Buscar

Atividade extrativismo 7 Ano (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

E.E ANGENOR DE OLIVEIRA POETA 
(EF07GE26*) Identificar Territórios Quilombolas, Terras Indígenas e Reservas Extrativistas nas Unidades de Conservação, discutir o papel desses grupos na conservação e preservação da natureza e analisar conflitos e movimentos de resistência no Brasil, em especial no Estado de São Paulo.
 Atividade extrativista 7º ano A
A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral.
As Reservas Extrativistas (RESEX) são espaços territoriais protegido cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da área.
A atividade do extrativismo vegetal está vinculada à extração de produtos ou subprodutos oriundos de plantas, tais como seivas, folhas, ervas, madeira, frutos, cascas de tronco entre outros. Ex; madeiras, castanhas, açaí e látex (que é uma seiva extraída da seringueira), muito utilizado para a fabricação de borracha. 
A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal. (ilegal no Brasil, exceto para as comunidades indígenas) e a pesca, devendo obedecer a determinadas regras – período de reprodução dos peixes e peso.
A atividade extrativista mineral extrai ou retira recursos de origem mineral, esses são encontrados no subsolo, nessa modalidade a execução é chamada de garimpo, pois se desenvolve de forma tradicional com equipamentos rudimentares. Ex; ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros.
Reservas Extrativistas foram introduzidas pela Lei 9.985/00, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), por sua vez regulado pelo Decreto nº 4.340/02. Elas são criadas por lei e administradas pelo órgão ambiental correspondente: se lei federal, a responsabilidade será do Instituto Chico Mendes.
se lei estadual ou municipal, será responsabilidade do órgão ambiental do estado ou município.
De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até julho de 2015, existem 90 reservas extrativistas no país: 62 na esfera federal e 28 na esfera estadual.
 ATIVIDADE
1- O que é uma reserva extrativismo?
2- O que é extrativismo vegetal, animal e mineral? Explique.
3- Quais são os principais produtos do extrativismo vegetal no Brasil?
4- Quanto às reservas extrativistas (Resex): a) Justifique a sua importância para a preservação ambiental?

Continue navegando