Buscar

PTI Infraestrutura de tecnologia da informação

Prévia do material em texto

PTI – Infraestrutura de tecnologia da informação
1 – Usuário: A pessoa que faz a primeira solicitação.
2 – Cliente: Recebe a solicitação do usuário e a sua principal função é enviar a requisição ao servidor via rede, internet e recebe uma resposta. Ex.: Notebooks, Celulares e Televisão. 
3 – Roteador: Sua função principal é direcionar os pacotes de dados trocados entre um cliente e um servidor separados por uma grande área geográfica usando protocolos de internet (IP), escolhendo o melhor caminho para conectar-se a outro roteador.
4 – WAN: Rede de comunicação de dados que se estende por uma grande área geográfica permitindo o compartilhamento de computadores, impressoras, serviços de uma LAN com outra promovendo o acesso a computadores e servidores localizados a grande distância. Ex.: Modem, DSL.
5 -Data Center: Sala com controle de temperatura e gerador de energia que abriga os servidores, armazenamento, backups e outros equipamentos que compõe a infraestrutura de TI. Rede global de equipamentos destinados a acelerar a entrega de informação numa infraestrutura de internet.
6 – Switch: Aparelho com várias portar que conecta vários computadores em uma rede (LAN). Cria uma tabela com os endereços MAC dos computadores e sua respectiva porta direcionando os dados enviados de forma inteligente.
7 – Web Server: É um computador rodando um web server software como apache, ou IIS que responde às requisições de um node enviado para o browser do cliente uma página web e arquivos relacionados
8 – Database Server: É um computador com uma aplicação de banco de dados instalada que fornece serviços para outros programas ou computadores.
9 – SAN: Rede separada e dedicada onde estão conectados servidores, armazenamento e backup que oferecem maior disponibilidade, segurança, desempenho e rapidez no acesso aos dados.
10 – Storage: Sistema de armazenamento equipado com um grupo de discos rígidos e que serve a vários servidores simultaneamente numa rede local ou pela internet.
A conexão lógica, usa padrões chamados protocolos, conjunto de regras que governam como os equipamentos se comunicam numa rede. O TCP/IP é o protocolo primário usado na internet. Primeiro uma conexão segura precisa ser estabelecida (Three-Way Handshake) para que possa inciciar a transferência de dados. O TCP é responsável por dividir a mensagem e reagrupar os pacotes enviados, além de reenviar os pacotes não recebidos.
Referencias
https://www.inf.ufpr.br/carmem/ci087/slides-DesigningDataIntensiveApp/cap11-slides.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina