Buscar

AVA2 Contabilidae Societaria

Prévia do material em texto

VEIGA DE ALMEIDA – UVA
CURSO CIÊNCIAS CONTABEIS
ANGÉLICA FABIANA DA SILVA JUSTINO
AVALIAÇÃO 2: Contabilidade Gerencial
ORIENTADOR: Rogerio Cirilo
 	
  
 
Trabalho apresentado ao Curso de graduação Universidade Veiga de almeida-uva, para obtenção do título de graduação de em ciências contábeis.
Local, 17 de novembro de 2021.
Teoria das Restrições (TOC)
A teoria das restrições (TOC) tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios, desde sua criação. Nesta atividade, você vai poder conhecer um pouco mais sobre essa importante ferramenta.
Situação problema
No dia a dia da organização, os administradores se defrontam com uma série de situações influenciadas por ocorrências internas e externas que podem afetar a boa continuidade de seus negócios. Por isso, eles dispõem de ferramentas gerenciais que os auxiliam na tomada de decisão. Enquanto o administrador conservador reluta em aceitar novas ideias, existe um perfil de administrador aberto, disposto a aceitar novos conceitos, tendências e ideias que lhe permitam ser mais eficaz na direção de seus negócios.
Leia o texto e depois discorra sobre a expressão: a tomada de decisão pela teoria das restrições (theory of constraints – TOC) apresenta melhores resultados do que o custeio por absorção tradicional.
Procedimentos para elaboração do TD
1. Estude mais a fundo sobre a teoria das restrições na referência fornecida ou em outras fontes de sua escolha.
2. Elabore um texto, com uma lauda, no máximo, explicando e justificando a expressão acima.
3. Utilize um programa editor de texto para elaborar o texto e envie o arquivo para o tutor.
De acordo com a TOC, toda organização tem em um dado momento no tempo pelo menos uma restrição que limita a performance do sistema (a organização em questão) em relação à sua meta. Essas restrições podem ser classificadas como restrições internas e restrições externas, ou de mercado. Para gerir a performance do sistema, a restrição deve ser identificada e administrada corretamente.
Na teoria das restrições, o objetivo é maximizar o ganho de dinheiro das empresas com base no melhor gerenciamento dos recursos existentes.
Ela parte do princípio de que a maioria dos problemas que enfrentamos é causada por poucos, ou somente por um fator que ele chama de restrição.
Quando descobrimos quais são esses fatores resolvemos o problema.
Em uma empresa, a capacidade de produzir aquilo que gera ganho será igual ao recurso mais escasso que tiver, ou seja, é necessário encontrar na sua organização o elo mais fraco da corrente.
Chamamos esse elo de gargalo produtivo, que é o setor ou a pessoa que recebe uma carga maior do que é capaz de produzir, o que emperra todo o sistema.
Goldratt nos mostra na Teoria das Restrições que a capacidade de todo processo produtivo é igual à capacidade da restrição, portanto não adianta investir em ganhos de produtividade fora dela porque isso não traz retornos financeiros.
Se você desperdiçar recursos aumentando a produtividade dos outros setores e o elo mais fraco continuar igual, a corrente se partirá da mesma forma e todo esse investimento será um desperdício, o que diminuirá os ganhos.
Ao praticar a TOC, devemos tratar a empresas como um organismo vivo, integrado. Os membros do corpo são como departamentos e devem se movimentar de forma contínua e coordenada na mesma direção.
https://pt.wikipedia.org/wiki/
https://www.goldratt.com.br/teoria-das-restricoes/

Continue navegando