Buscar

AVALIAÇÃO - DIREITO PENAL III - 2 BIMESTRE

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL III
PROFESSORA: Tatiana Moraes Cosate.
Avaliação Bimestral – Valor: 7,0.
INSTRUÇÕES
1. Leia atentamente cada questão. Os valores das questões estão delimitados no decorrer da prova. 
2. As questões deverão ser respondidas no gabarito de prova disponibilizado através do sistema JACAD até a data de 03/07/2020, impreterivelmente. 
3. O envio do gabarito deverá se dar exclusivamente através do sistema JACAD no campo específico para isso e de forma tempestiva. Não serão aceitas avaliações enviadas por qualquer outro modo (email, whatsapp, etc.) 
4. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas. Quaisquer dúvidas serão solucionadas, exclusivamente, no dia da vista de provas. 
5. As notas estarão disponíveis no Portal do Aluno, dentro do prazo institucional. A vista de prova e o detalhamento da nota total do bimestre serão realizados no primeiro dia letivo após a data de 03/07/2020. 
6. A não participação do aluno(a) na vista de prova indica a sua concordância com a referida nota
QUESTÕES OBJETIVAS
Valor de cada questão objetiva: 0,6.
1. Em relação ao crimes contra a honra, analise as afirmativas abaixo:
I. Para a configuração penal do delito de injúria, não se exige o elemento subjetivo consistente no dolo de ofender na modalidade de dolo específico, sendo suficiente, para a caracterização da figura típica, a presença do chamado dolo genérico
II. Para a caracterização do crime de calúnia, é imprescindível a imputação falsa de fato determinado e definido na lei como crime ou contravenção penal.
III. Se o crime de difamação for cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro.
IV. A calúnia admite a prova da verdade, salvo se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença recorrível.
Assinale a alternativa correta:
a) as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) as afirmativas I e IV estão corretas.
d) somente a afirmativa III está correta.
e) as afirmativas III e IV estão corretas.
2. Em relação aos crimes previsto no Capítulo III da parte especial do Código Penal – Da Periclitação da Vida e da Saúde, analise as assertivas abaixo:
I. De forma a castigar seu filho de treze anos por ter lido revistas de conteúdo homoerótico impróprio para sua idade, José Haroldo decide colocar a cabeça do garoto na privada e puxar a descarga, colocar água fervente na região genital, bem como lhe dá uma surra. O garoto é internado com fraturas nos braços e nas pernas, queimaduras de segundo grau na região genital e nas coxas e rotura do baço. Ouvido em sede policial, José Haroldo confessa a surra, informando ao delegado que não iria deixar o filho se tornar um pervertido, mesmo que tivesse que matá-lo. Na hipótese, José Haroldo cometeu o crime de maus-tratos.
II. A mulher que abandona seu filho recém-nascido na portaria de um prédio, para ocultar sua própria desonra, comete o delito de abandono de incapaz.
III. Para a caracterização do delito de abandono de incapaz, impõe-se, além da existência de transgressão da relação particular de assistência entre o agente e a vítima, a presença, ainda que por certo lapso temporal, de perigo concreto para esta, sendo prevista, para o delito, tanto a forma comissiva quanto a omissiva.
IV. A forma majorada da omissão de socorro dispensa a prova do nexo causal natural entre a morte da vítima e a conduta do agente, bastando tão somente a existência da possibilidade de que a atuação deste poderia evitar o evento letal.
Assinale a alternativa correta:
a) as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) as afirmativas I e IV estão corretas.
d) somente a afirmativa III está correta.
e) as afirmativas III e IV estão corretas.
3. A respeito da rixa, conduta tipificada pelo art. 137 do Código Penal, assinale a alternativa correta: 
A) O agente que participa de rixa responde pela prática do delito como partícipe.
B) O agente que participa de rixa responde pela prática do delito como autor.
C) Não se admite a responsabilização de agente como partícipe no crime de rixa.
D) O crime de rixa não admite concurso de agentes, porque é um crime plurissubjetivo.
4. Assinale a alternativa correta:
a) Aquele que, ao se omitir, provoca, culposamente, a exposição de outrem ao perigo, pratica o crime de omissão de socorro.
b) Para a configuração do crime de calúnia, não é necessário que o réu saiba que a imputação por ele feita é falsa.
c) Dada sua natureza, o crime de ameaça só se configura se o agente tiver ameaçado explicitamente a vítima.
d) O crime de maus-tratos tem pena aumentada de 1/3 (art. 136, §3o do CP) se praticado contra pessoa menor de 14 anos.
5. Ana Maria, aluna de uma Universidade Federal, afirma que José, professor concursado da instituição, trai a esposa todo dia com uma gerente bancária. A respeito do fato acima, é correto afirmar que Ana Maria praticou o crime de:
a) calúnia, pois atribuiu a José o crime de adultério, sendo cabível, entretanto, a oposição de exceção da verdade com o fim de demonstrar a veracidade da afirmação.
b) difamação, pois atribuiu a José fato desabonador que não constitui crime, sendo cabível, entretanto, a oposição de exceção da verdade com o fim de demonstrar a veracidade da afirmação, uma vez que José é funcionário público.
c) calúnia, pois atribuiu a José o crime de adultério, não sendo cabível, na hipótese, a oposição de exceção da verdade.
d) difamação, pois atribuiu a José fato desabonador que não constitui crime, não sendo cabível, na hipótese, a oposição de exceção da verdade.
6. Em relação aos crimes contra o patrimônio, analise as situações hipotéticas abaixo:
I. Maria, apesar de divorciada de José, com este mantém amizade, e constantemente se encontram para jantar. Em um desses encontros, Maria furtou o relógio e as abotoaduras de ouro pertencentes a José. Nesse caso, por ter sido casada com José, Maria estará isenta de pena, nos termos do art. 181, I, do Código Penal.
II. É crime de extorsão mediante sequestro a conduta denominada de “sequestro-relâmpago” (ocorre quando os agentes abordam a vítima, restringem sua liberdade e com ela se deslocam e a caixas eletrônicos, com intuito de fazer saques em dinheiro).
III. Deve responder pelo crime de constrangimento ilegal aquele que não sendo autoridade policial prender agente em flagrante delito.
IV. Epicuro e Tales resolvem subtrair importância em dinheiro de um veículo coletivo de passageiros, com uso de simulacro de arma de fogo, e ameaçam o cobrador do ônibus, tomando-lhe pequena importância em espécie. Na mesma conduta subtraem dinheiro e celulares de dois passageiros e do próprio cobrador. Epicuro e Tales cometeram crime de roubo majorado em concurso de crimes.
Assinale a alternativa correta:
a) as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) as afirmativas I e IV estão corretas.
d) somente a afirmativa IV está correta.
e) as afirmativas III e IV estão corretas.
7. A respeito do crime de ameaça, considere as seguintes assertivas:
I. não pode ser praticado por meios simbólicos.
II. é de ação penal privada.
III. pressupõe injustiça do mal prometido.
IV. quando usado como meio executório de um roubo, coexiste com este em concurso de crimes.
A quantidade de itens corretos é:
a) nenhuma
b) um
c) dois
d) três
e) quatro
8. José ingressou no escritório da empresa Alpha, sendo que o segurança não lhe obstou o acesso porque estava vestido de faxineiro e portando materiais de limpeza. No interior do escritório, arrombou a gaveta e subtraiu R$ 3.000,00 do seu interior. Quando estava saindo do local, o segurança, alertado pelo barulho, tentou detê-lo. José, no entanto, o agrediu e o deixou desacordado e ferido no solo, fugindo, em seguida, do local de posse do dinheiro subtra.do. Nesse caso, José responderá por: 
a) furto qualificado pela fraude e pelo arrombamento.
b) furto qualificado pela fraude.
c) roubo impróprio.
d) furto simples.
e) estelionato.
9.Ainda em relação aos crimes contra o patrimônio, analise as situações hipotéticas abaixo:
I. Pedro ingressou numa joalheria e afirmou que pretendia adquirir um anel de ouro para sua esposa. A vendedora colocou sobre a mesa diversos anéis. Após examiná-los, Pedro disse que lhe agradou mais uma peça que estava exposta no canto da vitrine e que queria vê-la. A vendedora voltou-lhe as costas, abriu a vitrine e retirou o anel. Valendo-se desse momento de descuido da vendedora, Pedro apanhou um dos anéis que estava sobre a mesa e colocou-o no bolso. Em seguida, examinou o anel que estava na vitrine, disse que era bonito, mas muito caro, agradeceu e foi embora, levando no bolso a joia que havia apanhado. Neste caso, Pedro praticou o crime de apropriação indébita.
II. O segurança de um estabelecimento comercial, mediante remuneração de R$ 10.000,00, desligou o alarme durante trinta minutos para que seus comparsas arrombassem a porta, entrassem e subtraíssem todo o dinheiro do cofre. Nesse caso, o segurança responderá pelo crime de furto qualificado, na condição de partícipe. 
III. Alfredo, de posse de cheque em branco do empregador, falsifica a assinatura deste no título e o utiliza na compra de determinado bem, obtendo vantagem ilícita em prejuízo do comerciante. Na hipótese, Alfredo comete o crime de estelionato. 
IV. No crime de apropriação indébita, o dolo é antecedente à posse.
Assinale a alternativa correta:
a) as afirmativas I, II, IV estão corretas.
b) as afirmativas I, II e III estão corretas.
c) as afirmativas I e IV estão corretas.
d) as afirmativas II e III estão corretas.
e) somente a afirmativa IV está correta. 
QUESTÕES SUBJETIVAS
1. Um profissional foi contratado para cuidar de um homem muito idoso. Certo dia, deixou o idoso sentado em uma praça pública para pegar sol. Em determinado momento, o idoso saiu andando, pensando que tinha sido esquecido pelo cuidador. O cuidador ficou inerte ao ver o idoso cruzar a rua próxima, mesmo vendo avançar um veículo, que estava a toda marcha, e que acabou por mata-lo. Diante dos fatos ocorridos, a autoridade policial ao conduzir o inquérito policial, indiciou o profissional pelo crime previsto no artigo 135 do Código Penal (Omissão de Socorro). Findo o inquérito policial, você, na qualidade de representante do Ministério Público, deverá oferecer a denúncia e tipificar a conduta do profissional. Neste caso, você irá manter a capitulação típica apontada no Inquérito Policial? (valor: 0,1) Se negativo, justifique a sua resposta. (valor: 0,7). 
2. Analise a seguinte afirmativa: O delito de rixa resta configurado ainda que definida a posição dos contendores, não respondendo pela forma qualificada desse delito o participante que sofra lesão grave, sob pena de caracterização de bis in idem. Essa afirmação está correta. A afirmativa exposta acima está correta ou incorreta? (valor: 0,1). Justifique a sua resposta. (valor: 0,7)

Continue navegando