Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada Parasitologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada Parasitologia 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Marcio Henrique Sampaio Barbosa de Souza
	MATRÍCULA: 04087108
	CURSO: Nutrição
	POLO: Boa Vista - RR
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
 
Segundo NEVES (2016) infecção é a penetração e desenvolvimento, ou multiplicação, de um agente infeccioso dentro do organismo de humanos ou animais (inclusive vírus, bactérias, protozoários e helmintos), enquanto infestação é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo ou vestes. (Pode-se dizer também que uma área ou local está infestado de artrópodes.) 
Outros termos importantes para a parasitologia e a diferença entre hospedeiro e reservatório que de acordo com NEVES (2016) hospedeiro é um organismo que alberga o parasito. Exemplo: o hospedeiro do Ascaris lumbricoides é o ser humano, enquanto reservatório são os humanos, os animais, as plantas, o solo e qualquer matéria orgânica inanimada onde vive e se multiplica um agente infecioso, sendo vital para este a presença de tais reservatórios e sendo possível a transmissão para outros hospedeiros (OMS). O conceito de reservatório vivo, de alguns autores, é relacionado com a capacidade de manter a infecção, sendo está pouco patogênica para o reservatório. 
Quando a diferença de incidência x epidemiologia é que a epidemiologia é o estudo da distribuição e dos fatores determinantes da frequência de uma doença (ou outro evento). Isto é, a epidemiologia trata de dois aspectos fundamentais: a distribuição (idade, sexo, raça, geografia etc.) e os fatores determinantes da frequência (tipo de patógeno, meios de transmissão etc.) de uma doença. Exemplo: na epidemiologia da esquistossomose mansoni, no Brasil, devem ser estudados: idade, sexo, raça, distribuição geográfica, criadouros Peri domiciliares, suscetibilidade do molusco, hábitos da população etc, enquanto a incidência é a frequência com que uma doença ou fato ocorre em um período de tempo definido e com relação à população (casos novos, apenas). Exemplo: a incidência de piolho (Pediculus humanus) no Grupo Escolar X, em Belo Horizonte, no mês de dezembro, foi de 10%. 
E por fim a diferença entre vetor biológico e vetor mecânico, segundo o mesmo autor é que: vetor biológico é quando o parasito se multiplica ou se desenvolve no vetor. Exemplo: o T. cruzi, no T. infestans. Vetor mecânico: É quanto o parasito não se multiplica nem se desenvolve no vetor, este simplesmente serve de transporte. Exemplo: Tunga penetram veiculando mecanicamente esporos de fungo.

Outros materiais