Buscar

Relatorio 5 Estagio de observação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Campus Jundiaí
RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DO COTIDIANO
Nº 01/2021
1. IDENTIFICAÇÃO
1.1 ESTAGIÁRIA: Isabelle Machado Fernandes RA: D85IIF2 
1.2 INTERESSADO: Centro de Psicologia Aplicada (CPA), representado pela Professora orientadora deste estágio curricular obrigatório: Profa. Erica referente a disciplina de Psicologia do Cotidiano
1.3 FINALIDADE: Registro documental de processos de observação, registro e descrição da vida cotidiana, feita de forma remota atraves das redes sociais (Facebook) 
· 22/03/2021
· Quinta-feira das 16:00 ás 18:00
2. DESCRIÇÃO DA DEMANDA
A demanda aqui motivada pelo desenvolvimento de processos de observação, registros e descrição da vida cotidiana, buscando a compreensão dos fenômenos observados e, desta forma, criando condições de desenvolvimento de análise crítica para construtos de futuros psicólogos 
3. PROCEDIMENTO 
A observação foi realizada pela rede social denominada ( Facebook) em grupos de auto-ajuda tendo como o tema a manifestação das famílias com autistas nas redes sociais. 
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE
A analise feita hoje é sobre um post realizado no grupo de auto-ajuda para familias com austistas, uma mae compartilhou que esta passando algumas dificuldades com a filha, aonde a mesma nao come nada, ela tenta estimular com brincadeiras na hora da fereicao, com cores mas a crianca de seis anos nao acieta nenhum tipo de alimento, a mae relata que leva a crianca no terapeuta ocupacional toda semana, mas que as consultas nao estao dando mais resultados como antes,
Outras maes alegam que suas criancas sao bem seletivas na hora de comer, nesta publicacao sao citadas criancas dos tres aos onze anos de idade, todas portadoras de autismo e com problemas em questao a alimentacao. 
O comportamento deles apresentam seletvidade alimentar aonde quase todas as criancas passam com o terapeuta, uma mae cita que sua filha de dezessete anos desde os dois anos nao come nenhum tipo de alimento dado pela mae, ela é bem seletiva em suas refeicoes. 
Alimentação é um assunto muito delicado e uma queixa muito frequente dos pais com filhos com autismo neste grupo. Não apenas pela angústia, pelo risco de deficiências nutricionais mas, pelo momento da refeição se tornar um momento de estresse.
Para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), essa dificuldade na alimentação é bem comum, pois recebem interferência direta de estímulos sensoriais.
As crianças com TEA podem apresentar comportamentos restritivos, seletivos e ritualísticos que afetam diretamente seus hábitos alimentares resultando em desinteresse e recusa para alimentação.
A alimentação pode ser negativamente afetada pela sensibilidade sensorial a texturas, gostos, cheiros e temperaturas dos alimentos. especialmente em crianças com autismo
De modo geral todos os relatos destas maes no grupo mostram que a seletiidade alimentar é algo comum em uma certa idade para criancas com austismo.
5. CONCLUSÃO
De acordo com esta analise realizada observei que mesmo com essas dificuldades, que podem ser gradativamente superadas através de tratamentos possíveis com profissionais especializados, como terapeuta ocupacional (integração sensorial), fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga, o estímulo da família em casa é fundamental.
É com a família que se inicia a construção dos hábitos, a formação e a estruturação de um ambiente adequado para as experiências alimentares. Essas experiências poderão ser decisivas na aceitação dos novos alimentos. O ambiente, a maneira de ofertar o alimento, os hábitos alimentares, podem tornar a experiência alimentar mais agradável e estimulante para a criança. É observando os pais ou cuidadores comendo, em um ambiente organizado e agradável, que podem transformar as refeições em momentos prazerosos e estimulantes para a criança.
A ordem seletiva segundo Piaget, é um esquema de organização, assimilação e adaptação feito pelo organismo pode ser aplicado ao processo de aprendizagem, que se dá na estrutura cognitiva. A organização seletiva que a cognição realiza dá-se em um processo permanente de interação do homem com o meio ambiente, por meio da apreensão do que é útil e necessário à adaptação do homem no mundo.
REFERÊNCIAS
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
Jundiaí, 22 de Março .de 2021.
EstagiáriO (A) Relatora
Professora Érica Cornacchione

Continue navegando