Buscar

ativ Liberdade negativa,positiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNA: Leticia Ferreira
Discuta as definições de "liberdade negativa" e "liberdade positiva", de acordo com o que foi discutido por Isaiah Berlin.
De acordo com o conceito de liberdade negativa de Berlin, quando o comportamento de um indivíduo não é alvo de intervenção deliberada de terceiros, o indivíduo será considerado livre. Quanto mais amplo for o espaço para a não intervenção, mais ampla será a liberdade. Nessa perspectiva, somente quando se busca proteger a liberdade dos governados, a coerção de forças maiores, como a coerção do estado, é razoável. Portanto, segundo Berlin, é necessário avaliar as condições socioeconômicas dos governados considerados incompetentes para determinar se a incompetência comprovada é um resultado injusto que pode ser reparado por intervenção do Estado. Portanto, a questão da fronteira entre o espaço de ação nacional e o espaço pessoal dos indivíduos tornou-se relevante.
De acordo com Berlin, as seguintes são as variáveis ​​que precisam ser consideradas na definição do espaço de ação nacional em relação ao espaço pessoal: a necessidade de proteger a liberdade pessoal em um sentido "negativo" e a necessidade de proteger a liberdade pessoal que é considerada incapaz de desfrutar da mesmo,e a necessidade de garantir outro bem-estar social, como justiça, moralidade, segurança, etc. Percebe-se que a polêmica em torno do conceito de “liberdade negativa” na verdade se enquadra no controle do Estado sobre a liberdade individual.
De acordo com o conceito de "liberdade positiva" de Berlin, este conceito decorre da vontade do indivíduo de se tornar seu próprio mestre, sem ter que obedecer a regras externas que não lhe convêm. Uma vez que esse campo do individuo geralmente está combinado com a razão e a racionalidade, surge o problema, ou seja, a natureza superior do homem é um exemplo de controle de sua natureza inferior. Por causa desse sistema hierárquico, torna-se razoável a coerção dos indivíduos para que alcancem sua natureza superior, tornando-se assim o sujeito esclarecido e o próprio senhor. Caso contrário, ele sempre estará em um estado de natureza inferior, porque sua ignorância, sua cegueira o impedirão de controlar sua paixão e seu impulso irracional.
Uma premissa básica da aplicação neste caso é que o individuo compreende totalmente o que o fará se estiver devidamente inspirado. Como Berlin aponta, trata-se de forçar um indivíduo a querer algo que ele não sabe que deseja, a fim de ser capaz de se realizar. Mas, para entender melhor o que Berlin chama de sentido "positivo" de liberdade, é necessário analisar esse conceito de autorrealização e outra variável: o conceito de status. A autorrealização não ocorre fora da convivência social, ou seja, o conflito é constitutivo e condição para a superação de obstáculos.
Para Berlin, o que também precisa ser considerado é que a maneira de cada um se compreender depende de como as pessoas ao seu redor o percebem. Portanto, ele não busca necessariamente igualdade de direitos legais ou liberdade para fazer o que quiser, mas busca as condições de um agente autônomo e responsável aos olhos daqueles que o cercam. Essa busca de status social é assumida pelo autor como um desejo de ser compreendido e reconhecido, mesmo por meio de diferenças e desentendimentos. Na opinião do autor, embora essa busca de status seja um diálogo com a busca de liberdade, ela se compõe de desejos muito diversos, a saber, aceitar a privação de liberdade por um status melhor. ,

Outros materiais

Outros materiais