Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Produção Textual Individual (PTI ) Infraestrutura de TI
A infraestrutura de tecnologia de informação é composta de hardware, software, tecnologia de gestão de dados, estrutura de gestão de serviços de tecnologia que combinados são a base para os sistemas de informação de uma organização conhecido como plataforma.
A ilustração descreve de forma exemplificativa o fluxo de uma busca de alunos do Senac por um arquivo de aula na aplicação Blackboard podendo ser acessado por notebook, aparelhos smartphones entre outros que deverão estar conectados à internet para que o fluxo do pedido do aluno (requisição) representado pela linha vermelha na ilustração com várias etapas com vários elementos de infraestrutura na função deste processamento conforme cada uma das etapas listadas.
Inicialmente é importante entender o que significa o broadcast. O crescimento de serviços na rede pela propagação de pacotes de fusão conhecidos como broadcast consomem parte do enlace de dados usando o mesmo recurso através da infraestrutura de rede e tem apenas um canal de comunicação compartilhado por todas as máquinas da rede, o início de uma rede local trafega sua comunicação inicialmente através das redes locais, ou LAN- (Local Area Network) que interligam o computador do usuário ou usuários que estão no mesmo local físico sendo esta rede privada que inicialmente eram ligados através de um equipamento chamado hub que fazia a transmissão do pacote para todos os computadores, através da rede, que o recebia e o descartava após, por estar destinado a uma única pessoa. 
O destinatário ao receber o envia para as camadas superiores do protocolo TCP/IP impedindo que nenhum outro utilize a rede de comunicação, enquanto o meio de comunicação estiver com o pacote do computador do usuário para o destinatário.
Para o usuário que possui o equipamento switch, utilizado em redes para interligação de computadores e uma mesma área – rede LAN, os dados do computador de origem são enviados para o computador do destino, sem encaminhar para todos da rede com base no endereço MAC dos computadores, para fazer a conexão o usuário que possuir um equipamento do tipo roteador que tem a mesma funcionalidade do switch, aquele equipamento escolhe a melhor rota de forma menos congestionada.
Já o roteador( linha azul 3-4) manda a requisição quando o usuário acessa um site que passa por vários roteadores até o seu destinatário e os dados enviados por ele utilizam o caminho inverso para chegar ao computador. O roteador interliga redes distintas encaminhando os pacotes IP entre as redes LAN (rede mais curta) pela rede WAN (rede mais longa). Os modems normalmente podem ser acoplados ao roteador modulando o sinal digital transmitindo através de uma onda analógica que chega até o usuário em sua residência via cabo. O modem converte os sinais transformando os dados que navegam pelos fios até o local do usuário em textos, imagens, etc.. 
Os comutadores ou Switches (linha azul 6) representam a junção de fios que interconectam os equipamentos. A linha azul segue a sua rota até o servidor da web e o servidor de banco de dados (linha azul 7 e 8).
O servidor WEB (linha azul 7) utilizando um software browser ou navegador recebe o pedido enviado pelo usuário pelo protocolo HTTP (Hiper Text Transfer Protocol) e o entrega através de arquivos conhecidos como páginas web, chamados documentos HTML com objetos embutidos: textos, arquivos, pdf, etc...
O servidor banco de dados (linha azul 8) possuem informações relacionadas a alguma coisa ou a alguém que podem ser dados de clientes, dados internos de uma empresa, e-mail de usuários dispostos de forma organizada. O banco de dados pode atender praticamente qualquer tipo de aplicação.
A infraestrutura de tecnologia de informação possui um armazenamento através do storage que contém tecnologia com a finalidade de garantir a gravação de dados e acesso rápido a eles para maior qualidade aos usuários. No storage ocorre a centralização dos dados da rede local LAN podendo funcionar como servidor de arquivos ou como backup, ou ainda área de compartilhamento de informações e colaboração. A rede SAN liga somente Storages a servidores (linha vermelha 8 e10).
A linha vermelha representa o caminho de protocolos de rede de acordo com o modelo OSI que descrevem as regras de comunicação usadas para conectar dois ou mais computadores agrupando os protocolos em grupos específicos ou camadas.
A rede de área de armazenamento do storage é a SAN (rede de área de armazenamento), estas redes são formadas por vários servidores e dispostos de armazenamento que se estiverem ligada pelo meio físico de e interligação através de canal fibra, a rede de armazenamento será de alta velocidade 
*Os servidores possuem características de hardware com sistema operacional para maior segurança com várias opções de armazenamento como: compartilhamento e gerenciamento de arquivos, serviços de domínio, armazenamento de dados, hospedagem de aplicações backup de dados entre outros
Referências
ALECRIM, Emerson. Banco de dados são mais importantes nas nossa vidas do que a gente imagina. Disponível em: <http:Banco de dados: o que é, sua importância e tipos - Tecnoblog>. Acesso em 13.maio 2022.
,