Buscar

Atividade 2 Literatura Contemporânea

Prévia do material em texto

Atividade II – Literatura Contemporânea
​Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A crescente articulação institucional da cultura, pela via da empresa ou das agências estatais e o controle político imposto pela censura estimula a busca de novas alternativas, seja no nível de produção – ali onde seria acessível à iniciativa “marginal”, como no caso da imprensa, da literatura e de certo teatro – seja em relação à linguagem. Aqui toda uma retórica de alusão através de truques e metáforas é desenvolvida, notadamente na música popular.
(HOLLANDA, H. B.; GONÇALVES, M. A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo. Brasiliense, 2010, p. 71)
 
Dentre as principais características da poesia marginal, pode-se apontar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
que elas eram não possuíam editora, sendo mimeografadas ou xerocadas.
	Resposta Correta:
	 
que elas eram não possuíam editora, sendo mimeografadas ou xerocadas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Um dos motivos dessa marginalidade envolvia, justamente, a falta de editoras, de modo que era uma literatura publicada “à margem” das grandes editoras e seus livros campeões de venda.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A intertextualidade temática é encontrada (...) entre textos literários de uma mesma escola ou de um mesmo gênero, como acontece, por exemplo, nas epopeias, ou mesmo entre textos literários de gêneros e estilo diferentes (temas que se retomam ao longo do tempo, como o do usurário, na Aululária de Plauto, em O avarento, de Molière e em O santo e a Porca, de Ariano Suassuna) e o tema da Medeia de Eurípedes, da Medeia de Sêneca e de A gota d’água, de Chico Buarque/Paulo Pontes. (...) Um livro e o filme ou novela que o encenam. As várias encenações de uma mesma peça de teatro, as novas versões de um filme, e assim por diante.
(KOCH, Ingedore. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2005, p. 18-19)
 
”Navalha na Carne”, peça de Plínio Marcos, promove uma espécie de intertextualidade através do diálogo com as peças de Sartre. Isso ocorre
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
em diálogo com a peça “Quatro Paredes”.
	Resposta Correta:
	 
em diálogo com a peça “Quatro Paredes”.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A peça de Plínio Marcos mantém diálogo com a peça “Quatro Paredes”, de Sartre, ao colocar em xeque a percepção social de que nos completamos  na relação com os outros.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O fim da ditadura criou, sob o prisma autoral, inevitável vazio, já que não mais se justificava a mobilização dos autores no combate ao arbítrio. Não que ele deixasse de assumir novas formas, sempre condenáveis. O recurso à metáfora é que já não correspondia às necessidades do momento. Tanto que não funcionou para o público a peça Patética, na qual João Ribeiro Chaves Netto transpôs para o palco, em 1980, a biografia romanceada de seu cunhado – o jornalista Wladimir Herzog – assassinado pelos órgãos repressores. Já Campeões do mundo, de Dias Gomes, fez em 1979 o balanço do que ocorreu desde o Golpe de 64, sem qualquer artifício exigido pela censura, inaugurando assim nova fase do discurso direto.
MAGALDI, Sábato. Tendências contemporâneas do teatro brasileiro. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141996000300012 >
 
Dentre as tendências da dramaturgia contemporânea, a relação de adaptação entre teatro e cinema envolve uma série de recursos, de modo que as novas produções teatrais
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
mesclam elementos de diferentes peças e obras, possibilitando releituras contemporâneas.
	Resposta Correta:
	 
mesclam elementos de diferentes peças e obras, possibilitando releituras contemporâneas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A experimentação artística possibilitam que o dramaturgo acrescente, inclusive, elementos de uma obra em outra, ampliando seu sentido e significado na contemporaneidade.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando se trata da presença de elementos da cultura africana na Literatura Brasileira, imediatamente o nome de Jorge Amado é lembrado, já que sua obra é repleta desses elementos. No Brasil, no entanto, há uma premiada peça de teatro da atualidade literária - "O pagador de promessas", de Dias Gomes - que tem como motivo o sincretismo religioso, ainda comum nas regiões brasileiras, sendo a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (na Bahia) seu símbolo máximo.
(BELOTO, Rosa. O sincretismo religioso presente na obra “O pagador de promessas”, de Dias Gomes. Disponível em:< https://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/RosaBeloto.pdf>)
 
A peça “O Pagador de Promessas” agrega um elemento importantíssimo para a percepção da cultura brasileira: o elemento do sincretismo religioso que mostra
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
como a própria sociedade não se desassocia dos seus ritos, bem como a forma como a população os interpreta.
	Resposta Correta:
	 
como a própria sociedade não se desassocia dos seus ritos, bem como a forma como a população os interpreta.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Há um diálogo constante entre a obra de Dias Gomes e a sociedade brasileira, que durante muito tempo mostrou apenas certa parcela da sociedade, e agora, busca apresentar as culturas mais locais e como elas interagem com as demais.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nenhum poeta, nenhum artista, tem sua significação completa sozinho. Seu significado e a apreciação que dele fazemos constituem a apreciação de sua relação com os poetas e os artistas mortos. Não se pode estimá-lo em si; é preciso situá-lo, para contraste e comparação, entre os mortos. Entendo isso como um princípio de estética, não apenas histórica, mas no sentido crítico.
(ELLIOT, T.S. Ensaios . São Paulo: Art,  2015, p. 39).
 
Dentre os principais elementos de confluência entre “Quatro Paredes”, de Sartre, e “Navalha na carne”, de Plínio Marcos, pode-se apontar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a presença de personagens marginais, estereótipos sociais.
	Resposta Correta:
	 
a presença de personagens marginais, estereótipos sociais.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Ser marginal, estar a margem, se na obra de Sartre envolve a maneira de pensar na sociedade, na obra de Plínio Marcos envolve uma posição social, com personagens homossexuais, cafetões e prostitutas.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em 31 de março de 1964 militares assumem o governo brasileiro por meio de um golpe, e permanecem a governar o país durante vinte e um anos, instalando um regime ditatorial. Esse período é marcado pela censura e pelas perseguições políticas de toda ordem. Os trabalhos teatrais que buscavam questionar a realidade brasileira sofriam repressões por meio de peças proibidas, canceladas e cortadas, que acabavam por perder sua verdadeira essência. Tal situação fez com que grandes nomes e grupos de teatro estivessem no foco da censura, por apresentarem posturas consideradas hostis ao governo em face da liberdade de expressão sobre situações sociais injustas. Deste rol fazem parte Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e integrante do grupo de teatro Arena, perseguido, ficou exilado durante todo o regime; José Celso Martinez Corrêa, diretor, dramaturgo e encenador, integrante do teatro oficina, exilado de 1974 a 1978; Ferreira Gullar, Tereza Aragão e Armando Costa, sócios fundadores do grupo Opinião que encenou a peça Liberdade, Liberdade, dirigida por Flávio Rangel e texto de Millôr Fernandes; e Plínio Marcos, autor censurado pela ousadia de levar aos palcos e dar voz à personagens marginalizados. Por este aspecto, a presente pesquisa objetiva registrar a participação deste dramaturgo na turbulenta vida cultural brasileira no período da ditadura militar.
(SANTOS, Fernando Freitas de. As consequências da censura na dramaturgia de Plínio Marcos. Santa Cataria: Edudesc, 2015, p. 18).
 
De que forma a produção dramatúrgica de Plínio Marcos dialoga com o contexto da ditadura militar?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
pela inquietude do autor em relaçãoàs mazelas sociais.
	Resposta Correta:
	 
pela inquietude do autor em relação às mazelas sociais.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A obra de Plínio Marcos traz uma profunda crítica aos setores mais diversos da sociedade brasileira durante o período da ditadura.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A religião tornou-se o ponto de encontro e de confraternização entre as duas culturas, a do senhor e a do negro; e nunca uma intransponível ou dura barreira. Os próprios padres proclamavam a vantagem de concederem-se aos negros seus folguedos africanos. Um deles, jesuíta, escrevendo no século XVIII, aconselha os senhores não só a permitirem, como a "acodirem com sua liberalidade" às festas dos pretos. "Portanto não lhe estranhem o criarem seus reis, cantar e bailar por algumas horas honestamente em alguns dias do anno, e o alegrarem-se honestamente à tarde depois de terem feito pela manhã suas festas de Nossa Senhora do Rosário.
(FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. São Paulo: Global Editora, 2006, p. 439)
 
As adaptações de “O pagador de Promessas”, de Dias Gomes, envolve a compreensão da sociedade brasileira após anos de colonização, migrações e escravidão. O tema da peça explicita, dentre várias questões
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
o sincretismo religioso e cultural da sociedade brasileira.
	Resposta Correta:
	 
o sincretismo religioso e cultural da sociedade brasileira.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A obra tem como uma de suas premissas mostrar como o povo em geral, depois de tantas mestiçagens, não consegue enxergar a diferenciação das culturas, de modo que a protagonista faz uma promessa em um terreiro, e quer pagá-la em uma igreja, como se, em sua visão, um fosse indissociável da outra.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O pós-modernismo de 45 raiado de veios existenciais, a poesia concreta e neoconcreta, a experiência popular-nacionalista do CPC, o texto de ira e protesto ante o conluio de imperialismo e ditadura, a renovada sondagem na memória pessoal e coletiva... são todos momentos de uma dialética da cultura brasileira de que Ferreira Gullar tem participado como ator de primeira grandeza.
(BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira . São Paulo: Cultrix, 2007, p. 173)
 
Ferreira Goulart, ao se afastar das ideias do movimento concretismo, desenvolve um movimento que aborda as desigualdades sociais, mas ainda de acordo com a noção de espaço, chamado de
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Neoconcretista, buscando agregar a uma arte espacial a luta pela liberdade e contra os abusos dos donos do poder.
	Resposta Correta:
	 
Neoconcretista, buscando agregar a uma arte espacial a luta pela liberdade e contra os abusos dos donos do poder.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Diferente dos outros escritores Concretistas, a obra de Ferreira Goulart utiliza a experimentação espacial da geração anterior para criar ficcionalmente a sociedade brasileira.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	E uma vez que a fórmula deu certo, pois o teatro proporcionou-lhe as condições de manifestar seu pensamento contornando, inclusive, a censura totalitária, ele não parou mais. Além disso, ele acreditava que pelo teatro poderia atingir um maior número de pessoas. Acostumou-se de tal forma a manifestar suas ideias com o gênero teatral que fez dele o seu suporte preferido para a exposição de suas ideias políticas, éticas, ideológicas e estéticas. É o que se pode constatar na sua trajetória de dramaturgo. Ele escreve e publica dez peças, entre 1943 e 1965, além de manter um rol enorme de atividades intelectuais, incluindo-se aí a militância e a publicação de escritos filosóficos.
(BARBOSA, Sidney. Huis Clos de Jean-Paul Sartre: o duro olhar do outro no teatro existencialista. Revista Rencontres (PUC-SP), São Paulo, nº 10, p. 163-182, junho, 2005)
 
Da mesma forma que o existencialismo francês influencia da obra de Plínio Marcos, o mesmo apregoava que o intelectual deveria desempenhar
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
uma arte militante, como forma de desempenhar um papel ativo na sociedade.
	Resposta Correta:
	 
uma arte militante, como forma de desempenhar um papel ativo na sociedade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Plínio Marcos afirma que o papel do intelectual é desempenhar uma arte militante, por meio da qual se possa intervir na realidade social, abordando os personagens que dela fazem parte e suas ações.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Barrela foi a primeira peça de Plínio Marcos, escrita em 1958, e desde já demonstrava sua identidade dramatúrgica com feições contestadoras, sendo liberada somente na década de 1980. “Tive problemas com Barrela, quando começou, no governo do Juscelino – naquele tempo a censura era estadual e houve um tremendo ‘pega pra capar’. A peça foi proibida”. O dramaturgo refere-se à censura regulamentada por lei, na qual o Estado intervém e proíbe a peça de ser encenada por fazer uso de temática sexual e uso exacerbado de palavrões.
(SANTOS, Fernando Freitas de. As consequências da censura na dramaturgia de Plínio Marcos. Santa Cataria: Edudesc, 2015, p. 25).
Considerando a produção teatral de Plínio Marcos e, em especial, a peça “Barrela”, como a catarse resgatada pelo teatro possibilita uma melhor compreensão do espaço social?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pela abordagem das mazelas sociais.
	Resposta Correta:
	 
Pela abordagem das mazelas sociais.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Peça, que se passa em uma cadeira, aborda várias camadas dos problemas sociais, como violência, crime e estupro.
	
	
	
Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 00h25min56s BRT

Continue navegando