Buscar

Abordagem Linguística e Oralismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) 
1Os estudos sobre a aquisição da linguagem estão relacionados ao modo como as pessoas adquirem as competências ligadas aos processos de representação e processamento linguístico, seja em língua oral, língua escrita ou língua de sinais. Existem principalmente três abordagens sobre aquisição da linguagem. Descreva as principais características da Abordagem Linguística.
Resposta esperada
A abordagem Linguística tem Chomsky como seu representante. Nesta linha, a linguagem tem uma estrutura independente do uso da linguagem. A aquisição da linguagem é tida como um processo de descoberta das regularidades das normas da língua conhecidas pelos usuários da língua. Para Chomsky, a linguagem é uma característica biológica humana em que o ambiente tem um papel menor no desenvolvimento.
Minha resposta
A abordagem linguística tem como representante Chomsky. Partindo desse ponto, a linguagem tem uma estrutura independente do uso da linguagem. A aquisição da linguagem é tida como um processo de descoberta das regularidades das normas da língua conhecidas pelos usuários da língua. Para Chomsky, a linguagem é uma característica biológica humana em que o ambiente tem um papel menor no desenvolvimento.
2A abordagem oralista tem como objetivos a aquisição da linguagem oral e a "facilitação" da integração social do surdo (SANTANA, 2007). Por exemplo, a permissão para recebimento de herança apenas aos surdos que fossem capazes de fazer algum tipo de expressão oral, demonstra a percepção de que apenas os surdos que soubessem se expressar oralmente poderiam garantir seus direitos como cidadãos. Disserte sobre o oralismo, definindo-o e elencando sua perspectiva inclusiva.
FONTE: SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.
Resposta esperada
O oralismo é um viés linguístico que valoriza a língua oral da comunidade em que o surdo está inserido e percebe o desenvolvimento da fala oralizada como forma de inserção social. Desse modo, coloca de lado a língua de sinais e prioriza uma visão linguística em que a língua majoritária do lugar é vista como a única maneira de garantia de inserção social para que se possam garantir os direitos como cidadãos. Nesta visão, está subjacente a noção de que a surdez é uma deficiência a ser diminuída, ou seja, deixa de lado todo e qualquer entendimento de cultura ou comunidade surda, pois pretende aproximar, mesmo que de modo pouco satisfatório ou eficiente, as pessoas surdas da comunidade ouvinte. Ao se posicionar assim, a perspectiva oralista apresenta uma compreensão de surdez como exclusão e pretende "incluir" através de técnicas que descartam completamente o uso da língua de sinais para a comunicação, ou seja, a perspectiva oralista entende a inclusão dos surdos como a tentativa de fazer com que eles se integrem à comunidade ouvinte, percebendo que a reabilitação deve ser o principal investimento linguístico a ser feito pelo sistema educacional. Assim, temos uma visão de surdez como uma incapacidade a ser escondida, um problema a ser solucionado ou uma diferença a ser minimizada.
Minha resposta
O oralismo é um viés linguístico que valoriza a língua oral da comunidade em que o surdo está inserido e percebe o desenvolvimento da fala oralizada como forma de inserção social. Com isso, coloca de lado a língua de sinais e prioriza uma visão linguística em que a língua majoritária do lugar é vista como a única maneira de garantia de inserção social para que possam garantir os direitos como cidadãos. Nesta visão está subjacente a noção de que a surdez é uma deficiência a ser diminuída, isto é, deixa de lado todo e qualquer entendimento de cultura ou comunidade surda, pois pretende aproximar, mesmo que de modo pouco satisfatório ou eficiente, as pessoas surdas da comunidade ouvinte. Ao se posicionar assim, a perspectiva oralista apresenta uma compreensão de surdez como exclusão e pretende "incluir" através de técnicas que descartam completamente o uso da língua de sinais para a comunicação, ou seja, a perspectiva oralista entende a inclusão dos surdos como tentativa de fazer com que eles se integrem à comunidade ouvinte, percebendo que a reabilitação deve ser o principal investimento linguístico a ser feito pelo sistema educacional. Assim, temos uma visão de surdez como incapacidade a ser escondida, um problema a se solucionado ou uma diferença a ser minimizada.

Continue navegando