Buscar

av1 novos negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO
NOVOS NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO - Andréa Figueiredo Gomes
Carla Cleice de Jesus Pires 201707017611
RESPOSTAS
1. Comunicação aberta, delegação de poder, cultura organizacional voltada para o crescimento e alcance de resultados, feedback constante.
2. Podemos destacar a maior fluidez na composição do comércio e da produção internacional, bem como as mudanças nos sistemas de produção nos setores primário e secundário.
3. O primeiro passo para sistematizar o processo de inovação é identificar onde a oportunidade deve ser buscada. A inovação deliberada e sistemática pode ser apresentada como uma disciplina, pode ser aprendida e praticada, não é um acidente de percurso ou resultado de um lampejo de genialidade. Os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para inovar.
São sete as Fontes de Oportunidade Para Inovar, sendo as quatro primeiras visíveis dentro da instituição ou do seu setor de atuação:
· O inesperado: O sucesso inesperado, o fracasso inesperado ou o evento externo inesperado. 
· A incongruência: Entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como “deveria ser”.
· Inovar como necessidade do processo: Este é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações.
· Inovar na estrutura do setor industrial ou na estrutura do mercado: Exemplo: na época da inflação mais acelerada no Brasil, apresentou-se como preponderante a lógica de as famílias fazerem compras para o mês todo, criando o mercado para os hipermercados e para os freezers em cada residência. Com o declínio da inflação e maior dificuldade na mobilidade urbana ressurgiu a lógica das lojas de vizinhança, que se tornaram objeto de investimento mesmo para os grandes varejistas. 
Já as fontes de oportunidades resultado de mudanças fora da empresa ou do setor de atuação são as seguintes:
· Mudanças demográficas ou populacionais: No Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade urbana, adiamento do casamento e do primeiro filho, entre muitos outros.
· Inovar em percepção, disposição e significado: Exemplo: a mudança da percepção das pessoas em relação à própria saúde e aparência criou uma quantidade enorme de oportunidades de negócios que nem existiam anos atrás: Spas, academias, restaurantes de comida saudável, alimentos especiais. Em cada segmento de mercado podemos encontrar oportunidades.
· Conhecimento novo, tanto científico como não-científico: A inovação baseada em conhecimento é a mais difícil de controlar e imprevisível. É bem frequente que o criador da nova tecnologia não seja quem vai aproveitar a oportunidade de negócio. Os requisitos fundamentais para que um inovador em conhecimento atinja o sucesso são o conhecimento claro das condições de implementar a inovação como coisa negociável, o posicionamento estratégico da inovação e a prática da administração empreendedora, um conjunto de atividades que dá disciplina ao processo, evitando as múltiplas armadilhas.
4. Oportunidades são resultado de uma avaliação estratégica da empresa, onde ela pode expandir seus negócios ou aumentar a produtividade por exemplo. São fundamentais para o crescimento da empresa e apontam para o futuro. As oportunidades devem ser transformadas em projetos para que as ideias saiam do papel e sejam aplicadas na organização. Existem vários critérios para avaliar oportunidades e queremos enfatizar os critérios financeiros, comerciais e produtivos que nortearão a viabilidade ou não de uma oportunidade.
· Critério Comercial: Uma oportunidade precisa gerar receita, prover uma expansão dos negócios, ou seja, vender mais, aumentando assim a Receita Bruta da empresa. Isso diz respeito ao potencial de consumo para quem, onde e como vender.
· Critério Operacional: Uma oportunidade precisa ser simples e muitas vezes é difícil ser simples. A operação reflete o modo pelo qual as atividades são desempenhadas, ou seja, é tudo numa empresa, quanto mais complexa maior pode ser a probabilidade de erros.
· Critério Financeiro: Avaliar oportunidades através da ótica financeira é fundamental para atender a expectativas dos donos do capital, ou seja, dos investidores e acionistas.  No mercado financeiro existem vários indicadores, porém podemos resumir a quatro que vão representar o necessário quanto a avaliação financeira de uma oportunidade.

Outros materiais