Buscar

Resenha Crítica do documentario - Vida é um sopro Oscar Niemyer - Christopher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
CAMPUS SANTARÉM
Christopher Gomes Lopes
A vida um sopro: Oscar Niemeyer
O documentário fala da história de Oscar Niemeyer, uns mais reconhecidos arquitetos brasileiros. De forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres. No documentário são mostradas belas imagens de muitas de suas obras, a Casa das Canoas, o Palácio do Planalto, a Sede do Partido Comunista Francês, a Universidade de Constantine, o MAC Niterói, entre outras.
Este filme mostra veementemente, a forma de pensar de Oscar Niemeyer, desde quando iniciou seu trabalho em casas mais simples até chegar nas obras mais grandiosas, por exemplo umas de suas falas que ficam na mente é quando ele diz que não é a linha dura ou o ângulo reto que atrai ele e sim a linha curva, sensual, que tem liberdade assim como nossos rios. 
Nesse princípio, conseguimos ver o nacionalismo de Oscar, onde o qual engradece nossas riquezas através da arquitetura, um artista de grande estima, homenageado de tantas formas devido suas criações, o qual afirmava que a arquitetura não podia ser vista isoladamente é uma junção de artes e isso era o que definia suas obras.
	Como dito acima, é um documentário que foi elaborado de forma extrovertida, com o princípio de mostra a vida de um arquiteto brasileiro que até os dias de hoje é invejado pelas suas obras, tal obra recebeu o prêmio de Melhor Documentário, por unanimidade, no 1º Festival Internacional de Documentários Atlantidoc, no Uruguai, em dezembro de 2007, onde suas primeiras imagens foram feitas em 1998, embora tenha sido lançado em 20 de abril de 2007.
	Porém, a vida é um sopro de Oscar Niemeyer não ficou restritamente a vida dele, o vídeo aborda no seu decorrer o crescimento da cidade de Brasília, a qual teve grande influência de Oscar, como por exemplo a Cathedral de Brasília, Palácio do Planalto e entre outras obras. Resumindo em si, o documentário consegue repassar mais ou menos o que aconteceu na década de 30, a evolução do nosso país e nos mostra como umas das mentes mais brilhantes da arquitetura pensava.

Outros materiais