Buscar

Prova Regimental Direito Processual Civil III

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Quanto aos títulos executivos extrajudiciais, restringe-se a via da execução expropriativa àqueles que contemplam obrigações de crédito por quantia certa, pois as obrigações de fazer, não fazer e entregar coisa, quando assumidas pelo devedor, embora deem acesso direito à ação de execução, são realizadas por medidas outras, como multas cominatórias, por exemplo. 
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. São títulos executivos extrajudiciais: 
	
	a.
	a decisão interlocutória. 
	
	b.
	a sentença arbitral.
	
	c.
	o crédito, ainda que documentalmente não comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio.
	
	d.
	o contrato garantido por hipoteca, penhor, anticrese ou outro direito real de garantia e aquele garantido por caução e o cheque.
	
	e.
	a sentença estrangeira.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Prescrição do título executivo. Estando o prazo prescricional vencido, sem se ter tido a iniciativa de iniciar a execução, perde-se o título executivo que representa a obrigação, mas não se perde o direito de crédito, que só em 10 anos prescreve.
Relativamente à emenda acima e empreedendo raciocínio juridico, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Prescrito o título, poderá o credor ingressar com ação de execução.
	
	b.
	O título estrangeiro não terá eficácia executiva no Brasil, eis que a obrigação deve ser expressa em moeda nacional, não importando a satisfação dos requisitos de formação exigidos pela lei do lugar de sua celebração.
	
	c.
	Prescito o título, resta ao credor o protesto apenas.
	
	d.
	Ainda que haja ação de conhecimento, em razão da perda da ugência, é vedado ao credor requerer bloqueio de bens.
	
	e.
	O titulo prescrito, serve de prova, caso opte o credor por ingressar com ação de conhecimento.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. 
Escritura pública de separação e divórcio. O STJ já decidiu que a escritura pública de separação e divórcio, no que diz respeito aos alimentos nela fixados, também pode ser considerada título executivo extrajudicial. 
 Verdadeiro
 Falso
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Obrigação líquida e certa. “O termo ‘certa’ não aumenta nem diminui o conceito de obrigação líquida. Com efeito, para que ela seja líquida é preciso que seja certa, isto é, existente. A obrigação certa pode ser líquida ou ilíquida. Considera-se líquida a obrigação certa, quanto à sua existência, e determinada, quanto ao seu objeto (v. CC/1916 1533). Os meios hábeis de prova dão a certeza da existência da obrigação: a determinação de seu objeto, isto é, da espécie, qualidade, quantidade, ou valor da prestação, produz a sua liquidez” (Valverde. Comentários LF2, v. 1, p. 31).
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Segundo orientação da jurisprudencia, a apresentação antecipada de cheque pré-datado não caratcteriza dano moral, por ser o cheque título que representa ordem de pagamento à vista.
	
	b.
	O protesto cambial pode ser feito pela pessoa natural (particular), não sendo necessária fé pública à sua validade. 
	
	c.
	Nos títulos extrajudicias, a exigibilidade dá-se pelo trânsito em julgado.
	
	d.
	A liquidez do título extrajudicial toca à determinação de valor a ser cobrado.
	
	e.
	Não é possivel a cumulação de execuções, contra o mesmo executado, ainda que contra ele tenham sido emitidos multiplos títulos extrajudicias.

Continue navegando