Buscar

Negócios Internacionais - AV 4

Prévia do material em texto

FATEC – NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
6ª SEMESTRE	AV 4
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 2,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Os eurodeputados deram a aprovação final ao certificado digital europeu sobre a Covid-19, que tem o objetivo de facilitar as viagens dentro da União Europeia. Agora, cabe aos países colocarem a iniciativa em prática antes de 1º de julho. O novo documento de viagem permitirá que as pessoas se desloquem entre os 27 países do bloco europeu sem ter que ficar em quarentena ou fazer exames extras de Covid-19 (...) O projeto foi aprovado no Parlamento europeu com 546 votos a favor, 93 contrários e 51 abstenções. Apesar da ampla votação favorável, eurodeputados expressaram reservas ao projeto. Entre as críticas estão a proteção dos dados pessoais e uma possível descriminação, já que não há a garantia de testes gratuitos.
Parlamento Europeu aprova projeto de certificado sobre Covid. G1 Globo. 9 de ju. 2021.Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/09/parlamento-europeu-aprova-projeto-de-certificado-sobre-covid.ghtml Acesso em: 25 de jun. 2021.
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos adquiridos na disciplina, avalie as afirmativas abaixo:
I.	O Parlamento europeu é o órgão executivo da União Europeia que tem a função de implementar diretamente as medidas aprovadas nos diferentes países membros.
II.	Os eurodeputados são responsáveis por garantir a legitimidade democrática da legislação da União Europeia, uma vez que eles são periodicamente eleitos pela população do bloco. 
III.	O Reino Unido, país que saiu recentemente da União Europeia, teve ampla participação na decisão do certificado digital emitido pelo Parlamento Europeu.  
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.I.													
b.I e II.												
c.I e III.
d.III.
e.II.											CORRETA!!!
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 2,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Se a ALCA realmente se tornar um bloco econômico, será o maior já elaborado nas Américas e um dos maiores do mundo. Ela seria maior do que a União Europeia, por exemplo. Em uma estimativa feita em 2015, previu-se que o PIB total da ALCA somaria aproximadamente US$ 12,6 trilhões e alcançaria uma população de 850 milhões de pessoas.
POLITIZE.  ALCA: entenda o bloco das Américas nunca implementado. 26 de dez. de 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/alca-bloco-area-de-livre-comercio-das-americas/  Acesso em 25 de jun. 2021.
 
Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas abaixo:
I.              A ALCA previa a integração econômica entre 34 países da região do continente americano, envolvendo inclusive os Estados Unidos e o Canadá.
II.             O Brasil sempre foi um defensor contumaz da ALCA, liderando diversas iniciativas desde a Cúpula de Miami, em 1994, devido aos benefícios trazidos pelo bloco em termos de exportação.
III.            A ALCA apresenta três vantagens ao Brasil: mão de obra barata, amplitude do mercado consumidor e indústria em desenvolvimento.
Nesse sentido, é correto afirmar que:  
Escolha uma opção:
a.I e III.												 CORRETA!!!
b.II e III.
c.I.
d.II.
e.I e II.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 2,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
	A América Latina possui uma longa história de tentativas de construir uma integração econômica regional, vindo desde os tempos da independência das colônias.  
A partir de seus conhecimentos sobre a os blocos regionais na América Latina, avalie as asserções abaixo:
I-              O Mercosul é um dos principais blocos regionais na região do continente latino-americano ao envolver a criação de união aduaneira.
 
PORQUE
 
II-             A criação do Mercosul é um marco ao regionalismo econômico da América Latina, uma vez que permite a livre circulação de pessoas entre todos os países da região.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 		 
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.	 
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
d.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.	 CORRETA!!!
e.As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 2,50 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
	A pandemia da COVID19 trouxe muitos desafios aos gestores de empresas, uma vez que essa situação criou um ambiente de incertezas para as empresas brasileiras na esfera nacional e global.
Quais são as características de um ambiente de incerteza para o gestor, segundo Chiavenato (1999)?
Escolha uma opção:
a. O tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação para utilizar como base de modo a atribuir probabilidades a cada estado de natureza ou a cada evento futuro, devido a fatores externos não controlados pelo gestor. 								 CORRETA!!!
b. O gestor possui as informações necessárias para predizer os resultados das alternativas, com controle de todos aspectos e acesso a todas as informações de modo preciso e eficaz. 
c. O tomador de decisão tem os objetivos bem definidos e informações necessárias, contudo o resultado depende mais do acaso do que de sua atuação.
d. Este tipo de ambiente é uma exceção para o administrador, pois que ele é mais encontrado no nível operacional das organizações.
e. O gestor deve sempre ter uma atitude proativa e desempenhar um papel de liderança, sem ter importância o ambiente que vive.

Continue navegando