Buscar

SOI TICs Semana 10

Prévia do material em texto

Nome do Acadêmico
	Sergio Mendes Dutra
	Matrícula
	0017624
	Nome da Atividade
	Poste um quadro comparativo com as principais diferenças entre os tipos de Diabetes Mellitus (Tipo 1 e 2).
	Período
	2º
Resposta:
Fonte: https://bityli.com/2jy7oM
Diabetes mellitus é uma síndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, causada pela ausência de secreção de insulina ou por redução da sensibilidade dos tecidos à insulina. Um aspecto característico desta doença consiste na resposta secretora defeituosa ou deficiente de insulina, que se manifesta na utilização inadequada dos carboidratos (glicose), com consequente hiperglicemia.
Fisiologicamente, quando o alimento entra no organismo, acontece um processo de sinalização e o pâncreas libera insulina para captar a glicose da corrente sanguínea e armazená-la na forma de glicogênio. 
Em pacientes diabéticos, mesmo com o organismo em contato com os alimentos, não acontece essa sinalização ou acontece a sinalização, mas as células ß de Langerhans não produzem insulina ou há um defeito na secreção de insulina. Além disso, pode haver um defeito de resistência insulínica, ou seja, sensibilidade diminuída à insulina, a insulina não capta nem armazena a glicose.
Referências:
Fisiopatologia do Diabetes Mellitus-DM. Disponível em: <https://aia1317.fandom.com/pt-br/wiki/Fisiopatologia_do_Diabetes_Mellitus-DM>. Acesso em: 20 out. 2021.
LUCENA, JB da S. Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2. Monografia]. São Paulo (SP): Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, 2007.
MELLITUS, DIABETES. Diagnóstico e classificação de diabetes mellitus. Cuidados com a diabetes , v. 29, p. S43, 2006.
PETERMANN, Xavéle Braatz et al. Epidemiologia e cuidado à Diabetes Mellitus praticado na Atenção Primária à Saúde: uma revisão narrativa. Saúde (Santa Maria), v. 41, n. 1, p. 49-56, 2015.

Continue navegando