Buscar

horas complementares

Prévia do material em texto

Filme: 12 ANOS DE ESCRAVIDAO
O longa conta a história de Salomon Northup, baseado em fatos reais. 
Salomon nascido livre com boas, qualidades de vida ao lado de sua esposa e filhos. Tinham uma vida feliz, até então, ele recebe uma proposta de emprego, que teria que ir para outra cidade. Sem saber que estava sendo enganado ele aceita o trabalho.
Quando se dá conta, percebe que foi sequestrado e vendido como se fosse escravo. Claro que com isso o espancam e o humilham. Ele começou a viver em cativeiro, a trabalhar em plantação de algodão. Durante 12 anos de escravidão o ator passa por dois senhores cada um de com jeito diferente de explorar seus serviços. O primeiro senhor da a ele o tratamento comum da logica escravocrata, era um senhor bom.
Já o segundo senhor fazia uso do poder, era malvado desumano com os escravos, tinha prazer em castigar e tratavam eles como meros objetos. No filme havia Patsy outra personagem importante, uma escrava que era abusada pelos senhores do engenho e separada dos filhos nascidos senzala. Havia muito sofrimento dor e indignação. Patsy pedia sua morte por não suportar mais tanto sofrimento. O filme encerra após a intervenção de abolicionistas que consegue a liberdade de Salomon. Quando ele volta para casa ele publica um livro.
A obra cinematográfica relata a crueldade humana com seus semelhantes especificamente, a relação do homem branco dos Estados Unidos do século XIX com as pessoas negras, o longa, trata da escravidão daquela época de forma clara e verdadeira, sendo assim o filme pode ser utilizado como método didático em sala de aula para aprender muito da escravidão.
FILME MÚSICA DO CORACAO
O filme música do coração, conta uma história, de uma mulher surpreendida pelo divórcio, situação que deixa desesperada diante da necessidade de se manter e de se alimentar, principalmente sua família, agora com um membro a menos. Guaspari é uma mulher com pouca experiencia, pois seu marido é da marinha e sempre, mudava de local de trabalho, isso a impedia de fincar raízes mais profundas nos lugares que residia. Em sua jornada desafiadora, acompanhada dos filhos poucos compreensivos, a protagonista vai em busca da sua emancipação, tendo em vista da mais significado a sua existência, deprimida e angustiante após a separação matrimonial.
Ela consegue um trabalho com educação musical numa escola pública, espaço cênico que já se mostrou como um potencial arena de conflitos em diversos dramas, alguns deles, citados no parágrafo introdutório desta reflexão. Algumas pessoas não aceitam sua presença no local. Os conflitos com a diretora Janet são constantes, as coisas, entre tanto não são fáceis primeiro o programa é sabotado por diversas pessoas depois faz um enorme sucesso, ela leva os estudantes para tocar em teatros privilegiados, mas tal como na história da educação mundial desde sempre a cortes no setor e o primeiro espaço a ser reduzido e o da arte. Mas eles não desistem, Roberta e um grupo imenso de pessoas se junta para formular estratégias de arrecadação de fundos para manutenção do projeto social tão importante para a vida dos pobres estudantes, do Harlem, para a satisfação da professora Roberta, mulher que teve o casamento inteiramente dissolvido e não consegue seguir com sua relação com Brain, impaciente diante das escolhas profissionais da educadora não tem tempo suficiente para namorar e cumprir outros requisitos de ordem social como jantares, encontros e festas.
FILME O PREÇO DO DESAFIO
Baseado em fatos reais o filme o preço do Desafio nos conta a história de um grupo de estudantes de origem hispânica que, confinados em uma escola, sucateada no subúrbio de Los Angeles, superou as mazelas impostas pelo sistema para demonstrar que a etnia não é fator decisivo para o sucesso ou para o fracasso.
O longa aborda alguns fenômenos sociais bem importantes como o preconceito, a cooperação, a competição, o conflito, entre outros fatores.
É notável, a capacidade de superação, a constatação que a superioridade de uns sobre os outros não existe se as condições de vida e de trabalho forem similares. E a razão de toda essa superação foi, a disposição e a força de um professor de matemática, também hispânico, que aplica conceitos de psicologia e filosofia, para despertar os alunos o interesse pela matemática inspirando os a, passarem de viciados em drogas a gênio da matemática.
O filme mostra a importância de estimular o aluno para que ele se sinta motivado a se esforçar para conquistar seus objetivos. Muito importante também auxiliar o aluno no estabelecimento desse objetivo, pois muitos deles nem acreditavam que podia sonhar.
FILME DIARIO DE MOTOCICLETA
O filme baseado em fatos reais mostra a historia de dois jovens estudantes que antes de começar o ultimo semestre de medicina, Ernesto “Che’’ Guevara e seu amigo Alberto Granado decidem ir em busca de aventura do Brasil ao Peru em uma motocicleta para fazer uma pesquisa medica, uma das primeiras paradas foi pra se despedir de sua namorada, ela não queria que ele fosse mas isso não impediu que ele continuasse sua viagem com seu amigo, a vários lugares eles passava se deparavam com inúmeras paisagens, vegetações, Ernesto registra em seu diário todas suas façanhas e aventuras, Ernesto sofre muito com seus problemas respiratórios, por causa da chuva e do frio. Já Alberto é um ótimo conquistador e dançarino, ao ver da realidade do seu continente eles se deparam em situações difíceis, famílias desabrigadas, pessoas doentes, eles tentam ajudar o máximo possível, a cada região diferente eles conhecem um pouco mais da cultura e das dificuldades. No final dessa aventura os amigos tomam seus rumos diferentes, Alberto vai continuar seus estudos e Ernesto nasce como mito Che, a partir daí começa sua luta contra a desigualdade social.
O filme é bastante interessante faz nos sentir a realidade sofrida das pessoas, e nos mostra que a desigualdades social não mudou muita coisa daquela época, para a sociedade atual.

Continue navegando