Buscar

MODELO DE RELATORIO PARA VISITAS TECNICAS Atividade Complementar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Relatório de Visita Técnica
Identificação do/da aluno (a): Pamela Matias de Castilho
Polo: UNINTER- Pouso Alegre
Nome da instituição visitada: CRAS- Cambuí
Nome e Nº do CRESS do/da Profissional que acompanhou a visita: Wallace Henrique Rosa CRESS 14751- 6ª região/MG 
Data e hora da visita: 09 de novembro de 2021, das 08h às 12h
Relatório da visita: 
O Centro de Referência da Assistência Social de Cambuí (CRAS – Cambuí) é um equipamento da Política da Assistência Social, a unidade municipal foi implantada em 2009, mantida com repasse de verbas federais e estaduais. Trata-se de uma unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 
As atividades oferecidas no CRAS são: recepção e acolhida de famílias e indivíduos, atendimento psicossocial, encaminhamentos, proteção pró-ativa por meio de visitas, acompanhamento familiar, produção e divulgação de material socioeducativo, articulação e fortalecimento da rede social e como principal serviço ofertado é a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), segundo a Tipificação Nacional de Serviços Sociassistencias (2014) este serviço:
“Consiste no trabalho social com famílias. De caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.” (Tipificação Nacional de Serviços Sociassistenciais, 2014, p.12)
Atende famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, seu público prioritário são pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes.
A instituição tem uma rotina de trabalho onde o usuário é cadastrado por meio de uma entrevista social, que é feita pelo assistente social, para que seja possível compreender a situação apresentada e assim incluí-lo nos programas e benefícios que o CRAS desenvolve e também encaminhá-lo aos serviços que atendam ás duas demandas.
Desta forma notei que o CRAS – Cambuí contribui para a emancipação social das famílias, pois ele desenvolve ações com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza e também atua de forma preventiva. E o assistente social deve ser uma pessoa realmente capacitada e com um bom arcabouço teórico para que assim possa desenvolver os documentos necessários do seu dia a dia de forma clara e fundamentada, deve deter conhecimentos nas políticas públicas para que possa orientar e ajudar os usuários.
___________________________________
Assinatura do aluno e nº do RU
_______________________________________________
Assinatura e nº CRESS do assistente social do CRAS
_______________________________________________
Assinatura e nº CRESS e RU do assistente social do polo

Outros materiais