Buscar

O PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR - PCC DIDÁTICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
Departamento: Educação Física
Disciplina: Metodologia do ensino da ginástica geral e artística
Aluno: Efferson Lima Silva
Observe as charges abaixo com muita atenção e depois reflita sobre as questões postas abaixo.
Reflita sobre as duas situações postas nas charges. Relembre de alguma situação que aconteceu com você na escola como aluno. Você se sentiu desconfortável ou excluído de algum processo escolar? Pense em quantas crianças no passado, atualmente e no futuro podem se sentir assim.
Já me senti excluído durante uma aula de matemática no quinto ano de escolaridade, em que a maioria da turma compreendia perfeitamente o conteúdo apresentado, enquanto eu me encontrava com várias dúvidas, interroguei o professor algumas vezes, e ele me respondeu de tal forma, que tudo ficava mais complicado e eu não consegui acompanhar o ritmo que a aula estava levando.
1. Como Edgar Morin compreende que os educadores precisam refletir sobre a natureza do conhecimento a ser trabalhado pela escola?
Na visão de Edgar Morin a escola precisa compreender e enfatizar as diferentes formas de cultura que estão presentes na sociedade.
2. A proposta de Edgar Morin é contrária ou afinada com as ideias passadas pelas charges?
As ideias transmitidas pelas charges são ideias de uma educação em que há uma falta de equidade na construção do conhecimento das diferentes culturas. Já a proposta de Edgar Morin é abranger a sociedade em todos os seus níveis educacionais dentro de uma mesma educação, portanto sua proposta é contrária com as ideias das charges.
3. Ao longo da história da educação, a escola tem se preocupado com a ética do gênero humano, tendo em vista estabelecer uma relação de “controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a Humanidade como comunidade planetária” (MORIN, p.2001)?
Não. Essa preocupação surgiu no início do século XXI condicionada por consequência da globalização e empenho do sistema educacional em estabelecer necessariamente uma boa proposta pedagógica.
4. Proponha alguma solução para as situações apresentadas pelas charges.
No começo da aula permitiria aos alunos trocarem ideias, inclusive com o professor, sobre o assunto a ser abordado, e com isso, seria possível analisar o conhecimento de cada aluno, e então assim, desenvolveria a aula partindo deste pressuposto, tornando o ensino equitativo e eficiente.
5. Quais conselhos você daria para si mesmo para exercer a didática com ética e dinamismo frente aos desafios apresentados nas charges?
A didática deste século, tem a necessidade de ser atenciosamente elaborada para ser exercida com êxito, e um fator importante e imprescindível, é buscar diferentes formas de conhecer o público a quem será transmitido o conhecimento, só assim a didática com ética e dinamismo surgirá frente aos desafios apresentados nas charges.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
Departamento: Educação Física
Disciplina: Metodologia do ensino da ginástica geral e artística
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
 Aluno: Efferson Lima Silva Matrícula: 202003166758
Campos dos Goytacazes – RJ
Novembro de 2021
O PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
 
A Educação Escolar encontra-se presente no cotidiano do educando desde os seus primeiros anos de vida, sendo uma etapa em que as crianças passam grandes transformações deixando de serem crianças e tornando-se adolescentes. Por causa disso, esses alunos estão em constantes descobertas, mudanças e desafios, tornando imprescindível um bom planejamento do professor para atuar em sala de aula.
Na fase do desenvolvimento cognitivo dos alunos, há novos e importantes esquemas de aprendizado que devem ser estimulados, e o pedagogo deve estar preparado para essa diversidade de ritmos e interesses, porém, muitas vezes isso deixa de acontecer, até porque, não é uma tarefa tão simples assim quanto parece. É muito comum, na maioria das vezes, os professores elaborarem uma aula usando como base em suas abordagens pedagógicas, uma didática ultrapassada ou pré-estabelecida, por conta disso, ocorre uma falta de coerência do conteúdo apresentado, com relação ao que os alunos necessitam aprender, gerando assim, grandes problemas em sala de aula, como, a falta de interesse por parte dos alunos em receber o conhecimento, ou até mesmo a frustração do próprio professor. Inclusive há professores que buscam elaborar suas intervenções pedagógicas em torno de teorias de ensino e aprendizagem que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula.
Dessa forma o professor, para atuar em sala de aula precisa, além de fazer a diferença na vida de seus alunos, utilizar fundamentos didáticos clássicos. E alinhar às estratégias uma prática didático-pedagógica que considere os novos tempos e as tecnologias disponíveis. É importante observar o ambiente social e cultural em que o aluno vive. Por exemplo, o mesmo professor pode atuar tanto em escolas públicas de periferia quanto em escolas particulares localizadas em bairros nobres. É de fundamental importância que o professor saiba lidar com essas diferenças dentro do ambiente escolar, investigando os diferentes níveis de conhecimento dos alunos e a forma como se comportam ao fazerem parte deste processo de ensino e aprendizagem. Proporcionando assim, uma prática pedagógica com qualidade e eficiência, atendendo as necessidades de cada aluno adequadamente, criando o verdadeiro sistema educacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19ª ed. São Paulo: Loyola.
https://www.objetivoitupeva.com.br/

Continue navegando