Buscar

Um breve resumo sobre os filósofos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: História do pensamento filosófico 
Professora: Rosiclelma Pena
Acadêmica: Larissa Ferreira Dos Santos 
Turma: 202 Turno: Manhã II
René Descartes
Foi um filósofo e matemático francês (1596-1650), fundador do método dedutivo na filosófia, do racionalismo e criador da geometria analítica, criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à filosofia moderna. Realizou diversos trabalhos na área da filosofia, ciências e matemática, relacionou a álgebra com a geometria, fato que fez surgir a geometria analítica e o sistema de coordenadas, conhecido hoje como Plano Cartesiano, Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental.
A sua contribuição à epistemologia é essencial, assim como às ciências naturais por ter estabelecido um método que ajudou no seu desenvolvimento, Descartes também iniciou o pensamento racionalista, baseado numa metodologia de raciocínio crítico pautada na razão. Para ele a dúvida era o primeiro passo em busca do conhecimento, “Penso, logo existo” é uma frase icônica dita pelo filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento Iluminista, colocando a razão humana como única forma de existência.
Suas principais obras são Regras para a direção do espírito (publicada em 1701), Discurso do método (1637), Meditações sobre a filosofia primeira (1641), Princípios da filosofia (1644), Paixões da alma (1649) e O mundo ou tratado da luz (1664).
David Hume
David Hume foi filósofo, historiador, ensaísta e diplomata escocês, um dos mais importantes filósofos modernos do Iluminismo, que se tornou célebre pelo seu empirismo radical e o seu ceticismo filosófico, a sua importância no desenvolvimento do pensamento contemporâneo é considerável, Inspirado nas correntes filosóficas do empirismo e do ceticismo, Hume foi um crítico do racionalismo cartesiano em que os conhecimentos estavam associados à razão suas ideias foram inspiradoras para diversos filósofos posteriores, como Immanuel Kant e Augusto Comte.
Seus pensamentos foram revolucionários o que o levou a ser acusado de heresia pela Igreja Católica por ter ideias associadas ao ateísmo e ao ceticismo. Por esse motivo, suas obras foram acrescidas no "Índice dos Livros Proibidos" (Index Librorum Prohibitorum). Hume desenvolveu sua teoria através de um método experimental de raciocínio. Para o filósofo, o conhecimento é desenvolvido através da experiência sensível do ser humano, a qual está dividida em duas partes: impressões e ideias.
A primeira estaria associada aos sentidos do ser humano (visão, tato, audição, olfato e paladar), enquanto a segunda estaria associada as representações mentais resultantes das impressões, essa teoria foi analisada em sua obra mais emblemática “Ensaio sobre o Entendimento Humano”, publicada em 1748.
Kant 
Immanuel Kant foi um filósofo prussiano, amplamente considerado como o principal filósofo da era moderna, Kant operou, na epistemologia, uma síntese entre o racionalismo continental, e a tradição empírica inglesa, fundador da “Filosofia Crítica” - sistema que procurou determinar os limites da razão humana, sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna. As principais Ideias de Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento, o julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo a unificar o seu sistema.
O sistema filosófico Kantiano foi concebido como uma síntese e superação das duas grandes correntes da filosofia da época: o “racionalismo” que enfatizava a preponderância da razão como forma de conhecer a realidade, e o “empirismo”, que dava primazia à experiência. Com Kant surge o “Racionalismo Crítico” ou “Criticismo”: sistema que procura determinar os limites da razão humana, sua filosofia foi sintetizada em suas três obras principais: “Crítica da Razão Pura”, “Crítica da Razão Prática” e “Crítica do Juízo”.
Hegel
Foi um filósofo germânico, que desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizando como base para várias áreas do conhecimento como a política, psicologia, arte, religião e a filosofia, a teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no estado.
A filosofia de Hegel pode ser compreendida através de sua obra principal “A Fenomenologia do Espírito”, escrita em 1807, trata-se de uma introdução ao sistema lógico criado por Hegel que compreende três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do espírito.
Marx
Foi ou um filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista, o socialismo científico está entre as principais ideais de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo, resumidamente é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a revolução com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária. O capital sua principal cobra, nele Karl Marx faz uma análise crítica ao capitalismo, sintetiza o modo de funcionamento da economia capitalista mostrando que ele está baseada na exploração do trabalhador.
Augusto Comte 
Oi filósofo francês que formulou a doutrina do positivismo, ele é considerado o primeiro filósofo da ciência no sentido moderno do termo, Comte também é considerado o pai da sociologia e o fundador do positivismo. Comte entendia que a história do pensamento humano caminhava em estágios.
Em sua filosofia da história, ele elaborou a lei dos três estados, na qual afirmava que o pensamento e o espírito humano desenvolviam-se por meio de três fases distintas: a teológica, a metafísica e a positiva. “Curso de Filosofia Positiva” é o título da obra mais importante da carreira de Auguste Comte. Os seis volumes da obra foram escritos entre 1830 e 1842 e resultaram, inicialmente, de anotações de um curso livre de Filosofia que o pensador ministrou entre 1828 e 1829.

Continue navegando

Outros materiais