Buscar

A intervenção social sustenta

Prévia do material em texto

A intervenção social sustenta-se no princípio de cidadania ativa, criando e promovendo as competências de participação de uma pessoa na construção do seu projeto e autonomia de vida, devolvendo ao mesmo tempo a sua dignidade e garantindo-lhe o seu direito de autodeterminação decorrente da Declaração Universal dos direitos do Homem.
 Fazendo relação entre a intervenção social e as doenças apresentadas acima, os indivíduos mais afetados, são aqueles que moram perto de um esgoto aberto ou a utilização de agua infectadas. Portanto, são causadas pela a falta de saneamento básico.
 O saneamento básico constitui um dos mais importantes meios de prevenção de doenças, dentre todas as atividades de saúde pública. Muitas doenças podem ser transmitidas através da água, pois a água pode servir de meio de transporte de agentes patogênicos eliminados pelo homem através de dejetos, ou poluentes químicos e radioativos, presentes nos esgotos industriais. Esses agentes aí encontrados podem alcançar o homem através da ingestão direta da água, pelo contato da água com a pele e mucosas, ou através do seu uso em irrigação, ou preparação de alimentos
 Alguns fatores predisponentes a essa proliferação das doenças, os quais podemos citar, são: ambiente poluído, inadequado destino do lixo, não disponibilidade de água de boa qualidade, e má deposição de dejetos. Como conseqüências, temos, por exemplo, mortes de crianças com menos de um ano de idade por diarréia (cerca de 30%), casos de internação em pediatria devido à falta de saneamento (60%), além de casos de esquistossomose, que no Brasil chegam a 5,5 milhões. 
Concluímos que a o saneamento básico é um direito social

Continue navegando