Buscar

Citologia Oncótica e Prevenção do Câncer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2: Responder a questão 
1. Segundo a classificação de Bethesda como os achados citológicos podem ser classificados? 
R: Podem ser classificados: 
Dentro dos limites da normalidade;
Alterações celulares benignas;
Anormalidades em células epiteliais:
· ASCUS: Atípica célula escamosa – leve suspeita de alteração não apresentam sinal claro que possa de alterações pré-malignas. Podendo ser provocado por inflamações, infecções ou atrofia vaginal durante a menopausa. 
· AGUS: Células glandulares atípicas – suspeita de alteração.
· ASC-H ou ASCH - células escamosas atípicas, com características mistas – podendo ser malignas. 
· LSIL – Lesão intraepitelial de baixo grau – alterado.
· HSIL – Lesão intraepitelial de alto grau – alterado.
· HSIL – Lesão de alto grau – alterado.
· Suspeita de câncer – alterado.
2. Quais são as possíveis causas de resultados de falso negativo na citologia de colo uterino?
R: Os fatores envolvidos à liberação de um resultado FN depende das condições e técnicas de coleta de material, pois, em maioria, a lesão pode não estar adequada no esfregaço, e também fatores como sangue e processo inflamatório podem prejudicar a análise. Quanto às alterações citomorfológicas, cromatina fina foi à característica que apresentou maior risco para resultados FN.
 3. Discutir sobre a importância da realização de exames preventivos no Programa de controle de câncer. 
R: Os exames de preventivos são importantes para avaliação da saúde e prevenção de doenças. É por meio desses exames que se identificam doenças consideradas silenciosas, como alguns tipos de câncer.
Os exames preventivos são a base do diagnostico precoce, e devem ser realizados mesmo quando não há presença de sintomas, os exames preventivos também auxiliam nas medidas de prevenção, tornando o tratamento mais rápido e diminuindo a necessidade de procedimentos mais invasivos.
4. Qual o padrão ouro da citologia oncótica? E quais os exames complementares à citologia oncótica podem ser solicitados quando há suspeita de lesão intraepitelial cervical? 
R: A Histopatologia é considerada padrão ouro. Além do Papanicolau na suspeita de lesão intraepitelial são realizados a colposcopia, biopsia dirigida e citologia.
 
5. O artigo faz uma apresentação da sensibilidade e especificidade da metodologia. Apresente seu comentário sobre este item.
R: Faz-se necessários o uso de exames que apresentam mais sensibilidade e especificidade, pois, possuem uma capacidade maior em apontar as pessoas que são positivas ou negativas para a doença, evitando resultados como Falso Negativo e Verdadeiro Negativo. Porém, testes com grandes porcentagens de sensibilidade e especificidade são caros e considerados padrão ouro, sendo pouco realizados.

Continue navegando