentro das casas, as escolas buscam nesse momento uma parceria com a família para manter um contexto de aprendizagem, mesmo longe da escola e apoiar os familiares. 
A busca ativa é uma das ações de resgate dos estudantes não participativos, e ela acontece por meio de avisos nas redes sociais, comunicação via whatsApp, Messenger e em alguns casos visitas a domicílio, não como meio de cobrança e sim na construção de vínculos de parcerias, de entender a realidade da família e juntos traçar rotas para que a aprendizagem não fique comprometida. 
Mais do que nunca o trabalho colaborativo entre os professores é essencial, como na sala de aula encontramos heterogeneidade no nível de  ensino dos alunos, com os professores também teremos aqui destaque para os diferentes níveis de domínio dos recursos tecnológicos.
Logo reconhecer as limitações das famílias é essencial para elaboração dos roteiros de estudos, pois de nada adianta enviar um currículo amarrado, com uma linguagem rebuscada que foge da realidade dos alunos e de seus familiares só gera desconforto e desmotivação. com  o trabalho colaborativo os apontamentos e a realização das adequações nas atividades são benéficos para todos.  
Para tornar o processo mais inclusivo, o uso de diferentes linguagens é outro ponto importante e que vem sendo explorado na rede de ensino, como o uso de vídeos explicativos, áudios entre outros mecanismos tecnológicos mais populares e de fácil manuseio por parte da família que irá auxiliar os estudantes mais jovens e que não tem autonomia para usá-la.
Por fim temos a discussão dos pós pandemia, de como a sociedade e a escola deve agir para receber esses jovens passado esse período de distanciamento da estrutura escolar. De como lidar com as novas realidades, seja porque o aluno que retorna tenha perdido , ou pelo fato de o estudante não ter acompanhado as atividades durante o isolamento social. Como vemos serão inúmeros fatores que deveram ser considerados no momento pós pandemia. 
A realização da atividade acontece um ano após a palestra, ainda não pode voltar integralmente as aulas, alguns municípios retornaram com algumas atividades presenciais, mas a grande maioria ainda se mantem com o ensino 100% remoto. Todos os pontos listados pela palestrante no começo na pandemia se intensificaram com o decorrer do tempo. O aprendizado do ano de 2020 foi comprometido e o ano de 2021 já vai para o segundo semestre sem uma previsão concreta de retorno, a recuperação desse mais de um ano, caminhando para dois, vai ser um trabalho demorado e que exigirá planejamento ainda maior dos educadores e a família deverá se manter parceira nessa fase. 
O ano letivo de 2021, começou tentando recuperar parte das defasagens do ano de 2020, o estado de São Paulo com sua rede mais estruturada planejou para que todas as series trabalhassem de modo articulado o conteúdo da serie do aluno com habilidades essenciais que não foram contempladas no ano passado. 
 
REFERÊNCIA
 
COSTA, Natacha. O Papel da Educação Integral em Tempos de Crise. 2020. Instituto Votorantim.Disponível em: https://pve.institutovotorantim.org.br/wp-content/uploads/Educac%CC%A7a%CC%83o-Integral-em-tempos-de-crise.-final.pdf. Acesso em: 03 jun. 2021.
COSTA, Natacha. Webinar EP 40: O Papel da Educação Integral em Tempos de Crise. 2021. Instituto Votorantim. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fL8JAx8LkWw. Acesso em: 03 jun. 2021.
 
 
 
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
 
 
 
ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE 
LICENCIATURA DA UNIP EaD PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021
 
 
 
 
 
 
MARIA ROBERTA ORTEGA MANIERI RA: 1501141
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ON
-
LINE SOBRE 
EDUCAÇÃO
: 
 
O PAPEL DA 
EDU
CAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE CRISE
.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RIBEIRÃO BONITO 
2021
 
 
 
 
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 
 
 
ATIVIDADES DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE 
LICENCIATURA DA UNIP EaD PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 
 
 
 
 
 
MARIA ROBERTA ORTEGA MANIERI RA: 1501141 
 
 
 
 
 
 
 
 
AVALIAÇÃO CRÍTICA DE VÍDEOS ON-LINE SOBRE EDUCAÇÃO: O PAPEL DA 
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPOS DE CRISE. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RIBEIRÃO BONITO 
2021

Continue navegando