Buscar

Atividade 3 etica e bem estar animal

Prévia do material em texto

Continuando nosso processo avaliativo, nessa unidade focaremos a dissertação. Uma questão dissertativa é um convite para que você articule de maneira mais formal os conteúdos vistos na unidade. Vamos ao trabalho?
O termo eutanásia deriva do grego “eu” (boa) e “thanatos” (morte), constituindo o modo humanitário de matar o animal, sem dor e com mínimo estresse. De acordo com o § 1º do art. 14 da Lei nº 11.794, de 2008, a eutanásia é a prática de causar a morte de um animal de maneira controlada e assistida para alívio da dor ou do sofrimento.
Considerando o bem-estar animal e a definição de eutanásia, elabore em um texto dissertativo que discorra sobre um animal que necessite de eutanásia. Seu texto deve abordar:
1. Espécie animal e justificativa para eutanásia;
2. Como o procedimento deve ser realizado.
 
Orientações e critérios de avaliação:
1. Leia o conteúdo do E-Book desta unidade, desta forma terá mais embasamento nos seus textos.
2. Leia com atenção e fique atento(a) aos itens solicitados. TODOS eles serão cobrados em sua resposta.
3. Esboce seu texto previamente, não envie antes de rever e conferir se TUDO o que foi solicitado está na sua apresentação. Uma resposta completa ajudará a obter uma boa nota.
4. Coloque seu texto no campo de resposta. Ao finalizar clique em “Salvar e Enviar”. 
ATENÇÃO: cuidado com o uso do botão “Salvar todas as respostas” – esta opção não envia a atividade para a plataforma e não há como o professor avaliar seu texto.
Confira a rubrica (critérios de avaliação) que será utilizada para corrigir a sua atividade.
Outras orientações importantes:
1. Observe que esta atividade propõe uma reflexão sobre o tema estudado, portanto, o autor é você (elabore um texto de sua autoria).
2. Utilize uma linguagem objetiva e clara, para que não fiquem dúvidas sobre a sua percepção crítica e analítica.
3. Atenção, também, à correção gramatical e à coerência. A ausência desses elementos refletirá na diminuição da nota.
 
Bons estudos!	
De acordo com o § 1º do art.14 da Lei nº 11.794, de 2008, a eutanásia é a prática de causar a morte de um animal de maneira controlada e assistida para alívio da dor ou do sofrimento, e apesar de a morte não esteja incluída na lista das cinco liberdades propostas pelo Comitê do Bem-Estar de Animais de Produção do Reino Unido, a forma
da morte é relevante, pois uma morte não humanitária iria de encontro com muitas das liberdades. Ademais, práticas como a eutanásia e o abate de animais fazem parte do exercício da profissão, sendo que as normativas para a execução das mesmas são apresentadas no Código de Ética do Médico Veterinário.
A eutanásia é um ato de empatia com o animal, pois serve para evitar o sofrimento dos animais (ICAM, 2012) e, geralmente, em medicina veterinária ela acontece: 
• Quando um animal tem uma doença incurável, irreversível e está em um estado de sofrimento que não pode ser amenizado ou manejado; 
• Em casos de sofrimento extremo, que qualquer atraso na eutanásia pode ser considerado maus-tratos;
• Quando o animal tem um problema de saúde física ou comportamental sério sem nenhum prognóstico de recuperação.
Dito isso, no caso de um Cão, fêmea com 9 anos, Labrador retriever, portadora de Linfossarcoma, no qual, depois do diagnóstico estabelecido, determinou-se localização e a extensão do linfoma. O cão possuía Síndrome da Veia Cava Superior, isso ocorre lentamente e incluem dificuldade para respirar ou falta de ar, tosse e inchaço da face. Durante o acompanhamento do estado crítico da paciente, observou-se que a mesma não apresentava uma melhora substancial no combate a doença, uma vez que a mesma foi submetida a diversas drenagens na cavidade torácica devido ao acumulo de líquidos.
Passado 2 meses observou-se uma piora no quadro clínico, evidenciando uma angustia respiratória e sofrimento constante do paciente e paralelamente a drenagem do liquido torácico mostrando-se difícil. A veia cava superior, que drena para o átrio direito do coração, pode ser comprimida quando um tumor cresce dentro do tórax. Nessa perspectiva, o proprietário em consonância com a equipe Médica Veterinária, foi decidido à realização da Eutanásia.
processo deve ocorrer com o máximo de consideração aos animais e suas 
necessidades. Os profissionais envolvidos precisam estar treinados para o manuseio 
adequado dos animais, escolha do método ideal e execução den tro das normas. 
Os pri ncípios de bem-estar anim al, relevantes para a eutanásia em animais, possuem 
como objetivo garantir: 
 
 elevado grau de respei to aos animais; 
 ausênci a ou redução máxima de desconforto e dor; 
 incon
Portanto, para a realização da eutanásia deve-se tratar o animal com o máximo de respeito, considerar o manejo pré-eutanásia de forma que ele se sinta confortável o máximo possível mentalmente e fisicamente, prover uma morte sem dor e sofrimento, produzir imediata perda da consciência, seguido de parada respiratória e cardíaca e perda da função cerebral com medicamentos e técnicas apropriadas para o caso, e após isso, confirmar a morte após a eutanásia e antes do descarte do cadáver, que deve ser feito por pessoas qualificadas. 
Os princípios de bem-estar animal, relevantes para a eutanásia em animais, possuem como objetivo garantir:
· Elevado grau de respeito aos animais;
· Ausência ou redução máxima de desconforto ou dor;
· Inconsciência imediata seguida de morte;
como objetivo garantir: 
 
 elevado grau de respei to aos animais; 
 ausênci a ou redução máxima de desconforto e dor; 
 inconsciência imedi ata seguida de morte; 
 ausênci a ou redução máxima de desconforto e dor; 
 ausênci a ou redução máxima de desconforto e dor;

Continue navegando