Buscar

TGP AV1 - RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO
ALUNO: JOÃO BATISTA RIBEIRO PESSOA		
MATRÍCULA: 202101312007
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO E FASE DE CONHECIMENTO NO PROCESSO CIVIL
PROFESSORA: ISABEL REIS
TURNO: MANHÃ
AV1 - RESPOSTAS 
Questão 1 (1.0 ponto):  
 
Lei nº 12.602, de 3 de abril de 2012
 
Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação Infantil
 
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
 
Art. 1º É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na Semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Drª Zilda Arms.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 3 de abril de 2012; 191ª da Independência e 124ª da República.
DILMA ROUSSEFF
A respeito da lei acima transcrita, assinale a opção correta com fundamento na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.
1. A) Caso o artigo 2.º não existisse, a lei em pauta entraria em vigor apenas sessenta dias após a sua publicação, período em que se teria a vacância da lei.
2. b) Conforme o princípio da obrigatoriedade, todos terão que comemorar a data do dia 25 de agosto como sendo o Dia Nacional da Educação Infantil, já que, por essa norma, foi decretado feriado nacional.
3. C) Hoje, para se corrigir essa lei, alterando-se a data do Dia Nacional da Educação Infantil para o dia 26 de agosto, seria necessária uma lei nova.
4. D) Pelo princípio da continuidade, o fim da vigência da lei em questão ocorrerá quando outra a modificar ou a revogar expressamente.
5. E) De acordo com as informações contidas no referido documento legal, é correto afirmar que a data da promulgação corresponde à data da publicação da norma.
Questão 2 (1.0 ponto):
No direito brasileiro, não se admite a autotutela, devendo todos os conflitos serem levados ao conhecimento do judiciário para que, seja solucionado,
1. A) logo podemos afirmar que no direito brasileiro, em regra, não se pode exercer os direitos pelas próprias mãos, devendo sempre os interessados, a submeterem à substituição da vontade, pela do Estado.
2. B) logo podemos afirmar que no direito brasileiro, jamais uma pessoa poderá exercer seus direitos pelas próprias mãos, devendo sempre os interessados se submeterem à substituição da vontade pela do Estado.
3. C) logo podemos afirmar que no direito brasileiro, uma pessoa deverá se submeter à tutela jurisdicional do Estado, sempre que lhe convir, não podendo nunca, exercer seus direitos pelas próprias mãos.
4. D) o exercício dos direitos pelas próprias mãos é inadmissível, inexistindo no direito pátrio qualquer possibilidade de sua ocorrência.
Questão 3 (1.0 ponto): Analise as afirmações a seguir e assinale a correta:
1. A lei brasileira começa a vigorar em todo o país no prazo nela descrito e, no seu silêncio, em quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada.
2. O intervalo entre a data da publicação da lei e sua entrada em vigor denomina-se “vacatio legis”.
3. A contagem do prazo exclui o dia da publicação, mas inclui o do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral.
1. A) As afirmações I e II estão corretas.
2. B) As afirmações I e III estão corretas.
3. C) As afirmações II e III estão corretas.
4. D) Apenas a afirmação I está correta.
5. E) Todas as afirmações estão corretas.
 
Questão 4 (1.0 ponto): Pelo sistema de vigência adotado no nosso ordenamento jurídico, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, estabelece que, sendo admitida a lei brasileira em território estrangeira, terá ela a “vacatio legi”s de:
1. a) um mês;   b) seis meses;    c) três meses;     d)  dois meses;      e) quatro meses.
 
Questão 5 (1.0 ponto): Os métodos adequados de solução de conflitos, são, atualmente, um sistema multiportas de solucionar de forma pacífica os conflitos em sociedade, sem, contudo, afastar do Poder Judiciário o exercício de sua função de compor litígios, de declarar e realizar o Direito através da:
1. a) jurisdição;   b) ação;    c) processo;    d) competência;     e) tutela.
 
Questão 6 (1.0 ponto): A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro adotou o princípio da vigência sincrônica quando a lei for omissa quanto ao período de “vacatio legis”. Discorra sobre tal princípio.
RESPOSTA: Segundo o DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942, a Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro, em seu Art. 1º discorre que “Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada”. Portanto, quando a lei não estabelecer o vacatio legis, ela entrará em vigor 45 dias após a publicação, e a “contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral” conforme art. 8º, § 1º da Lei complementar 95/1998. E nos demais caso o caput do Art. 8º estabelece “A vigência da lei será indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razoável para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a cláusula "entra em vigor na data de sua publicação" para as leis de pequena repercussão.
Questão 7 (1,0 ponto):  “Quanto à eficácia da lei no espaço, o ordenamento jurídico brasileiro adota o Princípio da Territorialidade, que permite, em alguns casos, que lei estrangeira seja aplicada dentro do território brasileiro”. Discorra sobre a afirmativa apresentada!
RESPOSTA: As leis estrangeiras poderão ser admitidas em território brasileiro, quando o Brasil for signatário daquela lei, assim como as decisões internacionais só serão aceitas após homologação pelo nosso sistema jurídico. Exemplo disso são as decisões do Tribunal Penal Internacional do qual o Brasil ratificou, juntamente com outros países, o Estatuto de Roma.

Continue navegando