Buscar

Nathalia Mastroiene Crema - 11201811973 bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nathalia Mastroiene Crema – 11201811973
Prova – BIOQ
1. Considerando que o nível de acidez de uma solução equivale à quantidade de prótons nela dissolvidos, o quão mais ácido é um refrigerante (pH = 3), se comparado a uma amostra de água do mar (pH = 8)? Justifique sua resposta
Para a medição de pH utilizamos uma escala de referência, onde os valores abaixo de Ph=7 são ácidos e acima são bases.
ÁCIDO < 7 < BÁSICO.
Com isso o refrigerante que tem pH=3 é mais ácido do que a água do mar cujo o seu pH é 8 (básica).
2. A corcova dos camelos, constituída essencialmente por tecido adiposo, representa uma importante adaptação do animal à vida no deserto. Por quê?
Os camelos possuem os tecidos adiposo (gordura) na corcova de maneira que sirva como um depósito energia, por isso são capazes de passar longos períodos sem beber água. Isso ocorre por que nos tecido adiposo em sua grande composição são constituídas por células adiposas que tem como característica acumular gordura no interior da célula, sendo assim um acumulo de triglicerídeos. E com a quebra dessas moléculas de triglicerídeos vai ser liberado os ácidos graxos e glicerol, sendo utilizados como fonte de energia.
3. Você classificaria a molécula mostrada abaixo como um L-aminoácido, ou um D-aminonácido? Justifique
A molécula na imagem é um D-aminoácido. De acordo com a estrutura é possível localizar o Carbono principal (C) e aminoácido está localizado do lado direito, o que característica a diferença entre o L-aminoácido e D-aminoácido.
4. Explique, sumariamente, como a presença de ureia em uma solução proteica pode levar à desnaturação de proteínas
A Ureia é um soluto desnaturante de proteína, ou seja quando presente em uma solução proteica pode levar a alteração da sua estrutura tridimensional, das suas propriedades e características, não modificando a estrutura primária.
 10. Considere duas mutações que podem ocorrer na sequência de um gene: a deleção de um nucleotídeo de Adenina (A), ou sua substituição por um nucleotídeo de Citosina (C). Qual destas mutações teria mais chance de comprometer a função da proteína codificada por este gene? Por que?
A mutação com maior chance é a de substituição (transversão) pois pode haver a substituição de uma base por outra podendo alterar a categoria química e sua função.

Continue navegando