Buscar

Resumo Prat. Nar. Jurídica por Clarissa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO - AV1 Teoria e Prática Jurídica – Professora Larissa
 Características do relatório jurídico. Parecer e sentença
Narrativa imparcial;
Ordem cronológica: elementos da narrativa o quê? Fato gerador do conflito Quem? Partes envolvidas Onde? local onde ocorreram os fatos Quando? Data específica Como ? organização dos fatos por quê? Motivos que levaram a ocorrência do fato;
Correta identificação do fato gerador do conflito; - o que ocorreu de errado?
Verbos no passado; - só ocorrerá verbos no presente se o fato continua acontecendo até o momento.
Destaque dos detalhes importantes; - enxuga o caso
Uso de polifonia; - vozes das partes, das testemunhas, das autoridades ( testemunhos e depoimentos)
Foco narrativo (3ª pessoa); escrever na terceira pessoa
Ausência de opinião por parte do relator. 
Esquema 1:
Narrativa simples 
 
Narrativa valorada Tese 1 pontos de vista a sustentar
 Tese 2 
Defesa de teses (autor e réu) :
Tese 1 ( autor) = petição inicial
Tese 2 (resposta do réu) = contestação
Perguntar “por quê” aos fatos contidos na narrativa e sustentar um ponto de vista favorável ( autor) ou contrário ( réu) ao pedido ( causa próxima) do autor.
Esquema 2: (esquema da narrativa valorada)
		
Como
Antes – causa remota
Depois – causa próxima ( pedido)
ESQUEMA PARA MONTAGEM DOS EXERCÍCIOS:
 (parágrafo introdutório – padrão – se remete a qualificação das partes – sempre deve-se iniciar com este tipo de parágrafo)
(EXEMPLO)
1º. Mostrar a relação jurídica entre as partes: ex. autor é cliente da ré;
2º. Pagamentos das tarifas – aumento no valor das tarifas – (O inexplicável);
3º. O valor cobrado – cobrança indevida; ( fato gerador do conflito)
4º. Consequências 
5º. Conclusão padrão
NARRATIVA VALORADA: PASSAGENS TEMPORAIS NO INÍCIO DO PARÁGRAFO –PARÁGRAFOS CURTOS.
EXEMPLO:
 O autor é cliente da operadora de telefonia-ré e até o mês de julho de 2006 pagava a ela uma conta no valor um pouco acima da tarifa básica, variando entre 35,00 reais (trinta e cinco reais) e 40,00 ( quarenta reais). 
 A partir de agosto do mesmo ano, inexplicavelmente, o valor da fatura aumentou, de modo significativo, para 404,00 reais (quatrocentos e quatro reais), sendo que 362,00 reais ( trezentos e sessenta e dois reais) somente de ligações realizadas para um determinado celular.
 Dois meses depois, a cobrança referente ao mês de outubro foi no valor exorbitante de 1.240,00 reais (Hum mil duzentos e quarenta reais), o que causou tamanha surpresa ao autor, pois a maioria das ligações foram feitas para um telefone celular no valor de 1.1033 reais (Hum mil cento e trinta e três reais).
 O autor, indignado, entrou em contato com o SAC (Serviço de atendimento ao consumidor)da empresa e solicitou a discriminação de todas as chamadas. Para seu total espanto, o autor constatou que a maior parte dos valores das contas eram relativos a um serviço de tele amizade.
 Assim que a parte autora verificou que as cobranças feitas estavam completamente incorretas, não efetuou o pagamento. Em consequência disto, a ré interrompeu o fornecimento do serviço e inseriu indevidamente, o nome e CPF do autor nos órgãos (SPC e SERASA) de proteção ao crédito...
 Um mês depois, ao tomar conhecimento de que seu crédito havia sido negativado, entrou em pânico, pois necessitava adquirir uma nova geladeira uma vez que a sua sofrera avaria irreversível. Mas como poderia realizar tal compra na situação em que se encontrava? Fora o constrangimento causado pelo ingresso de seu nome nos órgãos mencionados, ainda teria de arcar com os prejuízos causados pela impossibilidade de obter o eletrodoméstico de que tanto precisava. 
ATENÇÃO:
- VERBOS NO PASSADO;
- NÃO REPETIR O BAIRRO, POIS JÁ ESTÁ NA QUALIFICAÇÃO;
- VOCABULÁRIO: PATRÃO NÃO. USAR EMPREGADOR.
- NÃO CHAMAR PELO NOME: AUTORA OU RÉ OU PARTE AUTORA OU PARTE RÉ
CITAÇÃO LITERAL: ABNT – NBR 10520/2002
Texto: fonte: 12 parágrafo 1,5
*Até 3 linhas: 
Junto do corpo do texto
Entre aspas
*Com mais de 3 linhas:
Recuo de 4 cm da margem esquerda;
Tamanho da fonte menor (Ex: tamanho 12 no texto, então na citação será 10);
Espaçamento entre linhas: simples
 UTILIZAÇÃO DA CITAÇÃO LITERAL – ONDE?
Petição inicial – do direito;
Sentença e parecer – fundamentação
Supressões:
Supressão de algum trecho do autor [...] – ATENÇÃO!!! Pela nova ABNT não é mais parênteses.
Op. Cit. = a obra já foi citada anteriormente
Grifo nosso/ grifo do autor – dar destaque a um determinado termo ou frase. Melhor utilização: itálico. Cada universidade adota um: na Estácio é entre aspas. 
NOTAS DE RODAPÉ # NOTAS DE FIM (DE TEXTO OU DE CAPÍTULO) – Melhor utilização= notas de rodapé – word faz isto automaticamente. 
Observações: títulos dos livros em itálico nas notas(bibliografias) – se repetir a mesma obra, o mesmo autor utilizar a expressão: Ibid. para não precisar escrever tudo de novo. Para utilização do op. Cit. – exemplo: BITTAR, op. cit., p. 360.
Ibid. – imediatamente após mesmo que em outra página.
Editoras que possuem 2 matrizes: citar as duas cidades. Ex: São Paulo e Campinas
Sistema internacional de citação (notas – sistema autor /data) – (Estácio não adota este)
Autor, ano, página.
Bibliografia – não se usa mais este termo. Usa-se Referências.
Site jusnavigandi – dá ado final como você deve citar o que você copiou na sua referência.
Paráfrase:
É a reescritura de um trecho do autor com AS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS. Deve ser mantida a idéia original do autor. É como um resumo. Em alguns trabalhos, é preciso fazer as notas de rodapé. (citação indireta)
NARRATIVA VALORADA “DOS FATOS” DA PETIÇÃO INICIAL
NARRATIVA VALORADA ESTÁ A SERVIÇO DA PARTE AUTORA. PARTE-SE DE UMA BASE SIMPLES PORÉM NECESSITA-SE VALORAR EM ALGUNS PONTOS.
MARIA DA SILVA, 23 ANOS, VEM PROPOR POR MEIO DE SEU ADVOGADO, AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS EM FACE DA MÉDICA E DO HOSPITAL DOM BOSCO, SITUADO EM BELO HORIZONTE. (QUALIFICAÇÃO DAS PARTES)
ALEGA A AUTORA QUE, EM DEZEMBRO DE 1997 FOI INTERNADA NAS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL REFERIDO PARA SE SUBMETER A UM PROCEDIMENTO DE EMERGÊNCIA, DENOMINADO CURETAGEM. (RELAÇÃO JURÍDICA QUE EXISTE ENTRE AS PARTES AUTORA E PARTE RÉ – VÍNCULO JURÍDICO)
APÓS TERMINAREM OS EFEITOS ANESTÉSICOS DA CIRURGIA, A AUTORA PASSOU A SENTIR FORTÍSSIMAS DORES NA PERNA ESQUERDA, CAUSADAS, INEXPLICAVELMENTE, POR UMA QUEIMADURA E MESMO SABENDO DESSA INFORMAÇÃO, A MÉDICA RESPONSÁVEL PELO PROCEDIMENTO DEU ALTA HOSPITALAR, O QUE COMPROVA A NEGLIGÊNCIA NO ACOMPANHAMENTO PÓS-OPERATÓRIO DA PACIENTE. (TERMOS VALORADOS: FORTÍSSIMOS, INEXPLICAVELMENTE E MESMO)
POSTERIORMENTE A ALTA, A PARTE AUTORA CONTINUOU A SENTIR DORES INSUPORTÁVEIS E, POR ISSO, PROCUROU NOVAMENTE O ESTABELECIMENTO HOSPITALAR JÁ MENCIONADO, TENDO SIDO ATENDIDA POR OUTRO MÉDICO. ESSE PROFISSIONAL ATESTOU QUE HOUVE RÁPIDA EVOLUÇÃO DA QUEIMADURA PARA NECROSE TOTAL DA PELE, O QUE IMPLICOU NOVO PROCEDIMENTO CIRÚGICO, CHAMADO DEBRIDAMENTO, PARA A RETIRADA DO MATERIAL NECROSADO E A RECUPERAÇÃO DA PELE.
SEGUNDO LAUDO DA PERÍCIA MÉDICA, A QUEIMADURA NA AUTORA FOI CONSEQUENCIA DO USO INADEQUADO DE EQUIPAMENTO DENOMINADO FOCO, UTILIZADO PARA ILUMINAR O CAMPO CIRÚRGICO, COM LÃMPADA INCANDESCENTE ENVOLTA EM CÚPULA METÁLICA. ESSE FATO DEMONSTRA A TOTAL IMPERÍCIA DA MÉDICA QUE REALIZOU A CURETAGEM. 
SUSTENTA, AINDA A AUTORA QUE, MESMO DECORRIDOS LONGOS CINCO ANOS, POSSUI GRAVÍSSIMAS SEQUELAS, COMO EDEMA, INFLAMAÇÕES CONSTANTES, FORTES DORES, SECREÇÕES E LIMITAÇÕES NO TRABALHO, CAUSADAS EXCLUSIVAMENTE, PELO ERRO MÉDICO.
(CONCLUSÃO PADRÃO) – EM VIRTUDE DOS DANOS SOFRIDOS, A AUTORA DEVE TER O SEU PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS DEFERIDO. 
A PETIÇÃO INICIAL É A ÚNICA SITUAÇÃO EM QUE PODE-SE REPETIR AS PALAVRAS AUTOR E RÉU QUANTAS VEZES FOREM NECESSÁRIAS.
CORREÇÃO AULAS - A PROVA SEGUIRÁ O MODELO DOS EXERCÍCIOS.
MATÉRIA DA PROVA:
FATO, VALOR ENORMA – TEORIA TRIDIMENSIONAL – MESMO FATO COM VALORES DIFERENTES (EXERCÍCIO 1 – HOMICÍDIO DOS FILHOS – NORMAS ESPECÍFICAS PARA OS VALORES – CLASSIFICAÇÃO DOS QUALIFICADORES;
TIPOLOGIA TEXTUAL – TIPOS DE TEXTO DESCRITIVO, NARRATIVO, ARGUMENTATIVO (DISSERTATIVO);
DIFERENÇAS ENTRE NARRATIVA SIMPLES E VALORADA – SIMPLES NA SENTENÇA E NO PARECER COM O NOME DE RELATÓRIO, VALORADA NA PETIÇÃO INICIAL COM O NOME DE “DOS FATOS”;( PETIÇÃO)
MODALIZADORES – ELEMENTOS LINGUISTICOS QUE MODIFICAM O DISCURSO E QUE MOSTRAM A INTECIONALIDADE (IMPLÍCITA OU EXPLÍCITA) DO INTERLOCUTOR – EX: ADJETIVOS, ADVÉRBIOS DE INTENSIDADE, DE MODO, EXPRESSÕES, SELEÇÃO VOCABULAR;
POLIFONIA – AS VOZES DAS PARTES(AUTOR E RÉU), DAS TESTEMUNHAS E SE HOUVER, DAS AUTORIDADES, PRINCIPAL: PARTES E TESTEMUNHAS ;
NARRATIVA VALORADA – AUTORA SUSTENTOU QUE... AUTORA ALEGOU QUE... AS ALEGAÇÕES DA RÉ DEVEM SER DERRUBADAS: A RÉ ALEGA QUE TOMOU TODAS AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS, PORÉM NÃO FORAM SUFICIENTES PARA MINIMIZAR OU ANULAR OS EFEITOS DESASTROSOS DO TRATAMENTO ESTÉTICO. OBS: NÃO INVENTAR INFORMAÇÕES SOBRE OS FATOS.
Causa próxima – pedido.
Fatos gerados do conflito.
Fatos que antecederiam e motivaram o fato gerador do conflito (causas remotas) .

Outros materiais