Buscar

Projeto de Ensino em Educação Formação profissional do docente.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
 Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE: Desafios e Perspectivas da Coordenação Pedagógica em Tempo de Pandemia na Escola Professora Izanete Victor dos Santos no Município de Santana-AP.
Girllane Oliveira Barbosa 
Julie Ane de Almeida Cardozo
Prof. Orientador Diorlando dos Santos Braga
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED2272) – Projeto de Ensino em Educação 
01/10/2021
1 INTRODUÇÃO
Em momentos difíceis que atualmente enfrentamos, o Projeto de Ensino em Educação sobre Os Desafios e Perspectivas da Coordenação Pedagógica em tempo de Pandemia na Escola Professora Izanete Victor dos Santos no Município de Santana – Amapá tem o objetivo de mostrar como a realidade dos profissionais na área da educação precisou se reinventar diante dos desafios que a Pandemia trouxe e suas perspectivas pós-pandemia.
Os desafios em todas as áreas profissionais sempre existiram com a pandemia a educação como as demais precisaram ainda mais de atualizações e adaptações para continuar exercendo as suas atividades, os docentes tiveram que se capacitar ainda mais tudo isso de forma online, já que a pandemia trouxe muitos transtornos a todos, cuidados sanitários, distanciamentos sociais. Esses profissionais acostumados com o contato pessoal com a comunidade escolar em geral mantiveram fechadas suas instituições de ensino, os atendimentos passaram a ser através de mídias digitais (grupo de whatsapp, chamada de vídeo), para evitar aglomerações nos ambientes escolares.
A função de coordenador pedagógico advém da supervisão pedagógica, surgindo nas habilitações do curso de Pedagogia, mediante a promulgação da LDB nº 9.394/96 (ADRIANO, 2017, p. 105).
Objetivo da pesquisa é relatar sobre os desafios e perspectivas da coordenação pedagógica em tempo de pandemia na escola Profª. Izanete Victor dos Santos no município de Santana-Amapá. Com isso desenvolve-se a pergunta problema: Quais os principais desafios e as perspectivas da coordenação pedagógica em tempo de pandemia para esses profissionais?
O desenvolvimento aconteceu através de pesquisa de campo na escola Profª. Izanete Victor dos Santos, em forma de entrevista com o corpo técnico do turno da manhã da instituição (coordenadoras pedagógicas); a coordenação pedagógica necessita de competências específicas para atuar com os desafios e as perspectivas da profissão em tempo de pandemia.
Os dados da pesquisa foram baseados em mídias digitais e livros como: Sites de pesquisas Acadêmicas, livro impresso do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, livro virtual e entrevista na instituição de ensino Profª. Izanete Victor dos Santos. 
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), as atribuições de coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática (SAS, 2021, s. p).
Portanto, esse profissional detém um importante papel na construção, processo e avaliação do conhecimento a ser alcançado pela instituição, apesar de sua função na escola ainda ser pouco valorizada, pelo menos do ponto de vista legislativo, que não descreve suas funções de modo claro e conciso (ALMEIDA; PLACCO; SOUZA, 2011 apud BURG, 2013, p. 219).
A coordenação pedagógica é um cargo da área da educação que tem como objetivo melhorar as práticas dos professores na formação continuada da escola. No Brasil, na década de 1920 que surgiu a função de coordenação pedagógica. Tal função surgiu com a proposta de equilibrar, hierarquizar propostas e competências pedagógicas (WIKIPEDIA, 2018, s. p).
Diante dessa função estruturante no desenvolvimento da prática pedagógica é necessário que o coordenador priorize atividades através de uma rotina, elabore um projeto de formação continuada direcionado ao corpo docente e estruture um plano de ação a partir das definições da proposta pedagógica e com base nas necessidades da escola. O desenvolvimento de uma rotina resulta da necessidade de se prever espaços e tempo para cada ação do Professor Coordenador no cotidiano da escola: estudo, planejamento, reuniões de formação, acompanhamento do trabalho dos professores e das classes (PEREIRA, 2021, s. p).
De acordo com Pereira (2021) o coordenador pedagógico precisa desenvolver uma rotina para as atividades, um plano estruturado para a proposta pedagógica direcionada ao docente e as necessidades da escola em geral, para que isso aconteça torna-se necessário um estudo, planejamentos, reuniões de formação, orientando o trabalho dos docentes e discentes.
A função formativa exercida pelo coordenador pedagógico esta diretamente relacionada à formação continuada dos professores para a atuação em suas atividades de docência. Cabe a esse profissional auxiliar os docentes para que eles aprimorem seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas, por meio da oferta de oficinas e cursos online, por exemplo, que abordem temas de relevância como didática, prática de ensino e métodos avaliativos (FRANÇA, 2018, s. p).
O coordenador precisa considerar o contexto de totalidade, coletividade e complexidade da equipe pedagógica para conseguir desenvolver um trabalho promissor. Deve considerar que não há um manual de instrução pronto, mais alternativas centradas no constante processo de ação-reflexão-ação, ou seja, na atuação, depois um momento de reflexão para ponderar sobre os fatos, resultados, relatos e dúvidas dos professores, para depois repensar outros passos de ações. Esse movimento ocorre continuamente e oferece suporte para que o trabalho do coordenador se baseie numa ação refletida (ADRIANO, 2017, p. 109).
Para Adriano (2017), desenvolver um trabalho em equipe torna-se necessário considerar a totalidade, coletividade e sua complexidade, nesse processo há constates alternativas de ação-reflexão-ação, ou seja, o processo dos fatos, resultados, relatos e dúvidas dos docentes, na maioria das vezes tornam-se esclarecidas pelo coordenador pedagógico.
Deve-se ressaltar ainda, que nem sempre há número adequado de profissionais coordenadores disponíveis nas escolas para atendimento de qualidade quanto ao cumprimento de suas funções e de outras agregadas (BURD, 2013, p. 219). Para os autores (KRAEMER, 2017 apud BURG, 2013, p. 219).
O coordenador também contribui para a avaliação formativa, tanto do discente quanto da instituição de ensino, em que além dos processos de desenvolvimento de objetivos para o ano letivo e a posterior, confirmação do alcance dos resultados esperados; o coordenador é responsável, sobre tudo, pelo processo dessa construção que busca sempre soluções democráticas durante a trajetória do aluno e do professor na construção de processo ensino aprendizagem. 
De acordo com Kraemer apud Burg (2017, 2013), o coordenador contribui para que a avaliação formativa[footnoteRef:1] alcance os objetivos de ensino aprendizagem dos alunos, professores e da instituição buscando resultados e soluções de forma democrática. [1: Conforme a Plataforma de Educação (SAS, 2021): Avaliação Formativa tem como principal função controlar e identificar a evolução de aprendizado dos alunos. É realizada varias vezes ao longo de todo ano letivo, analisando se os alunos estão atingindo as metas e os objetivos de ensinos. ] 
Ser coordenador pedagógico significa estar imbricado a um emaranhado de situações que o forma continuamente e orienta as suas escolhas, suas atitudes e sua posição frente à formação dos professores na escola (DOMINGUES, 2015).
	A função do coordenador é basicamente gerenciar as atividades daescola junto com a direção, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem junto ao corpo docente, visando sempre à permanência do aluno no ambiente escolar. Ele é responsável pelo acolhimento dos estudantes e do corpo docente, bem como pelo atendimento de suas necessidades relacionadas ao ensino-aprendizagem. Esse acolhimento consiste em ambientar tanto alunos como professores quanto as diretrizes da escola, auxiliando-os, sobretudo nas dificuldades da aprendizagem e do ensino respectivamente. Também assiste a direção da escola, em muitos casos auxiliando a gerenciar os recursos financeiros e humanos da instituição (OLIVEIRA, 2020, s. p). 
REFERÊNCIAS
ADRIANO, Graciele Alice Carvalho. Gestão Educacional/ Graciele Alice Carvalho Adriano: UNIASSELVI, 2017.
BURG. Silvana Montibeller. Pensamento Pedagógico e a construção da Escola/ Silvana Montiberller Burg, Silvio Luis Fronza. Indaial: Uniasselvi, 2013.
DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador Pedagógico e a Formação Continuada do Docente na Escola [livro eletrônico] / Isaneide Domingues. – 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2015.
 
FRANÇA. Luísa. Coordenador-pedagogico-desafios/. Disponível em:
<https://www.somospar.com.br/coordenador-pedagogico-desafios/> Acesso em 30 Set. 2021.
OLIVEIRA, Francisco Lindoval. O coordenador pedagógico e o seu papel no cotidiano escolar. Revista Educação Pública, v. 20, nº 14,14 de março de 2020. Disponível em:
<https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/14/o-coordendor-pedagogico-e-o-seu-papel-no-cotidiano-escolar> Acesso em 01 Out. 2021.
 
PEREIRA. Lucila Conceição. Coordenação Pedagógica. Infoescola, 2021. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/educacao/coordenador-pedagogico/> Acesso em: 29 Set. 2021.
SAS. Coordenador Pedagógico; rotinas, funções e atribuições. Disponível em: 
<https://blog.saseducaçao.com.br/coordenador-pedagogico/> Acesso em: 29 Set. 2021.
SAS. Avaliação Formativa: o que é e como utilizá-la no dia a dia/ Blog SAS. Disponível em:
<https://blog.saseducacao.com.br/avaliacao-formativa/> Acesso em 01 Out. 2021.
WIKIPEDIA. Coordenação Pedagógica. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Coordenação_pedagógica > Acesso em: 30 Set. 2021.

Continue navegando