Buscar

Atv 6 Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
UNIDADE: FACULDADE DE DIREITO
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA	: DIREITO DO TRABALHO II 
ANO: 2021
PROFESSOR (A): JOSÉ CARLOS PARPINELLI JUNIOR
ACADÊMICO (A):MAURICIO RIBEIRO SOARES
RGM: 012.9942
OBS.: ORGANIZE SUA RESPOSTA NO WORD, COM LETRA ARIAL, TAMANHO 12, COM RECUO À ESQUERDA EM CADA PARÁGRAFO, JUSTIFICADO E COM ESPAÇAMENTO DE LINHA 1,5.
Atividade – 6. Quais os requisitos de validade e formalidades da Convenção Coletiva e Acordo Coletivo de Trabalho?
A convenção coletiva de trabalho, conforme determinado pelo dispositivo consolidado, deve atender a determinados requisitos e formalidades a serem considerados legais, como em relação à assembleia geral, duração do registro, registro, exposição, distribuição e revisão. Convenção coletiva é um ato formal e, portanto, deve ser inferido por escrito, sem alterações ou supressões, em tantas vias quantos forem os sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além do designado para registro (CLT, art. 613, parágrafo único). A legitimidade para firmar convenção ou acordo coletivo pressupõe a capacidade de consolidação do sindicato, que foi adquirida com o registro vinculante do Ministério do Trabalho e Emprego. As convenções coletivas deverão obrigatoriamente conter: designação dos sindicatos convenientes ou dos sindicatos e empresas acordantes, prazo de vigência, categorias ou classes de trabalhadores abrangidas pelos respectivos dispositivos, condições ajustadas para reger as relações individuais de trabalho durante sua vigência, normas para a conciliação das divergências surgidas entre os convenentes por motivos de aplicação de seus dispositivos disposições sobre o processo de sua prorrogação e da revisão total ou parcial de seus dispositivos, direitos e deveres dos empregados e empresas e penalidades para os sindicatos convenentes, os empregados e as empresas, em caso de violação de seus dispositivos, tudo conforme previsto 613 da CLT. 
Convenção e os acordos coletivos entrarão em vigor apenas 3 dias após a data de entrega ao órgão competente do Ministério do Trabalho, conforme art. 614, § 1º, CLT. Para publicação, cópias autênticas de convenções e acordos serão apresentadas abertamente pelos sindicatos convenentes em sua sede e nas empresas no campo de sua aplicação no prazo de 5 dias a partir da data do depósito (art. 614, § 2º, CLT). Prazo de validade: Não será permitida a duração de convenção ou acordo por um período superior a 2 anos (CLT, art. 614, § 3º). O processo de prorrogação, correção, denúncia ou cancelamento total ou parcial de convenção ou acordo coletivo estará sujeito à aprovação de uma determinada assembleia geral (CLT, art. 615), respeitando o quórum previsto no art. 612, e, em caso de aprovação, o dispositivo referido de prorrogação, revisão, denúncia ou revogação, será devidamente depositado e registrado junto ao órgão competente no Ministério do Trabalho, entrando em vigor 3 dias após sua efetivação (CLT, art. 615, § 1). 
Celebrada o acordo coletivo ou convenção coletivo, os convenentes devem, de acordo com o art. 614 da CLT, no prazo de 8 dias após a assinatura do dispositivo normativo, promovendo, conjunta ou separadamente, o depósito de uma via no Ministério do Trabalho. O dispositivo normativo (convenção coletiva ou acordo coletivo) entrará em vigor 3 dias após a transferência ao órgão autorizado do Ministério do Trabalho (CLT, art. 614, § 1º). O prazo máximo de validade da Convenção Coletiva ou do Acordo Coletivo será de dois anos.
Prof. José Carlos Parpinelli Junior

Continue navegando