Buscar

Lista 1- Automacao (2)

Prévia do material em texto

(
Lista
 
01
)Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia
ENG 3056 – Automação da Produção Prof: Dr. Bruno Quirino de Oliveira
Aluno (a): Vitoria Alves de Castro	
Lista de Exercício 1 – Conceitos Iniciais
1. Defina o conceito de automação.
Um sistema de controle de um processo, contendo mecanismos responsáveis por verificar seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, com mínima ou nenhuma interferência do homem.
2. Cite os tipos de automação.
Automação Industrial;
Automação Comercial;
Automação Predial;
Automação Residencial;
Automação Bancária;
Automação Agrícola.
3. Descreva os níveis de automação.
Componente (circuitos integrados, sensores, atuadores, mecanismos);
Máquinas(medição, inspeção, movimentação, embalagem);
Sistema(FMS –sistema flexíveis de manufatura, FAS –sistema de automação de fábrica, CIM –sistemas integrados de manufatura).
4. Cite as vantagens e desvantagens dos sistemas automatizados.
Vantagens dos Sistemas Automatizados:
Aumento da produtividade;
Redução dos custos;
Aumento da competitividade e do nível de exigência;
Melhoria da qualidade do produto;
Maior controle e segurança da operação.
As maiores desvantagens da automação encontram-se no valor, quando uma máquina estraga o valor para arrumá-la pode ser extremamente alto. O número de profissionais que sabem trabalhar com a automação industrial é muito pequeno. Outra desvantagem é que muitas pessoas perdem o emprego e são substituídas por essas máquinas.
5. Cite e descreva os componentes da automação.
Sensor: elemento que está conectado à variável de processo e mede suas alterações. São dispositivos que causam alguma mudança nas suas propriedades de acordo com mudanças nas condições do processo.
Atuador: elemento que atua para alterar fisicamente uma variável manipulada. Pode ser uma válvula utilizada para restringir a passagem de um fluido, bombas para regular o fluxo, entre outros.
Controlador Lógico Programável (CLP): aparelho eletrônico digital que pode ser programado através de uma linguagem de programação de maneira a executar funções aritméticas, lógicas, de temporização, de contagem, entre outras. Possui entradas para aquisição de dados e saídas para acionar diversos tipos de dispositivos ou processos.
Controle de processo: técnica de manter variáveis de um processo (como temperatura e pressão) em valores predeterminados a partir de um procedimento que calcula correções proporcionais a uma ou mais variáveis que são medidas em tempo real por um determinado equipamento.
6. Descreva como um controle com malha fechada opera.
É aquele no qual a ação de controle depende, de algum modo, da saída. Portanto, a saída possui um efeito direto na ação de controle. A saída é sempre medida e comparada com a entrada a fim de reduzir o erro e manter a saída do sistema em um valor desejado. Um exemplo prático deste tipo de controle, é o controle de temperatura da água de um chuveiro. Neste caso, o homem é o elemento responsável pela medição da temperatura e baseado nesta informação, determinar uma relação entre a água fria e a água quente com o objetivo de manter a temperatura da água no valor por ele tido como desejado para o banho.
7. Em comandos elétricos, qual a função do diagrama de força e comando?
Diagrama de força consiste em desenhar todas as forças que atuam sobre um corpo isolado de quaisquer outros corpos.
Diagramas de comando são esquemas elétricos com a finalidade de ilustrar um sistema elétri- co industrial de forma padronizada e de fácil interpretação de qualquer usuário, na instalação e manutenção desse sistema.
8. Descreva a função do relé de sobrecarga e do fusível.
Relé de sobrecarga: sua função é atuar desligando o motor antes que o limite de deterioração seja atingido.
Fusíveis são dispositivos de segurança que protegem os circuitos elétricos contra os danos que podem ser causados por uma sobrecarga de corrente elétrica.
9. Para o diagrama de força abaixo identifique os elementos e descreva a função (F1, K1e F4) de cada um. 
10. Defina robótica.
Robótica é um ramo da tecnlogia que engloba mecânica, eltrônica e computação que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
11. Cite três aplicações de robótica em industrias.
Tarefas de cortes, tarefa de soldagem e montagem robótica.
12. Cite as vantagens e desvantagens do uso de robôs.
Vantagens: flexibilidade, alta produtividade, melhor qualidade dos produtos, aumento da qualidadeda vida humana pelo desempenho de tarefas indesejadas.
Desvantagens: aumento de desemprego, falhas no processo de produção, entre outras.
13. Cite as leis da robótica.
1ª lei: Um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
2º lei: Os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei;
3º lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
14. Descreva os sistemas Digitais e Analógicos.
Um sistema digital é uma combinação de dispositivos projetados para manipular informações ou quantidades físicas que são representadas no formato digital, ou seja, as quantidades podem assumir apenas valores discretos.
Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que são representadas na forma analógica. Por exemplo: a amplitude do sinal de saída de um alto-falante em um rádio é analógica. Outros exemplos são: amplificador, dimmer, gravadores, etc.
15. Descreva as vantagens e desvantagens dos sistemas digitais.
Vantagens: Sistemas digitais são mais fáceis de projetar; Fácil armazenamento de informações; Maior exatidão e precisão; A operação do sistema pode ser programada; Circuitos digitais são menos afetados por ruídos; Maior quantidade de circuitos podem ser fabricados em CI.
Desvantagens: Necessidade da conversão: complexidade a mais; Erro de conversão; Sinal pode perder o formato original: teorema de Nyquist; Tempo de conversão.
16. Descreva o princípio de funcionamento dos conversores A/D e D/A.
Um conversor A/D transforma um sinal analógico, contínuo no tempo, num sinal amostrado, discreto no tempo, quantizado dentro de um número finito de valores inteiros, determinado pela resolução característica do conversor em bits (8, 10, 12, 16 etc).
A conversão D/A se baseia em circuitos simples, compostos por resistores, que efetuam a soma ponderada de sinais lógicos, obtendo como resultado um valor de tensão. Estes circuitos possuem mais de uma entrada para os sinais digitais e uma única saída para o sinal analógico.
17. Converta os seguintes números binários em decimais:
a) 101001011
331
b) 101010101 
341
c) 111000111
455
d) 101010010101
2709	
	e) 11001110011001
	13209
18. Converta os seguintes valores decimais em binários:
a) 67
1000011
	b) 89
	10000111011001
c) 88
100001110110011011000
	d) 17
	1000011101100110110001000
	e) 100
	1100100

Continue navegando