Buscar

AC - Ficha de Leitura - História do Direito

Prévia do material em texto

AUTOR(A):
TURMA:
	REFERÊNCIA COMPLETA DA OBRA: SOBRENOME do autor, Nome. Título: subtítulo (se houver, sem negrito). nº ed. Cidade: Editora, ano. Capítulo. 
	FICHAMENTO DE LEITURA
	QUESTÕES DIRECIONADAS
	I. Quais são os pontos principais do texto?
1- Sem Fé, sem Lei, sem Rei
2- Os tratados antes do Brasil e Limites de Terras
3- O antigo sistema Colonial e os primeiros documentos jurídicos na Colônia
4- O Munícipio, o governo geral e a montagem de um aparamento jurídico na colônia
5- O Direito sob o domínio holandês no nordeste brasileiro 
6- Legislação Específica da Região de Minas
7- Brasil Reino (introdução)
8- A corte Portuguesa no Brasil e a Subordinação da Inglaterra
(objetivo: síntese; organizar em tópicos)
	1- Explique os pontos elencados no item I. 
2- Sem Fé, sem Lei, sem Rei:
Quando os Portugueses chegaram ao brasil se depararam com habitantes de diversas tribos, etnias e línguas, que foi um choque de cultura e de preconceitos vindo disso. Eles viviam sem propriedade privada, e sem governante, vivendo de modo que não necessitavam de leis ou um rei.
A língua mais utilizada era a tupi, que não tinha pronuncias das letras “F” “L” e “R”, os portugueses achavam isso um absurdo e desrespeito, então depreciavam com a seguinte explicação: Se não tem” F” não tem fé, se não tem” L” não tem leis e se não tem “R” não tem Rei/Governante.
3- Os tratados antes do Brasil e limites de terras: Os tratados com valor jurídico vêm muito antes do brasil e sua existência jurídica, Os dois documentos apresentados pelos autores são Bula Inter Coetera (1493) e Tratado de Tordesilhas (1494) sendo eles os primeiros documentos jurídicos que afetaram o Brasil. 
Antes da viagem de colombo aconteceu um tratado entre Portugal e Espanha em 6 de março de 1480, este tratado dava. a exclusividade das aguas e terras das canarias, este tratado foi chamado de “Tratado de Toledo”. com esta viagem de colombo o relacionamento entre as duas coroas Ibéricas ficasse instável, sendo assim o Rei português foi em busca de algo para garantir seus direitos através de uma demonstração de força. Contra isso Os Reis da Espanha buscaram apoio do papa e expediram a Bula Inter Coetera, esses conflitos acabaram quando finalmente entrou em vigor o tratado de Tordesilhas, este acordo deu fim as negociações entre as duas coroas. As duas monarquias estabeleciam o meridiano traçado a 370 léguas a oeste das ilhas Cabo verde eram dos espanhóis, e a leste de Portugal.
 
4- O antigo sistema colonial e os primeiros documentos jurídicos na Colônia: No início o Brasil não era visto como algo de muito valor para Portugal, o brasil não era um mercado considerável. Mas, o que chamava a atenção era o pau brasil, o mesmo era um produto estancado, assim os primeiros documentos jurídicos foram expedidos. Portugal não tinha condições de empreender uma posse em um território tão grande como o Brasil. A única solução encontrada foi uma “privatização” da colonização: as capitais hereditárias. Os nomeados donatários ficaram responsáveis pelos investimentos da colonização. Eles recebiam cartas de doação que indicavam posse de sua capitania. Eles podiam exercer justiça, mesmo não tendo o poder judicial, porém ainda eram obrigados a seguir as leis do reino e as cartas Forais que dava a eles duas funções. Os forais indicavam poderes e deveres.
4- O Munícipio, o governo geral e a montagem de um aparamento jurídico na colônia: O sistema de capitania deu certo até um ponto, sendo assim foi implantado um sistema de administração local através do município, com organização e atribuições políticas, administrativas e jurídicas, seguindo a legislação metropolitana. Cabia ao Governador geral coordenar a defesa da terra instalando fortes.
Foi estabelecido ao governador que fizesse uma aliança com os índios, catequizando os próprios como uma jogada de interesses, deixando de lado a escravização. Os índios receberam terras com objetivo de integrar eles no sistema produtivo colonial, se tornaram parte da colonização. Como auxiliares dos governadores foram instituídos três cargos: Provedor Mor da fazenda, o Capitão Mor da Costa, e o ouvidor mor.
A colonização no brasil cometeu um erro, que foi estabelecer um modelo de colônia idêntico ao de Portugal. A estrutura judicial do brasil colônia se organizava da seguinte maneira:
-Ouvidor: cabia lhe conhecer e julgar os processos cíveis e criminais.
- Juiz da terra: eleito pelos homens bons, se encarregava de julgar os processos cíveis e criminais
- Juiz de Vintena: julgava em processo verbal de pequena monta
- Almotaceis: cabia a eles cuidar de obras urbanas
- Juiz de fora: era substituto do juiz de terra nas causas cíveis,
- Juiz de órfãos: tinha como objetivo processar e julgar inventários, partilhas, causas sendo eles menores ou incapazes, como tutelas e curatelas.
O órgão judiciário máximo era a casa da suplicação.
5- O Direito sob o domínio holandês no nordeste brasileiro: Portugal ficou sob o domínio espanhol, comandado por Rei Felipe II,. devidos a muitos problemas incluindo incompatibilidade religiosa. logo ele adotou algumas medidas extorsivas em relação aos impostos que cobrava dos flamengos, sendo assim os flamengos decidiram tomar uma providência se rebelando e criando seu próprio pais chamado " republica das províncias unidas" este pais nasceu com a maior potencial comercial do mundo. os flamengos eram os distribuidores dos produtos coloniais da Europa, e financiadores de colônias na Europa os flamengos tiveram que lutar por sua independência por algum tempo contra Felipe ii, essa luta gerou uma proibição por parte de Felipe ii dos holandeses comercializarem, inclusive o mais importante região de açúcar do brasil. Depois que os holandeses conquistaram os quatro importantes capitães de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte, iniciou-se o período conhecido como "Brasil Holandês". Os holandeses no nordeste do Brasil seguiram o padrão do sistema político holandês para ajustar a estrutura administrativa legal. A Câmara de Escaninhos foi instalada para substituir a Prefeitura. A legislação holandesa nesse período, e a legislação imposta pelos holandeses no Brasil, que eles dominam, é pouco conhecida. A pena de morte é imposta para certos crimes. A pena de morte foi executada com enforcamento, assassinato a faca, queima, entrega a índios e desmembramento. Outras penalidades são ligeiramente mais leves. Eles são usados ​​para extorsão, jogo, incesto e adultério.
6- A descoberta do ouro foi somente no final do século que provocaram mudança na colônia e metrópole. pela falta de acúmulo de pessoas diminuiu muito a produção no setor de alimentos, à medida que o ouro era encontrado o governo se interessava mais em controlar essa atividade por este motivo há uma legislação especifica neste período para esses atos. A lei de mineração estipula que todos os súditos do rei são livres para minerar ouro, desde que reservem um quinto do produto para o Ministério Real das Finanças. O regimento de 1702 foi considerado o regimento mais importante porque mudou muito o código anterior e traçou a rota básica do sistema que durou até o final do período colonial. A descoberta do ouro foi somente no final do século que provocaram mudança na colônia e metrópole. pela falta de acúmulo de pessoas diminuiu muito a produção no setor de alimentos
7- Brasil Reino (Introdução): Portugal, que desde o final da União Ibérica caíra na órbita econômica da Inglaterra, teve dificuldades em tomar uma posição de imediato, bem como a Espanha “Se aderissem ao Bloqueio a Inglaterra ocuparia suas colônias, se não aderissem à França ocuparia as metrópoles. Napoleão pressionou. João (príncipe regente português) através de uma série de “ultimatuns” onde exigia que Portugal declarasse guerra a Inglaterra e confiscasse ziches bens dos ingleses residentes no país. O governo inglês, por outro lado, ameaçava apreender a frota portuguesa para que não caísse em poder de Napoleão. Diante desse impasse. João decidiu aceitar a proteção inglesae vir para o Brasil
8- A chegada da Cor e a abertura dos portos nesse período o regente da Corte era D. João VI, e o fato de ter acontecido uma transferência da corte para a colônia, e Portugal se encontrar sob dominio estrangeiro e impossibilitava a manutenção do pacto Colonial, sendo então impossível manter se o status Colonial que o Estado carregava até o momento, inaugurou se então um novo momento da história do Brasil. Foi dado o primeiro passo rumo a independência do Brasil.
9- A Liberação das Manu faturas A primeira providência tomada por D . João foi liberar o comércio do Brasil, chamado “Abertura dos Portos às Nações amigas”, o que resultou em um grande desenvolvimento do comércio interno e externo brasileiro. O Brasil tornou -se então o centro politico administrativo do Império Português . Mas havia obstáculos para o desenvolvimento industrial de fato no Brasil ; o escravismo era um deles, não somente do ponto de vista do consumo, mas também porque parte do Capital existente concentra va -se na manutenção do sistema agrícola baseado no latilúndi o e no escravismo . Além do mais nada poderia transpor a concorrência dos produtos ingleses.
10- 
(objetivo: análise)
	III. Em tua opinião, qual é o ponto alto da obra? Compartilhas das opiniões do autor?
		(objetivo: crítica)
	IV. Espaço para reprodução de frases/trechos importantes da obra. 
(transcrição – copiar/colar, colocando aspas e informando a página):
	V. Elabore duas perguntas sobre o conteúdo do fichamento realizado (com resposta).
Roteiro: http://www.icguedes.pro.br/fichamento-de-textos-e-artigos-como-fazer/

Continue navegando