Buscar

AV2 - 2021.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: 0001- DIREITO
	
	CÓD/ DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL
	
	PROFº M.Sc. LIDIANE MOURA LOPES
	TURNO: MANHÃ
	
	TURMA: 
	SALA: 
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): 
	
	DATA:
	AV1 ( ) – AV2 ( ) – AV3 ( X )
	
OBSERVAÇÃO: SOMENTE SERÃO CONSIDERADAS NAS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA (1 A 4) AS LETRAS ABAIXO APONTADAS:
	QUESTÃO
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	ASSERTIVA ESCOLHIDA
	
	
	
	
	
	
 
1) (Total: 1,0 ponto) Assinale a alternativa que corresponde aos aspectos estudados quanto às fontes do Direito Penal:
a) A fonte material diz respeito à forma como o Direito Penal se exterioriza.
b) As fontes formais relacionam­se aos órgãos estatais responsáveis pela produção de normas penais.
c) A União é a fonte material do Direito Penal e, excepcionalmente prevê o parágrafo único do art. 22,
da CF/1988, que lei complementar autorize os Estados a legislar sobre questões específicas de matéria penal.
d) As fontes materiais podem ser mediatas ou imediatas.
e) A fonte formal imediata são os costumes.
2) (Total: 1,0 ponto) Utilizando­se das funções e missões do Direito Penal, assinale a alternativa que se melhor se relaciona ao tema:
a) Expandir o poder punitivo do Estado frente aos indivíduos.
b) Satisfazer o clamor popular por meio de instrumentos simbólicos de punição.
c) Concretizar a seletividade social, restringindo a liberdade de quem se oponha às visões políticas daqueles que estejam à frente dos governos.
d) Promover a vingança privada, como, por exemplo, acontece na legítima defesa.
e) Servir como instrumento de garantias para a sociedade, preservando uma atuação democrática do Estado na resposta penal àquele que praticou o fato criminoso.
3) (Total: 1,0 ponto) O crime impossível
A) é reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça quando o agente já possuidor da droga a oferece ao policial, que efetua a prisão em flagrante.
B) pela impossibilidade absoluta do meio ocorre quando o objeto não pode sofrer a ação típica, como no caso de alguém que atira da janela uma pessoa que já estava morta.
C) demanda o potencial lesivo da conduta e a ausência de elementos subjetivos do tipo para sua configuração.
D) ocorre quando o agente em situação de extrema vulnerabilidade pratica um fato típico em razão da falta de apoio do Estado.
E) pode ocorrer em caso de furto em estabelecimento comercial se a vigilância concretamente tornar impossível a consumação do delito.
4) (Total: 1,0 ponto) São elementos que compõem o fato típico:
A) nexo causal, conduta, tipicidade e punibilidade.
B) resultado, tipicidade, nexo causal e antijuridicidade.
C) conduta, resultado, nexo causal e tipicidade.
D) culpabilidade, tipicidade, conduta e resultado.
E) conduta, resultado, nexo causal e subjetividade.
5) (Total: 1,0 ponto) Tendo em vista a teoria da equivalência dos antecedentes causais, ou da conditio sine qua non, considerando como causa toda ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido, observe o que segue:
I. Carlos ferido gravemente por Pedro foi socorrido em hospital, mas veio a falecer em incêndio ocorrido, logo depois, nas dependências desse local. II. Ana ferida levemente por José foi socorrida em hospital, onde veio a falecer por complicações de imprescindível cirurgia. Nesses casos,
A) exclui-se a imputação a ambos Carlos e Ana.
B) não se exclui a imputação a Carlos, mas se exclui a imputação a Ana.
C) exclui-se a imputação a Carlos, mas não se exclui a imputação a Ana.
D) não se exclui a imputação a ambos Carlos e Ana.
E) a responsabilidade é exclusiva do hospital, por omissão ou imperícia, em relação ao paciente.
6) (Total: 1,0 ponto) Sebastião, contratado por Horácio, arrancou mudas de árvores nativas que haviam sido plantadas por servidores do Município em logradouro público próximo à residência do segundo. Flagrados por policiais militares e conduzidos à Delegacia de Polícia, foi lavrado termo circunstanciado da ocorrência. Posteriormente, não aceitas as propostas de aplicação de medidas de justiça consensual pelos agentes, ambos foram denunciados pelo Ministério Público por infração ao artigo 49, caput, da Lei nº 9.605/1998 (Art. 49 - Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente). Durante a instrução processual, porém, restou comprovado que Sebastião, pessoa simples e analfabeta, desconhecia que sua conduta fosse contrária à ordem jurídica, tendo inclusive afirmado, em seu interrogatório, que, se soubesse, jamais teria destruído as plantas. Em sendo assim, Sebastião incorreu em
A) erro de tipo incriminador.
B) erro de tipo permissivo.
C) erro de proibição 
D) erro de mandado.
7) (Total: 2,0 pontos) Wilson, extremamente embriagado, discute com seu amigo Junior na calçada de um bar já vazio pelo avançado da hora. A discussão torna-se acalorada e, com intenção de matar, Wilson desfere quinze facadas em Junior, todas na altura do abdômen. Todavia, ao ver o amigo gritando de dor e esvaindo-se em sangue, Wilson, desesperado, pega um taxi para levar Junior ao hospital. Lá chegando, o socorro é eficiente e Junior consegue recuperar-se das graves lesões sofridas. Analise o caso narrado e, com base apenas nas informações dadas, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir.
A) É cabível responsabilizar Wilson por tentativa de homicídio? (Valor: 1,0 ponto)
B) Caso Junior, mesmo tendo sido socorrido, não se recuperasse das lesões e viesse a falecer no dia seguinte aos fatos, qual seria a responsabilidade jurídico-penal de Wilson? (Valor: 1,0 ponto).
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
8) (Total: 2,0 pontos) Félix, objetivando matar Paola, tenta desferir-lhe diversas facadas, sem, no entanto, acertar nenhuma. Ainda na tentativa de atingir a vítima, que continua a esquivar-se dos golpes, Félix, aproveitando-se do fato de que conseguiu segurar Paola pela manga da camisa, empunha a arma. No momento, então, que Félix movimenta seu braço para dar o golpe derradeiro, já quase atingindo o corpo da vítima com a faca, ele opta por não continuar e, em seguida, solta Paola, que sai correndo sem ter sofrido sequer um arranhão, apesar do susto.
Nesse sentido, com base apenas nos dados fornecidos, poderá Félix ser responsabilizado por tentativa de homicídio? Justifique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Boa Prova!

Continue navegando