Buscar

APS - citolotgia

Prévia do material em texto

CURSO DE BIOMEDICINA
CITOLOGIA ONCÓTICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
 
RESPOSTAS:
ATIVIDADE 1: O aluno deverá ler os artigos propostos, discutir em grupos de até 4 pessoas, responder a questão e postar a resposta no fórum de discussão, na data solicitada.
 Artigo 1: “Concordância entre citologia, colposcopia e histopatologia cervical”, disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v32n8/a02v32n8.pdf Artigo 2: Avaliação do desempenho da citologia e colposcopia comparados com a histopatologia no rastreamento e diagnóstico das lesões do colo uterino.” Disponível em: http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/876.pdf 
ATIVIDADE 2: Responder a questão.
1. Segundo a classificação de Bethesda como os achados citológicos podem ser classificados? 
Os achados do epitélio pavimentoso cervico-vaginal podem ser classificados em: ASC-US (Atipias de Células Escamosas de Significado Indeterminado), LSIL(lesão intraepitelial de baixo grau), HSIL (lesão intraepitelial de alto grau) e carcinoma invasivo.
Os achados do epitélio glandular podem ser classificados em: AGUS (Atipias Glandulares de Significado Indeterminado), AIS( denocarcinoma endocervical in-situ), adenocarcinoma endocervical, adenocarcinoma endometrial, adenocarcinoma-SOE.
2. Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?
São vários fatores que poderão atrapalhar a leitura de uma lâmina citológica causando um resultado falso negativo, como uma coleta incorreta, coloração mal realizada ou realizada com corantes de má qualidade (velho) ou adulterado. Além disso, a presença de algo que dificulta a leitura como sangue como processos inflamatórios, artefatos (provocados por erro de fixação, por exemplo), ou ainda outras patologias como infecção bacteriana ou fúngica e erros na leitura por parte do profissional.
3. Discutir sobre a importância da realização de exames preventivos no Programa de controle de câncer.
Um dos fatores que aumentam a chance de sucesso em um tratamento contra o câncer é a descoberta do mesmo em fase inicial. Desta forma, a realização de exames em si não é capaz de prevenir o aparecimento de um câncer, mas é capaz de identificar um tumor numa fase tão inicial que pode ser encarada como uma medida preventiva, uma vez que reduzem as chances de complicações e de morte pela doença. A melhor forma de garantir o diagnóstico na fase inicial de um câncer é investir nos exames chamados de preventivos e assim evitar a complicação de uma lesão e trata-la inicialmente, obtendo excelentes resultados.

Continue navegando